As jovens possibilidades do futuro de Pep Guardiola

Acostumado a trabalhar com jogadores jovens, o que se viu tanto no Barcelona quanto no Bayern de Munique, Pep Guardiola encontrará uma nova realidade no Manchester City, seu próximo destino. Atualmente, no elenco profissional dos Citizens, que tem média de 29,1 anos de idade, há apenas um jogador formado no clube – o atacante Kelechi Iheanacho –, mas há nomes que despontam como esperanças para o futuro e que já vêm tendo oportunidades sob a tutela de Manuel Pellegrini. Confira alguns deles:




Cameron Humphreys – Zagueiro

17 anos. Considerado uma estrela na base do Manchester City, o zagueiro Cameron Humphreys começou a receber, recentemente, algumas oportunidades de Manuel Pellegrini. Opção também pela lateral direita, o jogador, nascido em Manchester, sempre atuou em categorias superiores às de sua faixa etária, tendo estreado como profissional no início deste ano. Apesar de ter 1,87m, revela-se um beque veloz, técnico e é presença assídua nas equipes de base da Inglaterra.



Tosin Adarabioyo – Zagueiro

18 anos. Parceiro de Humphreys na base e também aproveitado recentemente por Pellegrini, Tosin Adarabioyo é o capitão do time sub-19 do City e também tem mostrado qualidades. Diferentemente de seu companheiro, é mais forte e duro na marcação, embora também tenha mostrado muito boas qualidades técnicas. Como seu companheiro, é presença frequente nas Seleções Inglesas de base, embora tenha origens nigerianas.



Angelino – Lateral esquerdo

19 anos. Um dos jogadores mais talentosos da base dos Citizens, o espanhol é extremamente habilidoso e veloz, tendo muita facilidade para ir à frente, efetuar cruzamentos e finalizar a gol. Sua técnica e qualidade para trabalhar a bola o colocam ainda como opção para funções mais ofensivas, o que é algo que agrada Pep Guardiola, que no Bayern de Munique tem em Juan Bernat uma peça com essas características. Recentemente, Angelino também estreou pelo clube, em partida da FA Cup, e já tem experiência profissional, tendo atuado no New York City FC, por empréstimo.






















Aleix García – Meia

18 anos. Meio-campista central criado na base do Villarreal, Aleix García é um jogador que carrega as características dos bons meias espanhóis. Dinâmico, participativo e bom passador, é um jogador extremamente promissor e que apresenta características que Guardiola admira. O garoto chegou ao Etihad Stadium no início dessa temporada e já estreou entre os profissionais, fazendo boa partida contra o Chelsea, pela FA Cup – a despeito de um mal resultado. O jogador é constantemente convocado para as equipes de base da Espanha.


Rodney Kongolo – Volante

18 anos. Irmão de Terence Kongolo, defensor que representou a Seleção da Holanda na Copa do Mundo de 2014, Rodney foi criado na famosa base Feyenoord e é um volante que tem um estilo que muito bem se amolda a forma como o City atua hoje. Alto (1,87m), impõe-se no meio-campo, indo bem na recuperação das bolas e se apresentando constantemente na criação das jogadas. Destaca-se também pelo grande vigor físico, mas precisa melhorar o passe. É jogador da Seleção Holandesa sub-18 e ainda não estreou pelos Citizens.



Manu García – Meia

18 anos. Jogador espanhol que atuou nas categorias de base do Sporting Gijón, a qual revelou grandes jogadores na história, casos, por exemplo, de David Villa e Luis Enrique, Manu García é outro grande talento da base dos Citizens. Meio-campista de criação, trabalha e passa bem a bola, aproxima-se do ataque constantemente, gosta de arriscar finalizações de média distância e tem muita técnica. É outro que pode ganhar o apreço de Guardiola pelas características de seu jogo. Além disso, já disputou três partidas como profissional, tendo, inclusive, marcado um tento.



Bersant Celina – Meia

19 anos. Um dos mais badalados nomes das categorias de base dos Citizens nos últimos anos, Bersant Celina é um jogador kosovar criado na Noruega, país que defende nas categorias de base. Meia-atacante que pode, ocasionalmente, jogar pelos flancos ou como atacante, o garoto destaca-se pela boa finalização e pela qualidade para trabalhar com seus companheiros, com toques rápidos e tabelas. O garoto já disputou quatro partidas pelo time profissional do Manchester City e é enxergado como uma realidade para integrar o elenco profissional do time na próxima temporada.



Thierry Ambrose – Atacante

18 anos. Atacante que despontou na base do Auxerre, o francês Thierry Ambrose é um dos matadores dos times de base do City. Rápido nos deslocamentos e com bom posicionamento na área adversária, o garoto mostra muita facilidade para marcar gols. Além disso, tem também um bom porte físico e capacidade para proteger a bola. Na atual temporada, considerando as partidas da Premier League Sub-21 e da UEFA Youth League, já fez sete gols em 12 jogos. Chegou também a figurar no banco de reservas de Manuel Pellegrini, sem, contudo, estrear.




David Faupala – Atacante 

19 anos. Outro jogador de frente francês, David Faupala chegou ao Manchester City nesta temporada, vindo do Lens e já vem conseguindo formidáveis êxitos. Atacante que se movimenta muito, tem habilidade e qualidade no jogo aéreo, o jovem mostra capacidade para jogar como centroavante sem, necessariamente, ser aquela tradicional figura estática, que fica rondando a área adversária. Presença constante nas equipes de base da França, Faupala é menos prolífico que Ambrose, mas tem mais qualidade técnica. Tem um jogo como profissional e um gol marcado, da derrota por 5x1 para o Chelsea (vale a menção de que os Citizens atuaram com uma equipe formada por jovens e reservas).  



Além dos nomes citados, há ainda outros que poderão ser observados e aproveitados por Guardiola no clube. São os casos, por exemplo, do jovem zagueiro Jason Denayer, atualmente emprestado ao Galatasaray, do argentino Bruno Zuculini, repassado ao AEK, do turco Enes Ünal, que está atuando no NAC Breda, e também de outros jogadores que permanecem na própria base dos Citizens, como o winger Brandon Barker, que já vestiu a camisa do clube profissionalmente em uma ocasião.

Comentários