A nova força auri-negra na Holanda

Quando pensa-se em futebol holandês, imediatamente, vem à mente os nomes de PSV, Ajax e Feyenoord, e não poderia ser diferente, afinal, estes são historicamente os grandes vencedores dos torneios no país. Mas, desde a temporada passada, um novo clube apareceu, aparentemente com força suficiente para brigar de igual para igual com os gigantes holandeses. Trata-se do Vitesse, da cidade de Arnhem.























Time base: Velthuizen; Leerdam, Kashia, van der Heijden, van Aanholt; Davy Pöpper, Marko Jevinovic (Theo Janssen); Renato Ibarra, Christian Atsu, Lucas Piazon; Mike Havenaar. Téc. Peter  Bosz   

Cidade de Arnhem
Hoje quem vê a Premier League não deixa de notar a presença do atacante Wilfried Bony, habilidoso e excelente finalizador do Swansea City. O que muitos não sabem é que o marfinense foi o 8º maior artilheiro  do futebol europeu na última temporada – com 31 gols, jogando o campeonato holandês pelo Vitesse.

Desde a última temporada, a equipe, que conta com vários jogadores emprestados pelo Chelsea, vem demonstrando um futebol bonito e veloz, assim,  começou a ser levada a sério na competição. Na época 2012/2013 conseguiu a 4ª colocação na competição, ficando atrás, apenas, dos três grandes.

Mas, a que se deve a mudança de ares em Arnhem? Em 2010, o clube foi vendido ao magnata georgiano Merab Jordania, ex-jogador de futebol e treinador, nas décadas de 80/90 e grande amigo do russo Roman Abramovich, dono do Chelsea. Assim, foi firmada uma parceria entre o gigante inglês e o Vitas, que tem levado grande parte dos jovens promissores do clube londrino ao Vitesse.

Desde o acerto dos parceiros, jogadores como Nemanja Matic (foto), Gael Kakuta e Tomas Kalas chegaram à Holanda. Em contraponto, a maior joia auri-negra, o volante Marco van Ginkel, seguiu para os Blues.

Considerando que o acordo em questão foi celebrado em 2010, porque só na última temporada (duas depois da firma entre os parceiros) o Vitesse passou a ficar evidente? É simples. Quando o georgiano assumiu o comando da equipe, ela passava por muitas dificuldades financeiras. Para se ter uma ideia, em 2003 a equipe quase foi à falência, sendo salva por uma intervenção do conselho da cidade de Arnhem.

Dessa forma, o clube passou por um período de reestruturação inicial, que o impediu de alcançar sucesso imediato. Mas a evolução gradativa da equipe tem que ser considerada. Na primeira temporada da “era Merab” a equipe foi a 15ª colocada, apenas uma acima da zona de rebaixamento. Já na segunda foi o 7º, na última o 4º e atualmente disputa o título cabeça-a-cabeça com o Ajax – as equipes tem o mesmo número de pontos.

Dentro de campo seus trunfos principais são justamente dois atletas do Chelsea, o ganês Christian Atsu (foto), velocista que chegou ao clube inglês após entrar em litígio com o Porto, e o habilidoso brasileiro Lucas Piazon, artilheiro da equipe na competição e quarto maior artilheiro da competição.

Apesar de ter perdido sua maior estrela – Bony – o Vitesse se capitalizou e tem agora o talento distribuído por mais peças da equipe. Prova disso é que a equipe está conseguindo se sair bem mesmo com a ausência do meio-campista Theo Janssen, ex-Twente, Ajax e com passagens pela seleção holandesa que rompeu os ligamentos do joelho.

Além de Atsu e Lucas Piazon, outros destaques do time são o lateral direito Kelvin Leerdam (vice-artilheiro da equipe com 7 gols), que chegou do Feyenoord, o zagueiro e capitão georgiano Guran Kashia e o atacante grandalhão nipo-neerlandês Mike Havennar, autor de cinco gols e sete assistências na temporada.

A equipe varia entre os esquemas 4-2-3-1, 4-5-1 e 4-3-3, e mostra um futebol que tem como um dos pontos mais fortes a transição rápida e os contra-ataques mortais. Jovem – a média de idade da equipe é de 22,8 anos, a equipe tem o melhor ataque do campeonato holandês, com 44 gols marcados em 19 jogos.

Sem nunca ter conquistado um título relevante (apenas títulos de divisões inferiores) e apenas o 15º time que mais disputou o campeonato holandês, o Vitesse parece ter chegado ao melhor momento de sua história e o título holandês é totalmente possível. O sucesso durará? Não é possível afirmar, mas sua evolução no cenário nacional não passou despercebida. As respostas só o tempo trará, mas até lá, devemos manter os olhos atentos, pois um pontinho auri-negro está ascendendo na Holanda.

Abaixo vídeo com lances do prodígio Lucas Piazon:


Comentários