Estamos diante do melhor momento de Hulk?

O enredo da carreira de Hulk é uma história amplamente conhecida. Do Vitória ao Porto, com um estágio no Japão, o paraibano tornou-se um brasileiros mais cobiçados do futebol europeu. O potente chute e as grandes marcas com a camisa dos Dragões colocaram o jogador em um alto patamar e levaram o Zenit a pagar uma fortuna por seu futebol. No entanto, tanto no clube russo quanto na Seleção Brasileira – ainda que por diferentes razões – Hulk foi duramente criticado. Contudo, seu desempenho vem mostrando um novo jogador, possivelmente sua melhor versão.


Durante sua estadia em Porto, o brasileiro gozou de um importantíssimo estatuto na equipe. Ainda que contasse com outros jogadores de muito destaque e sabida qualidade – figuras como Falcao García, Lucho González, João Moutinho e um ainda garoto James Rodríguez – Hulk foi visto durante muito tempo como a principal peça de desequilíbrio do time. Sua assombrosa imponência física, capacidade de condução de bola em progressão e finalização de longa e média distância o deixaram em evidência durante muito tempo.

Apesar disso, o jogador só o conseguiu porque tinha liberdade para se movimentar no campo, ainda que passasse a maior parte do tempo aberto pelo flanco direito do ataque. Uma boa prova disso é o fato de que, na maior parte das vezes em que foi escalado como centroavante fixo, o brasileiro foi mal, uma vez que não tinha tantas possibilidades de jogo atuando entremeado pelos zagueiros rivais.

Ainda que muitas críticas tenham sido feitas pelo público brasileiro em relação à técnica do jogador, é difícil julgar sua performance com a Canarinho, uma vez que sua função em muito se distingue daquela desempenhada no Porto e hoje no Zenit. É claro que o Brasil não pode atuar em função de Hulk, mas desvalorizá-lo pelo que faz e fez na Seleção Brasileira é avaliar de forma muito obscurecida o jogador. Aliás, exemplos de jogadores que vão muito bem em seus clubes e não rendem o esperado com a camisa verde-amarela não faltam e a história não mente.

Desde que foi para o Zenit, Hulk segue obtendo marcas importantes e expressivas, mesmo tendo passado por grandes dificuldades em sua chegada. O brasileiro foi contratado por cifras milionárias (aproximadamente £38,5 milhões) e passou a receber um salário muito acima da média do clube, algo que causou problemas com líderes do time – sobretudo com Igor Denisov, então o capitão, que rapidamente acertou sua transferência para o Dínamo de Moscou.

Leia mais: A ótima temporada de Alex Teixeira

Da temporada 2012-2013 até a 2014-2015, o jogador de 29 anos alcançou números formidáveis, mas nenhum deles tão bom quanto o recorde atual. O jogador ainda marca muitos gols, como revelam seus respeitáveis 11 tentos em 23 jogos na temporada (somadas as disputas do Campeonato Russo, da Copa da Rússia, da Supercopa da Rússia e da UEFA Champions League), mas é um outro número que chama de fato a atenção: o de assistências.

Até a temporada atual, segundo as estatísticas do site Transfermarkt, desde que se mudou para a Rússia, a campanha em que Hulk ofertou o maior número de passes para gols foi a passada, 2014-2015, na qual proveu 15 assistências em 45 jogos. Na atual, no entanto, em 23 partidas, e com metade da temporada por disputar, o brasileiro já criou 18 assistências. Não há dúvidas de que, mais do que nunca, o jogador encontra-se adaptado ao futebol russo e ao seu clube (o que foi impulsionado pela chegada de André Villas-Boas, seu ex-treinador no Porto ao Zenit) e, passado o período de turbulências extracampo, vive aquele que é, provavelmente, seu melhor momento.


Em entrevista ao site oficial do Zenit, o brasileiro ressaltou a evolução de seu futebol na presente temporada: “A primeira mudança é que eu finalmente me sinto completamente adaptado tanto à cidade quanto ao clube. Agora, essa é a minha casa. Tenho um ótimo relacionamento com os torcedores, os outros jogadores, o clube, que me faz me sentir confiante e eu posso mostrar isso no campo. Encontrei meu melhor futebol.”

Outros fatores que apontam a grande qualidade do desempenho de Hulk são as disputas do Campeonato Russo e da Liga dos Campeões – por razões diferentes, entretanto. Na principal disputa doméstica, o Zenit está longe de fazer um torneio brilhante, figurando na quinta colocação, sete pontos atrás do líder CSKA. Isso aponta que, a despeito de haver certa irregularidade no desempenho do clube, Hulk segue em excelente forma. Quanto à competição continental, o Zenit foi brilhante na primeira fase e nos cinco jogos em que atuou (cinco vitórias), o brasileiro foi vital à construção do placar em quatro deles, com três tentos e quatro assistências.

"Se os meus passes continuarem nos trazendo vitórias, ficarei feliz em não marcar. Vencer é tudo o que importa", disse Hulk ao Sport Express.

Diante disso, seria válido cogitar uma nova afirmação do paraibano de Campina Grande na Seleção Brasileira?

Embora atue em uma posição que dispõe de um grande número de concorrentes – Willian, Neymar, Douglas Costa, Lucas Moura e Philippe Coutinho, por exemplo – sua característica em muito se diferencia da dos demais. Sua força física e a capacidade de resolver partidas com seus potentes chutes, sem perder refino técnico, poderiam ser importantes para a equipe. No entanto, não é válido imaginá-lo desempenhando o mesmo papel que faz no Zenit.

O entrosamento nunca será o mesmo, mas a maior razão que impede essa ocorrência é o fato de que o Brasil nunca jogará em função de Hulk e não o permitirá ter a liberdade que o clube de São Petersburgo lhe dá. Com demasiadas funções táticas, o jogador já mostrou que tem dificuldades em desenvolver bom futebol. O fato de estar em um momento fantástico não muda a realidade conhecida com Felipão no comando da Canarinho.

Todavia, nada impede a afirmação de que Hulk excelente e merece reconhecimento. Ainda que atue em uma liga menos privilegiada – bem como a que atuou anteriormente – suas marcas são muito expressivas e não é possível ignorá-las. Aos 29 anos, o brasileiro parece mais maduro do que nunca, mantendo suas capacidades individuais e aprimorando a cada dia seu jogo coletivo. 

Comentários