A soberba temporada 2016-17 de Emil Forsberg

A temporada regular do futebol alemão acabou. Com ela, confirmaram-se algumas situações especiais. Pela primeira vez, Thiago Alcántara conseguiu ser protagonista no Bayern de Munique; e Pierre-Emerick Aubameyang o artilheiro da competição. Equipes como Colônia, Hoffenheim e Freiburg surpreenderam e jovens como Ousmane Dembélé e Keren Demirbay mostraram brilho raro. Além disso, da Bundesliga saiu o maior assistente das principais ligas europeias. No mais surpreendente dos clubes germânicos, o único da antiga Alemanha Oriental, ascendeu a estrela do sueco Emil Forsberg, o mais eficaz criador de oportunidades do Velho Continente.


Emil Forsberg Red Bull Leipzig


Aos 25 anos, Forsberg nunca havia tido real destaque. Revelado pelo modesto GIF Sundsvall, de seu país, conseguiu o acesso à primeira divisão sueca em 2011 e apareceu para o futebol. Embora tenha caído já na temporada seguinte, fez o suficiente para persuadir o Malmö, maior vencedor da história do Campeonato Sueco, a contratá-lo. Ali já se notavam muitas assistências, mas ainda eram os gols que mais chamavam a atenção.

Na temporada de 2014, foram 14 tentos anotados na Allsvenskan e, assim, veio o merecido prêmio de melhor meia da temporada. Assim, o meia esquerda chegou aos RB Leipzig em 2015. Então, os Bulls disputavam a 2.Bundesliga e, no início, Forsberg não se destacou. Foi na campanha do acesso da equipe, em 2015/16, que se notou com mais nitidez a qualidade do desempenho do sueco - em 32 jogos, marcou oito vezes e proveu seis assistências. 
RB Leipzig Emil Forsberg

Com sólido projeto, time e jogador decolaram e chegaram à primeira divisão, com o vice-campeonato da 2.Bundesliga. 

2016/17 veio, enfim, como o maior teste para o clube e, em especial, para Forsberg, que embora tenha disputado partidas de UEFA Champions League pelo Malmö, nunca disputara uma liga tão prestigiada quanto a Bundesliga. Quando se poderia esperar uma temporada no máximo regular do clube calouro, o futebol mais uma vez nos surpreendeu. O vice-campeonato do RB pasmou a todos e confirmou o talento do sueco.

Forsberg marcou oito tentos e criou assombrosas 19 assistências. Isso mesmo: 19. O jogador foi efetivo demais. Durante toda a campanha, só não teve participação direta em gols (marcando ou assistindo) em 13 das 30 partidas que disputou e, ainda assim, em dois desses jogos foi eleito o melhor em campo. 

Vale fazer menção, ademais, ao fato de que o jogador teve atuações brilhantes em grandes jogos. Contra o Bayern, embora tenha sido expulso em um dos encontros, no outro criou duas assistências; contra o Colônia marcou um gol e nos confrontos perante o Hertha Berlin proveu dois passes para gols. Pela Seleção Sueca também marcou nas partidas de Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, contra França e Bielorrússia. 

Sweden Emil ForsbergAlém disso, na partida contra o Darmstadt, já no segundo turno, levou nota 10 do criterioso site Whoscored. Em outras três ocasiões superou a nota nove e em 11 o oito. Não existe a menor margem para dúvidas de que o jogador brilhou intensamente. Ao lado de Naby Keita e Timo Werner, confirmou-se o grande destaque da maior surpresa da Bundesliga. Em fevereiro deste ano, Forsberg teve seu contrato renovado até 2022.

“Emil é um jogador indescritivelmente importante e uma figura popular no RB Leipzig (...) Ele está vivendo uma temporada fantástica e se sente em casa no clube e na cidade. O negócio que concluímos antecipadamente é mais uma confirmação do patamar que construímos juntos e da direção que queremos tomar nos próximos anos”, disse o diretor esportivo do clube e ex-treinador Ralf Rangnick, ao site oficial da Bundesliga.

Talentoso e, ao mesmo tempo, objetivo, o camisa 10 chegou ao patamar dos melhores jogadores do continente em 2016/17. Decisivo, mostrou-se letal à frente das balizas adversárias e, mais que isso, absurdamente eficaz na construção de jogadas. Forsberg não foi quem mais criou oportunidades na Europa, mas quem mais vezes viu as ocasiões de gol criadas por si serem convertidas em gol; no apagar das luzes é isso o que conta.

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽