Copa das Confederações 2013: oito equipes e algumas possibilidades


Vem aí a Copa das Confederações. Novos estádios (as ditas “Arenas”), novos e velhos problemas, conhecidas paixões, um estreante, e outros tantos fatores cercam a competição que, desde 2001 é evento teste preparatório para a Copa do Mundo. Temos equipes vivendo grandes dias, outras querendo se reerguer e ainda mais algumas celebrando a possibilidade de disputar uma competição Intercontinental. Venho aqui, trazer um pouquinho do que podemos esperar das seleções que disputarão o torneio.


GRUPO A

Brasil

Nossa Seleção, como vem sido repetido exaustivamente em todos os meios de comunicação, vive uma reformulação com o técnico Felipão. Alguns jogadores ganharam novas possibilidades com ele, enquanto outros, sempre lembrados por Mano perderam espaço.  De novo temos a volta de Júlio César, Fred e Hernanes - que ficou marcado pela expulsão contra a França - preteridos por Mano e as ausências de Kaká (que voltou a ser chamado no fim da “era Mano”) e Ramires, cujo comportamento na última convocação foi reprovado por Luiz Felipe.

Outro fato novo é o alto número de jogadores “nacionais” na seleção onze ao todo (considerando Neymar). A linha defensiva, o goleiro e a dupla de ataque parecem definidos. Restam dúvidas no meio campo. Luiz Gustavo ou Fernando? Hernanes, Hulk ou Lucas, dúvida que implica mudanças táticas. No último esboço de Felipão tivemos Hulk e Luiz Gustavo, mas ainda há espaço para mudanças. Marcelo também deve retomar a vaga no lugar de Filipe Luis.

Apesar de todos os problemas vividos pela Seleção Brasileira, considero-a favorita.

    Os convocados:                                                                          A provável escalação:


Itália

Passado o fracasso da Copa de 2010, quando a Squadra Azzurra foi eliminada ainda na primeira fase, num grupo fraco com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, a equipe passou por uma reestruturação intensa. Da equipe titular na desclassificação frente a Eslováquia restam o zagueiro-lateral Chiellini, o lateral direito Maggio, Pirlo e De Rossi.

A equipe se rejuvenesceu. O ataque conta com dois jogadores jovens de ótima qualidade técnica Balotelli e El Shaarawy e há as opções por Giovinco e Alessio Cerci. Ou seja, foi mantida uma base vencedora e foram trazidos novos bons valores, um casamento muito bom até o momento. A equipe comanda por Cesare Prandelli foi finalista da Eurocopa em 2012 e lidera o grupo B nas eliminatórias.

Os Italianos entram na Copa das Confederações entre os favoritos.

    Os convocados:                                                              A provável escalação:

                                                                                           
México

Considerada uma das escolas que mais evoluiu nos últimos tempos, o México chega a competição correndo algum risco de não se classificar para a próxima Copa, é terceira colocada no hexagonal final e tem apenas um ponto a mais que Honduras. Considerada uma força emergente do futebol mundial, tem como destaques, o centroavante Chicarito autor de dez gols no campeonato inglês e os meias canhotos Giovanni dos Santos e Andrés Guardado.

A equipe trás ainda muitos jogadores da Seleção Olímpica campeã em 2012. Os meias H. Herrera, Aquino, Peralta, Reyes, Mier e R. Jimenez. É difícil prever como jogará a equipe Mexicana, seu futebol é rápido, leve e busca sempre a referência de Chicharito


Não considero a Equipe Mexicana favorita ao título, mas tem potencial para travar jogos duros com qualquer outra equipe.

     Os convocados:                                                                          A provável escalação:



Japão

Outra equipe que evolui consideravelmente o Japão traz como credencial uma equipe muito leve, com bom toque de bola e com jogadores com considerável habilidade. Honda e Kagawa são as estrelas da equipe. São jogadores de sabida técnica, boa finalização e capazes de decidir jogos.

Apesar disso, a seleção japonesa sofre com problemas defensivos. Seus zagueiros não são nada confiáveis. E seus volantes e laterais são excessivamente ofensivos. Outro problema é a referência. O Japão desde a seleção de Nakata e Nakamura busca e não encontra um bom centroavante. A bola da vez é Maeda do Jubilo Iwata.

Apesar de apresentar um jogo técnico os Nipônicos devem ficar na primeira fase.

     Os convocados:                                                                          A provável escalação:




GRUPO B

Espanha

A Fúria vem ao Brasil buscando seu primeiro título de Copa das Confederações. Credenciada pelas conquistas recentes, da Copa do Mundo de 2010 e da Euro do ano passado a Seleção, cuja base é equipe do Barcelona, sofreu um duro golpe às vésperas da competição. Perdeu Xabi Alonso, peça central no esquema de Vicente del Bosque.

Apesar disso, seu provável substituto, Javi Martínez vem numa fase esplendorosa com o Bayern de Munique. Além disso, a equipe leva uma grande vantagem sobre seus concorrentes, tem uma base formada. Além disso conta com jogadores "reservas" de altíssima qualidade como Santi Cazorla e Juan Mata, jogadores que tiveram excelente desempenho em suas equipes, Arsenal e Chelsea respectivamente.O jogador dos Gunners marcou 12 gols e deu 12 assistências na Premier League, já o atleta dos Blues marcou 11 gols e deu 17 assistências.

A Espanha é mais uma candidata ao título.

     Os convocados:                                                                          A provável escalação:



Uruguai

Após uma bela Copa do Mundo em 2010, a Celeste Olímpica recuperou sua autoestima e retomou o bom caminho de seu futebol. Após anos de ostracismo voltou a vencer a Copa América em 2012 jogando um ótimo futebol. Se Forlán, já não é o jogador eleito o melhor da Copa de 2010, Suárez e Cavani fizeram excelente temporada. Luisito marcou  32 gols no total e Cavani 39.

Apesar da boa forma recente, a equipe não vem tão bem nas eliminatórias e ocupa a 5ª colocação. Se as eliminatórias terminassem hoje a equipe enfrentaria uma equipe asiática numa partida eliminatória.

Pela tradição e pelo fantástico poder de fogo de que dispõe, a Equipe Uruguaia é candidata ao título.


     Os convocados:                                                                          A provável escalação:



Nigéria

Distante de outros bons momentos de sua história recente (com Okocha e Kanu) a seleção nigeriana não constitui forte ameaça a Espanha e ao Uruguai. Líder de seu grupo nas eliminatórias, com Malauí, Namíbia e Quênia, sofre ainda com os desfalques de dois de seus principais jogadores, Emmanuel Emenike centroavante do Spartak Moscou e Victor Moses do Chelsea, que estão lesionados. Além deles o atacante Uche foi mais uma baixa de última hora.

Seus destaques são o volante do Chelsea Obi Mikel e o atacante do CSKA Ahmed Musa. Musa terá a responsabilidade pelos ataques da equipe, Mikel pela retaguarda. Outros jogadores que merecem atenção são o volante Onazi da Lazio e o zagueiro Oboabona, que recentemente foi pretendido por equipes inglesas, dentre elas Newcastle e Arsenal.

Dificilmente a Seleção Nigeriana passa de fase. Se passar já terá feito muito.

     Os convocados:                                                                          A provável escalação:


Taiti


Qual não foi a surpresa, de qualquer pessoa que acompanha minimamente o futebol, ao receber a notícia de que o Taiti viria ao Brasil disputar a Copa das Confederações? Sem qualquer tradição futebolística o Taiti vem ao nosso país a passeio. O futebol local é amador, como também o são 22 de seus 23 atletas.

O destaque único da equipe é o atacante Varihua com boa história no futebol francês. Na França jogou por Nantes, Nice, Lorient e Nancy. Hoje atua no modestíssimo Panthrakikos da Grécia. Além de toda a sua falta de tradição, vem de uma sonora derrota por 7x0 para o Sub-20 do Chile.

Passear. É o que a Seleção Taitiana veio fazer no Brasil. Chegar aqui já foi a maior vitória desta seleção.

    Os convocados:                                                                          A provável escalação:



Comentários