Heart x Hibernian: o clássico de Edimburgo


É com enorme prazer e orgulho que anuncio a publicação do post de nº 100! Para comemorar essa conquista, trago hoje a história de mais um grande clássico do futebol mundial. Depois de contar histórias de grandes clássicos como o Clássico Búlgaro entre CSKA Sofia x Levski Sofia, o Clássico Húngaro entre Feréncvaros xUjpést, o  Derby Croata entre Dínamo Zagreb x Hajduk Split, o encontro milanês entre Inter x Milan ou ainda os sul-americanos Atlético Nacional x Millonários (na Colômbia) e Nacional x Peñarol (no Uruguai), trago ao leitor alguns contos da história do clássico de Edimburgo, capital da Escócia entre Heart x Hibernian.





Quando pensamos em futebol escocês, logo nos vem à mente o clássico disputado entre Celtic e Rangers, clubes da cidade de Glasgow, a mais populosa do país. O que muitos não sabem, ou mesmo se esquecem, é que a capital escocesa é Edimburgo (foto), e de lá vem a rivalidade mais antiga do país, Heart x Hibernian, Hearts x Hibs, ricos x pobres, oeste x leste. Lá se vão 138 anos desde o primeiro encontro dos rivais.

Quem primeiro se estabeleceu como clube de futebol foi o Heart of Midlothian Football Club. Isso se deu em 1874 por um grupo de amigos, membros do Heart of Midlothian Dancing Club. A história que é contada a partir de relatos, é a de que esses amigos decidiram jogar futebol, sob um misto de regras de Rugby e Futebol. Eis que em 1873 após assistirem uma exibição futebolística entre o Queens Park F.C. e o Clydesdale, eles entraram em contato com as regras do futebol e decidiram aplicá-las. Assim, em 1874 nasceu o Heart (foto abaixo).



O nome Heart of Midlothian remete a um livro do autor Walter Scott, que trata de um fato acontecido na antiga prisão de Old Tolbooth no centro da região de Midlothian em Edimburgo. Em 1736, após o assassinato de dois contrabandistas, aconteceu um motim, e a guarda local, em ação repressora e violenta, acabou matando uma série de pessoas, dentre civis e presos.

Debate do Movimento "Home Rule"
Já os Hibs nasceram em 1875, pela vontade de um grupo de imigrantes irlandeses da região de Cowgate em Edimburgo. No início houve certa relutância em aderir ao futebol escocês. Isso em decorrência da luta do Movimento Irlandês do Home Rule (foto), que buscava levar o autogoverno à Irlanda. Apesar disso e de sua origem irlandesa o Hibernian passou a integrar o futebol escocês. Seu nome remete à palavra Hibernia o nome romano para a Irlanda.

A rivalidade entre os clubes se criou principalmente em função de suas diferenças geográfico-sociais. Enquanto o Hearts compôs sua torcida na região oeste de Edimburgo, composta principalmente por membros da elite escocesa, o Hibs, ligou-se às zonas leste e sul da cidade, formando uma torcida majoritariamente composta por operários irlandeses.

A primeira vez em que se viram frente a frente, Hearts e Hibs foi em 1875, no dia de natal. Naquela data, quem levou a melhor foi o Heart. Placar de 1x0. É difícil precisar quantas vezes se enfrentaram, os rivais antes da formação oficial da Liga Escocesa, provavelmente mais de 600 vezes considerando competições locais e amistosos. Analisando o período pós instituição da Liga Escocesa, foram 317 encontros. Há larga vantagem do Hearts, que conquistou 139 vitórias contra 87 dos Hibs, tendo acontecido ainda 91 empates.
Hearts e Hibs frente a frente
No que tange às conquistas, há vantagem para o Heart novamente. São quatro títulos nacionais, oito copas da Escócia e quatro copas da liga. O Hibernian sagrou-se campeão escocês por quatro vezes também, mas conquistou a copa apenas duas vezes. Além disso, levou a copa da liga em três ocasiões. Um dos fatos causadores de maior animosidade nos encontros é justamente a falta de títulos dos rivais, já a mais de 50 anos sem conquistar o Campeonato Nacional. Isso aumenta a essencialidade da vitória no derby.

O maior artilheiro do encontro é Bobby Walker ex-atacante do Heart. Ele foi autor de 32 gols, no período de 1896 a 1919. Da parte do Hibernian quem mais marcou gols foi James McGhee com 24 tentos. Já o encontro com maior número de gols aconteceu em 1935, vitória do Hearts por 8x3. A maior goleada, a seu tempo, foi aplicada pelo Hibernian em 1973, inapelável 7x0. Recentemente, em 2012, o Heart conquistou um título em cima do rival batendo-o por 5x1 na final da Copa da Escócia (foto), jogada em Glasgow.


O recorde de público do clássico aconteceu em 1950 e na ocasião o Heart bateu o Hibernian por 2x1, em partida vista por uma multidão de 65.860 pessoas.

31 jogadores jogaram pelos dois rivais, destaque para Darren Jackson (foto), atacante escocês que disputou a Copa do Mundo de 1998.

Diferentemente do que ocorre na rivalidade de Glasgow, em Edimburgo há enorme rivalidade, mas não existe aquele ódio visceral, presente na Velha Firma (referência ao clássico de Glasgow entre Celtic e Rangers). E isso ficou provado quando, em 1985, um misto de jogadores do Heart, do Hibernian e do Meadowbank Thistle (atual Livingston F.C.) representou a cidade de Edimburgo na Festival Cup, uma partida festiva entre este combinado e o Bayern de Munique.

Curiosamente os clubes não tem qualquer tradição na contratação de jogadores brasileiros. O Hibernian, nunca contou com o talento brasileiro. Já o Heart, na temporada 2005-2006, teve a presença do volante Camazzola (foto), ex-Juventude.

Historicamente os rivais de Edimburgo são a terceira e a quarta forças do país. Apesar disso, nos últimos tempos, o Aberdeen, clube treinado por Sir. Alex Ferguson antes deste se tornar lenda no Manchester United, evolui enormemente, e tomou o posto de quarta força do Hibernian. Sendo assim o panorama de títulos na Escócia, traz a liderança do Rangers, que é seguido pelo Celtic, Heart, Aberdeen e Hibernian.

Atualmente a liderança do campeonato escocês está nas mãos do Celtic. O Hibernian é o quinto colocado e o Heart amarga a lanterna com nove rodadas disputadas (o clube perdeu 15 pontos em decorrência da insolvência de seus acionistas).

Abaixo as escalações atuais das equipes:







Comentários

  1. Achei o seu site depois que fiz agorinha mesmo uma fezinha nessa partida - que eu nem sabia que era clássico - em um site de apostas online. Agora sabendo que é um clássico, a emoção ficará em dobro!!! Valeu e seu site se encontra a partir de agora no meu leitor de RSS. Muito bom. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lauro, estamos em um breve período de férias, mas já na segunda feira voltamos com tudo! Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽