Ainda que breve, início de D. Costa surpreende até quem apostou em seu sucesso

O Bayern de Munique anunciou a contratação de Douglas Costa pouco após a eliminação da Seleção Brasileira da Copa América, ocasião em que o atleta desperdiçou uma cobrança penal. Com o mal momento da Canarinho e o fato de Douglas atuar no obscuro futebol ucraniano, o público brasileiro recebeu com muita estranheza e descrédito a notícia da negociação do brasileiro com uma equipe do porte do clube bávaro. Pouco depois, após poucas partidas, Douglas surpreende com seu desempenho.



Certamente, durante a última temporada, Pep Guardiola sentiu a falta de um atleta com características e posicionamento semelhantes ao dos de suas grandes estrelas: Franck Ribery e Arjen Robben. Com a saída de Xherdan Shaquiri para a Internazionale, o Bayern ficou carente em seu elenco e sofreu em ocasiões cruciais, como na eliminação da UEFA Champions League, contra o Barcelona.

Faltava um jogador com velocidade e imprevisibilidade e o treinador espanhol viu em Douglas Costa a resposta para o preenchimento dessa lacuna. Vale a lembrança de que José Mourinho também tentou levar o brasileiro para o Chelsea.

Mesmo assim, um histórico nublado no Shakhtar Donetsk não acabou com a dúvida do público. Era preciso que o winger mostrasse futebol onde ele realmente importa: dentro das quatro linhas, o que rapidamente o atleta vem conseguindo.

Atuando como titular da equipe alemã, que não tem podido contar com Ribery, que está lesionado, Douglas começou com tudo a sua trajetória na nova equipe. Após chamar atenção nas partidas amistosas do Bayern, o brasileiro entrou com tudo na Bundesliga. Em dois jogos, Douglas marcou um gol, proveu duas assistências e participou diretamente de outro tento bávaro. Algumas de suas estatísticas comprovam o seu bom início. 



O atleta acertou 83% de seus passes e conseguiu 71% de acerto nas recuperações de bola que tentou, o que demonstra a sua adesão à mentalidade coletiva bávara. Além disso, finalizou nove vezes (sendo o terceiro que mais vezes bateu a gol na Bundesliga), cinco de dentro da área e quatro de fora, o que deixa claro que o brasileiro não sentiu o peso da camisa do Bayern e se adaptou muito rapidamente.

A antes inimaginável titularidade da cria do Grêmio no mais vencedor dos clubes alemães começou a tomar contornos de realidade, pois embora o atleta tenha conseguido um lugar no onze inicial de Guardiola apenas em função da lesão do francês Ribery, seu desempenho vem sendo bom e tem chamado a atenção pela consistência e por estar sendo decisivo.



"O Bayern fez uma ótima aquisição com o jovem Douglas Costa. Ele pode jogar tanto pela ponta direita quanto pela esquerda. Ele tem a visão necessária para ter sucesso jogando centralizado também. Nos próximos dias, ele vai receber um monte de elogios pelo seu desempenho, mas é o nosso trabalho ajudá-lo a permanecer com os pés no chão", disse o treinador.


É prematuro constatar se o atleta dará certo e fará valer os €30 Milhões gastos em sua contratação, mas é certo que até o mais otimista dos brasileiros e torcedores do Bayern não acreditava que o jogador se encaixaria como uma luva no time tão precocemente.

Aos 24 anos, o habilidoso atleta dá mostras de evolução como profissional, tendo agregado novas qualidades - coletivas na sua maioria.

Tem valido a pena acompanhar o futebol de Douglas Costa. Em breve poderemos tirar algumas conclusões mais concretas sobre o negócio, e até lá resta-nos acompanhar os passos de um jogador cuja transferência gerou desconfianças e críticas e que, em seu início de trajetória, vem surpreendendo a todos, até os que acreditavam em seu futebol.

Comentários

  1. Não só na questão das estatísticas, mas ele foi o melhor tem campo em quase todas as partidas do Bayern, tanto as oficiais quanto na pré temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rodrigo. O desempenho dele está chamando muito a atenção. Mostra-se tranquilo demais no clube, como se fosse um veterano, ou já jogasse com os novos companheiros há tempos.

      Excluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽