NYCFC acaba com uma expectativa criada há seis anos

O ano era 2009 e o Chelsea, de Carlo Ancelotti, se preparava para a disputa da temporada 2009-2010, reforçando a equipe que buscava voltar a conquistar a Premier League, após três temporadas. Naquele momento, o time londrino tinha como opções de meio-campo figuras da qualidade de Michael Essien, Michael Ballack, Deco e Frank Lampard, mas o italiano queria mais, buscava um jogador de sua confiança: queria Andrea Pirlo e ofereceu aproximadamente U$ 12 milhões e Claudio Pizarro para contar com o craque.



No fim das contas, como é sabido, o italiano continuou no Milan até 2011, quando partiu para uma senda de grande sucesso na rival Juventus. A ideia de ter o regista italiano vestindo a camisa do Chelsea e compartindo o meio-campo londrino com Frank Lampard ficou para trás e não voltou a ser muito lembrada, uma vez que, mesmo sem Pirlo, Ancelotti levou o Chelsea ao tetracampeonato inglês naquela temporada.

“(Em 2009) Eu já tinha chegado a um acordo com o Chelsea, então, logo depois, o (Silvio) Berlusconi interviu e eu permaneci no Milan”, disse Andrea Pirlo em meados de 2013.

Não obstante, o imaginário dos torcedores e amantes do futebol, que chegaram a vislumbrar Lampard e Pirlo vestindo o mesmo uniforme e trocando passes, ganhou contornos de realidade nos últimos dias. Se já sabíamos, há tempos, que Frank Lampard vestiria a camisa do New York City, a expectativa voltou à tona nos últimos dias, com uma crescente especulação que se converteu em realidade: Pirlo também vestirá a camisa do clube norte-americano, que, apesar de contar com grandes estrelas, não faz bom início de temporada na MLS.

É claro que o encontro dos brilhantes meio-campistas não se deu da forma que os torcedores sonharam, mas ocorreu. Melhor para o crescente público da MLS, que terá a oportunidade de ver dois dos melhores controladores de meio-campo, passadores e cobradores de faltas dos últimos 15 anos do futebol mundial trabalhando juntos.

Quem provavelmente está agradecendo aos céus é outra estrela europeia: David Villa. Outrora assistido por David Silva e Juan Mata no Valencia e Xavi, Iniesta e Messi no Barcelona, no limitado futebol ianque o maior artilheiro da história da Seleção Espanhola e Campeão Mundial de 2010 seguirá recebendo passes açucarados – até mesmo em função da contratação do experiente (e lendário para os torcedores do Athletic Bilbao) lateral direito Andoni Iraola.

Você deve estar se perguntando como foi possível a união de três grandes jogadores do futebol europeu em uma equipe que disputa uma liga que impõe um teto salarial e admite poucas exceções. A MLS permite a todas as equipes a contratação de dois “jogadores designados”, sem quaisquer limitações. Não obstante, é possível ter mais um, mediante o pagamento de U$ 150.000,000 à liga, valor que é igualmente distribuído às outras equipes que possuem apenas dois “jogadores designados” – justamente o que o NYCFC fez.

Aos 36 anos, Pirlo se junta a Lampard, um ano mais velho. Apesar da idade é certo que os dois ainda têm muito o que mostrar. Mesmo com a idade avançada, Pirlo foi vital nos sucessos da Juventus da última temporada. Para se ter como exemplo, o italiano correu 11,89 km na semifinal da UEFA Champions League, contra o Real Madrid. Dentre os 22 jogadores que estiveram em campo, apenas Arturo Vidal superou-o, com 11,96 km. Por outro lado, na última temporada, Lampard disputou 38 partidas em alto nível, representando o Manchester City em todas as competições que os Citizens disputaram.

Dessa forma, o encontro desses gigantes no clube nova-iorquino é extremamente aguardado. Dificilmente não será prazeroso acompanhar o final das brilhantes carreiras dos meias, sobretudo atuando juntos. A tacada do NYCFC foi brilhante e promete sucesso. O encontro aguardado desde a temporada 2009-2010 está próximo de acontecer e, se não acontecerá da forma como esparávamos, ainda assim promete. Para deleite de um cada vez mais interessado torcedor norte-americano, acabou a espera. 

Comentários