Retrospectiva 2013

O fim do ano chegou, 2014 se avizinha. No vigente ano, muita coisa se passou e este site, em particular, teve a oportunidade de contar muitas histórias, fazer algumas análises e, sem dúvida, evoluir. Chegou a hora de avaliar os nossos progressos. Trago a retrospectiva de 2013 do “O Futebólogo”. Escolhi a melhor produção de cada mês.


Janeiro
Sem saber das polêmicas que surgiriam neste 2013, principalmente, no tocante ao atacante Diego Costa, ao zagueiro Marquinhos e ao volante Fernando (do Porto), contei um pouco da história dos jogadores brasileiros que se naturalizaram e vestiram a camisa de outras seleções, que não a Canarinha.

Os Brasileiros das outras nações

Fevereiro
Ainda pegando no tranco, só publicamos um texto neste carnavalesco mês. Enfim Guardiola se decidira, voltaria a trabalhar. Expusemos alguns motivos da escolha do treinador catalão pelos bávaros do Bayern de Munique.
Março
Veio março e uma nova ideia aqui aportou. Começamos a contar a história dos grandes Clássicos do Mundo! E o pontapé inicial foi dado pelo clássico lisboeta, o Dérbi Eterno, Benfica x Sporting.

Benfica x Sporting: o Dérbi Eterno


                                                                           Abril
Com a proximidade do fim da temporada europeia, algumas constatações puderam ser feitas, dentre elas o excelente trabalho de Diego Simeone à frente do Atlético de Madrid. Com El Cholo os colchoneros voltaram ao topo.

Por que Diego Simeone é "O" nome para o Atlético de Madrid?

Maio
Com o avanço às fases eliminatórias da Copa Libertadores algumas surpresas apareceram. Dentre elas, as mais destacadas foram o Real Garcilaso e o Club Tijuana, equipes sem expressão histórica mas com notório sucesso nos últimos anos.

Real Garcilaso e Club Tijuana, calouros atrevidos

Junho
Finalizada a temporada europeia foi possível avaliar o que de bom e de ruim aconteceu em 2012-2013. Um dos acontecimentos mais felizes da temporada, foi, sem sombra de dúvidas, a recuperação da tradicionalíssima equipe da Fiorentina.

Um renascimento em Florença


Julho
Inesquecível! E não poderia ser diferente. A Libertadores acabou e a América conheceu seu novo dono. Seu novo e inédito dono. O Atlético Mineiro, após sofrida campanha, levantou a mais importante taça de sua história.

Eu acreditei! A América está aos pés do Atlético

Agosto
Mês mais importante para nosso site, agosto foi um grande divisor de águas. O blog “Futebol: uma análise alternativa” deu lugar ao “O Futebólogo”, e com ele veio uma nova coluna, a “Times de que Gostamos”, a qual tem nos dado a oportunidade de relembrar grandes esquadrões da história do futebol. O texto inaugural trouxe o time do Porto da temporada 2003-2004.

Times de que Gostamos: FC Porto 2003-2004


Setembro
Seguimos, em setembro, contando as histórias de grandes times e grandes clássicos do mundo. Mas, algo que chamou a nossa atenção foram as seleções belga e holandesa. A primeira pelo grande futebol jogado, e a segunda, além de sua qualidade, também surpreendeu pela renovação.

Sucesso a vista nos Países Baixos? 

Outubro
O mês de outubro trouxe consigo uma das ideias mais legais expostas aqui. Como seria uma hipotética seleção da Iugoslávia? Montamos a nossa.

Seleção Iugoslava 2013: como seria?

Novembro
Com o ano chegando ao fim e os torneios do Brasil também se encerrando, coroamos os grandes campeões da Copa do Brasil, da Série A e da Série B.


O Brasil é Palestra!  / Um Urubu com cara de Fênix

Dezembro

E aqui estamos! Dezembro. Neste derradeiro mês de 2013, selecionamos 25 atletas de enorme potencial que poderão representar as alegrias de diversas torcidas num futuro próximo. 

Promessa hoje, realidade amanhã? - Versão 2013


Que venha 2014!

Comentários