Europeus de Volta - Campeonato Espanhol



Continuando a série de matérias sobre os campeonatos europeus que estão de volta, trago hoje o campeonato espanhol.


CAMPEONATO ESPANHOL – LIGA BBVA

                Campeão da liga na última temporada, o Real Madrid continua poderosíssimo. Ainda não fez qualquer contratação, fato curioso para um time acostumado com gastos extravagantes. José Mourinho aposta na manutenção do elenco que até agora só perdeu Altintop. Especulam-se as saídas de Kaká, Ricardo Carvalho, Sahin e Fábio Coentrão. Em contrapartida pode chegar o bom meia croata Modric do Tottenham. Mas são rumores. Fato é que o Real quebrou a “hegemonia” do Barcelona e quer manter-se no topo. E pode se manter.

Da mesma forma que nas últimas temporadas, o Barcelona não apresenta para o campeonato 2012/2013 grandes alterações. Seu quadro de atletas perdeu o volante Seydou Keita e foi só. Para seu lugar o clube catalão trouxe o camaronês ex-Arsenal Alexander Song, por 19.000.000 €. Além do volante, o Barça (re)contratou o lateral esquerdo Jordi Alba, destaque da seleção espanhola na Euro 2012. Este procede do Valencia. A maior expectativa do clube é a volta aos gramados de David Villa afastado desde o mundial de clubes no fim de 2011. Enfim, segue fortíssimo e deve ajudar a manter a bipolaridade do campeonato.

                O “campeão do campeonato dos mortais” – Valencia – deve continuar com esse estatuto. Reforçado com a chegada do meia mexicano Andrés Guardado, ex- La Coruña, o volante Gago vindo do Real Madrid e que esteve emprestado ao Roma, a compra definitiva de Canales também junto aos merengues, a contratação do atacante paraguaio Valdez que estava no Rubin Kazan e a chegada do lateral direito português João Pereira, virá com muita força. Pode ser muita pretensão, mas pode incomodar os gigantes Barça e Real. Perdeu Jordi Alba, o volante turco reserva Topal, o zagueiro Dealbert e o defensor holandês Maduro. Tem na movimentação de rápidos e habilidosos jogadores, Pablo Piatti, Pablo Hernandéz, Feghouli, Jonas e até mesmo o já citado Guardado sua principal jogada, além da jogada com o matador Soldado.
                 
                    Sempre a sombra de seu rival, o Atlético de Madrid conseguiu até agora – A janela ainda não fechou – alcançar um fato que muitos davam como impossível: manter o excelente centroavante Radamel Falcão García. Isso sem dúvida será vital para a temporada do clube. Renovou o empréstimo do goleiro do Chelsea Courtois, perdeu Diego, que ao fim do empréstimo retornou ao Wolfsburg, também o zagueiro reserva Alvaro Dominguez, que rumou para o Borussia Monchengladbach e ainda o atacante argentino Salvio e o experiente Antonio Lopez. De novo vieram o experiente meia central turco Emre Belozoglu e os sulamericanos Cata Díaz e Cristian Rodriguez ex - Porto. Deve brigar pelas copas européias. Perdeu criatividade mas talvez tenha ganho a experiência que faltava-lhe.

                 No mais, poucas diferenças. Um fato sem dúvida causa estranheza. O enriquecido Málaga aparenta ter perdido seu capital. Não contratou um atleta sequer e já se desfez de jogadores importantes como o meia Santi Cazorla e o zagueiro holandês Mahtijsen. Sem muitas movimentações aparece o Bilbao, que se mantiver a, cobiçada por outros clubes, dupla da seleção espanhola Llorente e Javi Martinez pode aspirar copas européias. O tradicional La Corunã está de volta e fez boas contratações como o zagueiro Marchena (à esquerda) e os portugueses Nélson Oliveira e André Santos ex – Sporting. O Espanyol trouxe o português Simão Sabrosa (à direita) enquanto o Sevilla contratou o lateral ex – Palmeiras Cicinho (abaixo) e o goleiro Diego Lopez. Romaric segue rodando na Espanha e agora foi para o Zaragoza já o Levante trouxe o experiente atacante grego Gekas. Não houve muitas alterações. Dificilmente o campeonato fugirá das mãos madrilenas ou catalãs.

Enquanto isso na já falada liga inglesa...
                Adebayor acertou sua permanência no Tottenham e o Manchester United acertou com o holandês Büttner. Há ainda rumores de uma transferência do meia Sahin para o Arsenal, do zagueiro Ricardo Carvalho para o Q.P.R. e do goleiro Júlio César para o Arsenal ou também para o Q.P.R. 

Comentários