Newcastle x Sunderland: o derby de Tyne-Wear

Após relatar as histórias que envolvem o clássico entre Hamburgo e Werder Bremen, trago hoje ao leitor informações sobre a rivalidade de dois clubes fundados no século XIX, que já nasceram rivais, Newcastle United e Sunderland A.F.C. Tyneside x Wearside.



Estação de Energia em Newcastle
Tudo começa vários anos antes da fundação dos clubes, lá no século XVI quando um ato real garantiu privilégios para um cartel de Newcastle comercializar carvão. Então, separadas por cerca de 10 milhas, as cidades de Newcastle e Sunderland tomaram caminhos distintos. A primeira, e privilegiada, aproveitou-se e prosperou, desenvolvendo-se em um centro maior. Já a segunda, prejudicada, teve seu crescimento gravemente impactado.

Desde então, é presente uma grande rivalidade entre as cidades de Newcastle (Tyneside) e Sunderland (Wearside). A cidade de Newcastle cresceu apoiando a Coroa Real, enquanto Sunderland dava suporte ao Parlamentarismo. Posteriormente, veio a Guerra Civil Inglesa e as cidades continuaram em lados opostos. Outro ponto de ruptura foi quando houve a ascensão do Jacobitismo, investida de alguns povos, grande parte vindos de Newcastle, que desejavam que o Parlamento não interferisse na sucessão da Coroa e também buscavam a volta  do Catolicismo.

Um dos primeiros times do Sunderland
Chegamos, pois, ao fim do século XIX. Em 1879, nasceu o Sunderland, clube criado por um diretor de uma escola local e que foi chamado, originalmente, de Sunderland and District Teachers A.F.C.(Associação de Professores de Sunderland e Distritos Futebol Clube). A equipe, conhecida como os Black Cats, começou sua trajetória na liga inglesa em 1891-1892.

Já o Newcastle, por sua vez, foi fundado oficialmente em 1892. Apesar disso, sua origem data de 1881 com a formação de uma equipe de futebol pelo Stanley Cricket Club of Byker. Já em 1882 essa equipe passou a ser chamada Newcastle East End F.C. 

Ao mesmo tempo, do outro lado da cidade, em 1882 foi criado pelo West End Cricket Club o Newcastle West End F.C e esses clubes passaram a ser grandes rivais. Apesar disso, em 1892 o Newcastle West End foi dissolvido, devido a problemas financeiros, e grande parte de seus jogadores migrou para o rival, o qual passou a se chamar Newcastle United em fins de 1892. Estava criada a equipe que conhecemos como os Magpies.

Outro fator diretamente responsável pela rivalidade entre Magpies e Black Cats é a ausência de rivais locais. Sendo assim, devido à rivalidade histórica entre as cidades e a proximidade das mesmas, Newcastle e Sunderland cresceram como rivais.

Técnico do Sunderland, Di Canio comemora vitória
A primeira partida oficial entre Newcastle e Sunderland aconteceu em 1898 e os Black Cats saíram derrotados por 3x2. Desde então, os rivais se enfrentaram 147 vezes e a vantagem é do Newcastle. São 53 triunfos alvinegros, 45 alvirrubros e 49 empates. O resultado mais largo do encontro aconteceu em 5 de Dezembro de 1908, ocasião em que o Sunderland aplicou 9x1 no Newcastle. Este, a seu tempo, tem como recorde duas vitória por 6x1, a primeira em 1920 e a segunda em 1955. O último jogo disputado pelos rivais terminou 3x0 para o Sunderland, gols de Sessegnon, Johnson e Vaughan.

Newcastle na Copa Intertoto 2006

No que tange aos troféus conquistados pelas equipes a vantagem é novamente alvinegra. O Sunderland bate os magpies apenas no número de Campeonatos Ingleses. O Newcastle conquistou quatro vezes o campeonato inglês, seis vezes a F.A. Cup, uma vez a Community Shield, uma vez a UEFA Inter-Cities Fairs Cup e uma vez a Copa Intertoto (foto). Já seus rivais sagraram-se campeões nacionais seis vezes e, em duas ocasiões, da F.A. Cup.

Alguns fatos curiosos, e um pouco trágicos, já permearam o Tyne-Wear Derby. Em 1901 uma partida teve de ser abandonada tendo em vista a ida de 120.000 espectadores para o estádio que só comportava 30.000. Nesse dia, os relatos são de revolta e violência por parte das torcidas. 

Outra ocorrência curiosa aconteceu na temporada 1996-1997, a primeira vez em que os rivais se enfrentaram na Premier League. Na ocasião, o Sunderland pediu a exclusão da torcida rival. No returno, o Newcastle fez o mesmo. Não obstante, temendo que isso permanecesse, as torcidas se uniram e asseguraram que os rivais poderiam visitar os seus estádios nos jogos futuros. No entanto, já foram registradas atitudes de hooligans no clássico. Como em 2008, quando ocorreu uma pequena invasão do gramado e o controverso e polêmico Joey Barton, à época jogador do Newcastle, foi agredido. O clássico é um dos que mais move multidões na Inglaterra. 

O jogador que mais vezes entrou em campo para disputar o Tyne-Wear derby foi o escocês Jimmy Lawrence, goleiro do Newcastle entre 1904 e 1921, com 27 aparições. Já o maior marcador da história do clássico é o inglês Jorge Holley que atuou pelo Sunderland entre 1904 e 1919, com 15 gols. 

Atuaram ainda pelos dois clubes 58 jogadores, destaques para o goleiro Shay Given e para os atacantes Andy Cole e Louis Saha (fotos).

Brasileiros não tiveram grande sorte atuando no Norte da Inglaterra. A despeito disso, o Newcastle é conhecido por ter contratado o primeiro brasileiro do futebol inglês: Mirandinha, em 1987. Passaram ainda pelo lado alvinegro o zagueiro Caçapa e o meia Fumaça, totalmente desconhecido no Brasil. Já o Sunderland contou apenas com o zagueiro Paredão, ou Emerson Thomé, que também atuou pelo Chelsea e Benfica.

O momento das equipes da atual Premier League, com três rodadas disputadas é diferente. O Newcastle, com quatro pontos está no meio da tabela, já seu rival é lanterna com um ponto. Na última temporada Magpies foram 15º colocados e Black Cats 17º, ou seja, os rivais não andam lá muito bem das pernas.


Abaixo as atuais escalações das equipes:




Comentários

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽