Cardiff City x Swansea City: o derby do Sul de Gales

Após contar as histórias do clássico do norte da Inglaterra entre Newcastle x Sunderland, apresento hoje ao leitor as histórias que percorrem um dos clássicos mais quentes da Grã-Bretanha. O grande clássico Galês entre Cardiff City x Swansea City, rivais que disputam a liga Inglesa e pela primeira vez se encontrarão na Primeira Divisão.



Nem só de confrontos diretos vive uma rivalidade. Nem só de títulos vive uma rivalidade. Cardiff e Swansea, as duas maiores cidades do País de Gales, separadas por cerca de 40 milhas (65 quilômetros) (conforme mapa à direita), são também as casas de dois grandes rivais do futebol mundial. Cardiff e Swansea, clubes galeses que disputam a liga inglesa, com mais de 100 anos de uma história dura, sem muito dinheiro, conquistas e prestígio.

O Cardiff, rival mais antigo, foi fundado em 1889 sob o nome de Riverside. Este foi criado com a função de manter os atletas do Cricket Club Riverside em forma nos meses de inverno. O nome atual Cardiff City F.C. só apareceu em 1907 com o ingresso da equipe na liga amadora do Sul de Gales. A equipe demorou a entrar numa liga profissional devido à dificuldade de ter algum estádio para jogar. Em 1910, o clube passou a jogar em Ninian Park (foto) e ingressou na Soutern League Second Division, tendo estreado contra o Aston Villa.


Os anos mais gloriosos do clube da capital galesa aconteceram na década de 20 quando o clube foi vice-campeão inglês e também conquistou a F.A. Cup de 1927 em partida contra o Arsenal.

Já o Swansea, da cidade de igual nome (e a segunda mais importante do país), foi fundado em 1912 com o nome Swansea Town. O ingresso no futebol profissional se deu no mesmo ano. Em 1969 para se adequar a nova realidade da cidade, que havia crescido bastante, o clube mudou seu nome para Swansea City. “Town” dava uma idéia de vila, cidade pequena, o que não mais correspondia à realidade de fato.

Os jacks, como é conhecido o Swansea, atingiram o ápice de sua história na última temporada com a conquista da Copa da Liga Inglesa (foto).


A rivalidade galesa nasceu em 1912. Curiosamente a primeira partida oficial do Swansea foi justamente o clássico contra o Cardiff. O encontro terminou 1x1. Desde então só cresceu a rivalidade entre estes dois clubes. Esta é baseada principalmente nas diferenças já existentes entre as cidades de Cardiff e Swansea, e principalmente em problemas de hooliganismo.

Mostra do "amor" existente entre os rivais
Para dar exemplo das ações de hooliganismo que rondam o clássico, vale lembrar uma partida ocorrida em 1993. O Cardiff vencia por 1 x 0 quando torcedores do Swansea começaram a arrancar as cadeiras do Ninian Park e atirar nos torcedores do rival. O resultado foi uma invasão generalizada no gramado

Passado esse episódio, as torcidas ficaram banidas por algum tempo, o que constituiu a primeira partida na Grã-Bretanha a banir torcedores. O ocorrido passou a ser conhecido como a Batalha de Ninian Park.
Tensão no último clássico
Ao todo os rivais galeses se enfrentaram em 105 ocasiões, e a vantagem é dos Bluebirds (alcunha do Cardiff) que conquistaram 43 vitórias, contra 35 do Swansea. Ocorreram ainda 27 empates. 

Os clubes não se enfrentam desde 2011 e há grande expectativa pelo primeiro encontro entre os rivais na Primeira Divisão, que deve acontecer em três de novembro no Cardiff City Stadium.

A maior goleada do clássico aconteceu em 1940, ocasião em que o Cardiff bateu o Swansea por 8x0. Por sua vez, os jacks aplicaram como placar máximo um 5x1 em 1949.

Títulos relevantes foram raros entre os clubes. O Cardiff conquistou a Segunda Divisão uma vez, a Terceira uma, a Quarta uma, a F.A. Cup uma vez, a F.A. Charity Shield uma e 22 Copas do País de Gales. Já o Swansea saiu vencedor três vezes da Terceira Divisão, uma da Quarta, uma da Copa da Liga Inglesa e 10 Copas do País de Gales.

O jogador que mais vezes entrou em campo para jogar o clássico foi Roger Freestone, do Swansea, com 19 aparições. Já a artilharia máxima pertence a Brayley Reynolds, também ex-Swansea com oito gols. Vale ressaltar ainda, que 27 jogadores já atuaram pelas duas equipes, destaque para Wayne Routledge (fotos, à esquerda com a camisa do Swansea e à direita no Cardiff), que atualmente milita no Swansea.

Um ponto em comum entre os clubes é a recente mudança de estádios. O Swansea que atuava em Vetch Field mudou-se em 2005 para o Liberty Stadium, que tem capacidade para 20.750 espectadores. Já o Cardiff, trocou em 2009, o Ninian Park pelo Cardiff City Stadium, que comporta uma platéia de 26.828.

Os dois clubes vivem um momento absolutamente especial em suas existências, o Cardiff retornou à Primeira Divisão após 51 anos, de quebra ainda terá a oportunidade de rever seu rival. Já o Swansea, atual campeão da Copa da Liga, disputa a Europa League, e apresenta hoje um futebol de ótima qualidade sob o comando de Michael Laudrup.

Aliás, falando do momento dos clubes, a temporada apresenta-se muito promissora para o Swansea que não perdeu peças importantes e se reforçou muito bem com o excelente centroavante Bony (foto à esquerda), o zagueiro Amat, o meio-campo Cañas, dentre outros. 

Já o Cardiff, também foi às compras. Chegaram com destaque o zagueiro Caulker ex-Tottenham (foto à direita), o defensor multifuncional Medel e o atacante nigeriano Odemwingie. Como recém ascendeu à primeira divisão é mais difícil prever o caminho do clube da capital galesa.

Confira as escalações atuais dos clubes:




Comentários