A glória do Schalke 04 que o Dortmund ofuscou

Não é raro ver o Schalke 04 bater na trave quando o assunto são os títulos. O Campeonato Alemão não chega desde 1958. Só o Bayern de Munique foi tantas vezes vice quanto os azuis reais — são 10 vezes, com o diferencial de que os bávaros detêm o recorde de conquistas. Ainda assim, a tradição do Schalke também se baseia em êxitos. Um de seus principais, continental, veio em 1997, mas a comemoração não foi assim tão feliz.


Schalke 04 UEFA Cup 1997
Foto: Getty Images

Boa reta final da Bundesliga e classificação à Copa da UEFA


A Bundesliga 1995/96 não foi fácil para o Schalke 04. Sobretudo porque seu maior rival, o Borussia Dortmund, liderou o certame praticamente de ponta a ponta. Após a indefinição que marca o início de boa parte dos campeonatos de pontos corridos, os aurinegros assumiram a liderança na 13ª rodada e não a deixaram escapar. Já a corrida do Schalke teve mais percalços.

Naquele ano, classificavam-se à disputa da Copa da UEFA os cinco primeiros colocados do Campeonato Alemão. Os de azul só se consolidaram na disputa por uma das vagas na 21ª rodada (deixando a sétima colocação e subindo à quinta). E uma reta final sólida colocou o clube nos trilhos. Nas últimas 14 rodadas, o time do Vale do Ruhr conseguiu sete vitórias, seis empates e sofreu apenas uma derrota. Mais que isso, as últimas quatro partidas foram exitosas, com triunfos perante Stuttgart, Eintracht Frankfurt, Bayern de Munique e Werder Bremen.

Assim, ao final, o Schalke encerrou a campanha com a terceira colocação, atrás do campeão Dortmund e do Bayern.

O fator casa determinou o sucesso alemão…


Classificado diretamente para a primeira fase da Copa da UEFA, em 1996/97 o Schalke enfrentou os holandeses do Roda JC, que tinham jogadores conhecidos como o goleiro Ruud Hesp e o zagueiro André Ooijer e eram treinados por Huub Stevens. No primeiro jogo, uma vitória em Gelsenkirchen encaminhou a classificação; o 3 a 0 foi inapelável. Na volta, porém, o jogo foi duro: 2 a 2. Com o 5 a 2 na bagagem, os alemães avançaram.

A despeito disso, em solo doméstico a situação dos azuis reais era ruim. Na oitava rodada, depois de uma derrota para o Bayer Leverkusen — confirmando o mau momento do time (2V, 4E, 2D) —, o técnico Jörg Berger caiu. Em seu lugar, quem assumiu? Ele, Huub Stevens.

Huub Stevens Schalke
Foto: Getty Images
Com um 3-5-2 característico do futebol alemão daquele momento histórico, comandado pela experiência do líbero e capitão Olaf Thon, a força de Thomas Linke, com Jens Lehmann defendendo a meta e Marc Wilmots no comando das ações ofensivas, o clube ao menos persistiu na competição continental — ainda que a situação na Bundesliga tenha mudado pouco.

A seguir, foi a vez de o time deixar pelo caminho os turcos do Trabzonspor. No jogo de ida, em casa, o 1 a 0 foi suficiente, porque o placar bailarino da volta não serviu ao adversário: 3 a 3. Nas oitavas de finais, o Club Brugge assustou no primeiro jogo. Em seus domínios, viu o croata Mario Stanic comandar uma vitória por 2 a 1. Contudo, o gol germânico, anotado por Mike Büskens, foi determinante. No saudoso Parkstadion (posteriormente trocado pela moderna Veltins-Arena), o Schalke buscou o 2 a 0 e avançou.

Vieram oponentes espanhóis na sequência. Primeiro, o Valencia de Claudio López, treinado por Jorge Valdano. Cirúrgicos, os alemães venceram como anfitriões, 2 a 0, e empataram enquanto visitantes, 1 a 1.

Veio, então, o drama. O adversário? O Tenerife.

...e a prorrogação e as penalidades confirmaram


Como já havia acontecido contra os belgas do Brugge, o Schalke 04 mais uma vez perdeu a partida de ida, fora de casa. Dessa vez, foi apenas 1 a 0. E o Tenerife podia até não ter a grandeza de um Valencia, mas no banco de reservas estava sentado o treinador Jupp Heynckes e isso era motivo suficiente para não duvidar dos modestos insulares. Na volta, o gol de cabeça de Linke, após cobrança de escanteio de Thon, só foi suficiente para levar a partida para a prorrogação.



Foi então que, novamente, apareceu a qualidade do experiente Thon nas bolas paradas. O alemão cobrou falta da faixa esquerda do ataque azul real e encontrou a cabeça de Wilmots (que se confirmaria o artilheiro do Schalke na disputa, com seis gols). Com o 2 a 0, o time estava na final e enfrentaria o poder da Internazionale de Milão, de Iván Zamorano e treinada por Roy Hodgson.

E adivinhem o que aconteceu nos primeiros 90 minutos da final, em Gelsenkirchen: sim, o Schalke venceu. Se aproveitando de uma saída de bola equivocada dos italianos, Wilmots acertou um tiro de fora da área e confirmou a vitória por 1 a 0. Mas ainda havia o que ser decidido  no segundo capítulo da decisão, em Milão. Zamorano deixou as coisas emocionantes ao anotar um gol de puro oportunismo aos 84 minutos. E o drama ainda foi maior, porque pouco depois Youri Djorkaeff colocou uma bola na trave de Lehmann, que mal sabia, mas seria o herói da noite.

Vieram as penalidades. Ingo Anderbrügge superou Gianluca Pagliuca na cobrança inicial e Zamorano parou em Lehmann. Thon e Djorkaeff fizeram seu trabalho na sequência. Martin Max fez mais um para o Schalke 04 e Aaron Winter chutou para fora a chance de conquista italiana. Coube a ele, Wilmots, confirmar o título alemão, convertendo o último pênalti.


Apesar disso, a grande festa no Vale do Ruhr foi outra…


A emocionante final da Copa da UEFA aconteceu em 21 de maio de 1997. Por uma semana, a festa no Vale do Ruhr teve apenas uma cor: o azul. Porém, no dia 28 tudo mudou. Isso porque, em Munique, o Dortmund bateu a Juventus (curiosamente grande rival da Inter) por 3 a 1 e venceu a Liga dos Campeões. Foi um verdadeiro balde de água fria na cabeça do torcedor do Schalke.

“Você ganhou a Copa da UEFA? Parabéns, eu venci a Liga dos Campeões” deve ter sido algo muito dito naquele momento. Pobre Schalke.

Comentários

  1. Nunca tinha ligado esses pontos, que tristeza na vida do torcedor dos azuis reais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽