Pelo fim do jejum: o fortalecimento do Sporting para 2016-17

Lá se vão 14 temporadas desde o último título português conquistado pelo Sporting CP. Nesse período, os Leões acompanharam uma sucessão de êxitos da dupla Porto-Benfica e chegaram a ter seu posto no trio de grandes forças luso ameaçado pela ascensão do Braga. Contudo, desde a chegada do Presidente Bruno de Carvalho esse panorama vem se modificando. Na última temporada, o time brigou até a rodada final pelo título nacional. Reforçado, o time promete, novamente, lutar pelo fim do incomodo jejum que vive.

Jorge Jesus Sporting CP 2016-17

Inicialmente, entretanto, é preciso fazer a ressalva de que o time terá que se adaptar às ausências de dois jogadores-chave, negociados. No ataque, não mais vive o lutador e goleador argelino Islam Slimani, que seguiu para o Leicester City; e, no meio-campo, o talentoso e polivalente João Mário já não está presente, vendido à Internazionale. A despeito disso, importantes reforços desembarcaram no Estádio José Alvalade.

O time que teve a melhor defesa da última temporada, concedendo apenas 21 gols em 34 rodadas, pouco mudou sua retaguarda. Saiu Naldo, para o Krasnodar, chegou Douglas, vindo do Trabzonspor – defensores, ao menos em teoria, de nível semelhante. Vale mencionar que o ótimo goleiro Rui Patrício ganhou uma sombra de qualidade: o experiente Beto, de 34 anos, ex-goleiro de Braga e Sevilla. De mais a mais, seguem no time Paulo Oliveira, Sebastián Coates, João Pereira e Jefferson, base da defesa sportinguista.

Elias Sporting CP 2016

Do meio-campo vêm as melhores notícias para o torcedor leonino. A despeito do assédio de diversos clubes europeus, Willian Carvalho e Adrien Silva, peças fundamentais à conquista da Euro 2016 por Portugal, ficaram e permanecem compondo a espinha dorsal da agremiação. 

Apesar disso, como ressaltado, João Mário partiu, deixando lacuna no setor. Entretanto, consciente do tamanho da perda sofrida, o Sporting veio ao Brasil e recomprou Elias, junto ao Corinthians. Hoje, o brasileiro pode até não ter toda a vitalidade de João, mas é indiscutível o fato de que é capaz de suprir sua ausência com qualidade, uma vez que é também versátil e capaz de dar dinâmica ao jogo verde-branco.

Após entrar em litígio com o Sporting e rumar para o rival Benfica, André Carrillo também não é mais opção para o treinador Jorge Jesus, mas desde a temporada passada já não era, tendo disputado apenas sete partidas, motivo pelo qual sua saída não foi lamentada. Outros jogadores que não se adaptaram ao clube também saíram, casos de Téo Gutiérrez, Hernán Barcos e Alberto Aquilani, perdas que não serão sentidas, mesmo porque chegaram novos e bons reforços.

Como opções para as pontas, o clube agora conta com dois jogadores de muito talento e que precisam se provar: Lazar Markovic e Joel Campbell. Os dois vêm da Inglaterra, de Liverpool e Arsenal, respectivamente, clubes em que não conseguiram alcançar o nível deles esperado. O primeiro, sérvio, conhece o futebol português muito bem, tendo passado pelo Benfica antes de chegar aos Reds e oferece um jogo muito agudo e de velocidade; já o segundo, costa-riquenho, tem no drible importante recurso, abusando da qualidade de sua perna esquerda. Ambos são jovens e chegam precisando mostrar o que levou seus clubes de origem a contratá-los.

Joel Campbell Sporting CP 2016
Já no ataque, que perdeu Slimani, três são as novas alternativas, jogadores com estilos diferentes e que não vivem o melhor de seus momentos, mas precisam recuperar a boa forma. A princípio, a melhor opção é claramente a do holandês Bas Dost, que chegou vindo do Wolfsburg, credenciado por um desempenho excelente na temporada 2014-2015, a despeito de um ano passado mais fraco (valendo ressaltar que o atleta teve uma lesão que o tirou de boa parte dos jogos).

Por sua vez, Luc Castaignos e André são apostas. Na última temporada, o primeiro não foi bem a serviço do Frankfurt, também tendo sofrido lesão que o fez perder muitas partidas na temporada. André, por outro lado, o público brasileiro conhece bem. Com uma carreira instável e passagens apagadas pela Europa, tenta recolocar sua carreira nos trilhos, sabendo que não tem mais muitas oportunidades de errar. Em Portugal, terá fortes concorrentes e precisará se superar para ganhar minutos em campo. Haverá muita competitividade na batalha por um lugar no ataque sportinguista.

"Vocês olham para uma equipa como se fossem onze jogadores e não são. São os 25 mais três goleiros. Se hoje toda a gente diz que o plantel do Sporting foi bem escolhido, que tem grande qualidade, isso deve-se a quê? À qualidade de quem sabe escolher. Os presidentes têm bons treinadores se os souberem escolher bem, disse o treinador Jesus, sem falsa modéstia.

Além disso, outros jogadores úteis para compor o elenco chegaram. Ex-Grêmio e San Lorenzo, Alan Ruíz é alternativa ofensiva. Para o meio-campo, o versátil Marcelo Meli, ex-Boca Juniors, e Radosav Petrovic, jogador importante na Seleção Sérvia, também são opções. Diante disso, Jorge Jesus só pode comemorar. Além de ter um time titular confiável e que já se mostrou forte na temporada passada, ganhou reforços, supriu as necessidades decorrentes das inevitáveis saídas de alguns de seus destaques (que também renderam muito aos cofres verde-brancos, €70 milhões só com João Mário e Slimani) e prepara um time fortíssimo para a disputa do título do Campeonato Português. 

A grande prova disso, veio nas três primeiras rodadas da competição, com três vitórias, contra Marítimo, Paços de Ferreira e o rival Porto. Manterá a boa sequência? O trabalho feito e os resultados obtidos apontam que sim. Os próximos capítulos pressupõem cenário interessante com disputa forte entre os três gigantes e a nova tentativa do Sporting de se recolocar no caminho das glórias.

Comentários