Dupla de volantes é grande diferencial no Furacão

Como poucas vezes se viu na história do futebol brasileiro, nas proximidades do final do primeiro turno ainda há absoluta incerteza quanto aos integrantes do rol de clubes que disputará o título nacional. Conquanto seja o atual sétimo colocado, o Atlético Paranaense é indiscutivelmente um dos postulantes. Contando com bom trabalho de um treinador há tempos contestado e muita juventude, o clube tem conseguido se manter nas cabeças. Muito disso deve-se à qualidade e influência de seus volantes.

Otávio Hernani Atlético Paranaense

Com muita pegada, ótimo posicionamento e uma técnica especial para desarmar, Otávio é um daqueles jogadores por quem todo treinador deve nutrir apreço imenso. O jovem não é apenas um destruidor, mas também se destaca quando precisa fazer a saída de bola de sua equipe, descendo à primeira linha de marcação do time, recebendo o esférico e dando-lhe destinação. É também impressionante como o jogador consegue ocupar espaços, cobrir laterais e com isso fazer interceptações, pondo fim a muitos ataques adversários.

Otávio Atlético Paranaense
No Brasileirão de 2015, o jogador de 22 anos já se destacara imensamente. Otávio foi simplesmente o jogador com maior número de desarmes acertados, com 132, do certame. Neste ano, o jogador segue sendo o que mais roubadas de bola protagoniza no clube paranaense e a despeito de ser apenas o 13º do brasileiro, com 38, segue sendo vital ao Furacão. Recentemente o jogador chegou até mesmo a ser elogiado por Tite: 

“Vamos dar exemplos: o Otávio, do Atlético-PR, o Fábio e o Henrique, do Cruzeiro, eles possuem qualidades comprovadas. Todos estão sob a minha tutela e da equipe toda de observação”, disse o treinador da Seleção Brasileira no início de julho.

Embora venha sendo menos efetivo que no ano pretérito, o volante segue sendo destaque e vem desfrutando do alcance cada vez mais flagrante da maturidade de seu parceiro: Hernani.

Em 2015, o desempenho do jogador que também tem 22 anos foi ligeiramente ofuscado pelo de Otávio, mas ainda assim bom. A despeito de ter feito aproximadamente metade dos desarmes que seu companheiro efetuou, 63, mostrou bom aproveitamento no fundamento: 82,9%. Esse dado torna-se ainda mais representativo quando levamos em conta que o atleta não é primeiro volante e se apresenta muito mais para o jogo do que seu companheiro.

Dotado de incomum capacidade para se movimentar pelo setor de meio-campo e se aproximar do ataque, é engrenagem que ajuda imensamente na ligação dos setores de defesa e ataque. 

Hernani é importante figura no auxílio a Otávio, mas também é peça fundamental para destinar a bola a jogadores habilidosos como Vinícius, Pablo e o centroavante Walter. Seu passe é muito bom. Não à toa, noticiou-se recentemente o interesse da Inter de Milão em seu futebol.

Hernani Atlético Paranaense
“Em campo, é seguro, poderoso, impressiona com grande confiança, que sabe demonstrar nas situações mais complicadas (...) O que impressiona imediatamente é como chuta a bola e observa o campo. Essas qualidades, juntamente com uma boa visão de jogo, o torna realmente especial”, relatou o jornal italiano Gazzetta Dello Sport.

O jogador até chegou a ser criticado por parte da torcida atleticana em razão de alguns erros de passe - curiosamente um de seus melhores fundamentos - em seu início de 2016, momento em que não tinha tanto espaço em razão da presença de Jadson (que se transferiu para o Santa Cruz). Contudo, sobretudo nos últimos jogos, o jogador tem mostrado grande personalidade e se destacando muito, até mesmo marcando gols e cobrando perigosas faltas. 

Otávio e Hernani não guardam muitas semelhanças de estilo quando comparados. Não obstante, têm sido impressionantemente efetivos. São eles as engrenagens que permitem ao Atlético Paranaense fazer um jogo coeso, uma vez que protegem zagueiros e fazem a bola chegar à frente com qualidade. Até há outros destaques individuais, como é o caso do goleiro Weverton, mas é certo que a dupla de volantes é o ponto mais firme da escalação rubro-negra, a consistência que tem permitido-lhe sonhar com o sucesso ao final do ano.

Comentários