Última Semana

Que semana interessante! Champions League, Liga Europa, Libertadores, Copa do Brasil e Estaduais. Prato cheio para nós amantes do futebol. Busquei tratar de apenas um acontecimento de cada um desses campeonatos como foco do texto (Não foi possível...). Para não me delongar, farei menção aos torneios nacionais e à Libertadores, privilegiando as analises dos torneios europeus.


Champions League


Emocionante rodada. Três são os destaques. O Maior de Todos, a missão impossível e o inesperado. Messi, Arsenal e Apoel Nicósia. Houve ainda a classificação do Benfica contra o Zenit. 

O Maior de Todos

Mais uma vez ele. O argentino do Barcelona. Não satisfeito com todas as conquistas já alcançadas, o baixinho provou mais uma vez já fazer parte do hall dos grandes. Não bastasse a asseguração da classificação dos catalães, ele teve de protagonizar mais um passeio do Barça. 7x1. Pobre goleiro Bernd Leno. Retornou à Leverkusen perturbado pela visão do rosto de Messi. Cinco gols. Essa foi a marca do camisa 10. Algo inédito no torneio. Os outros dois tentos foram marcados pelo jovem Tello. Ficam as perguntas: qual o próximo feito de Lionel Andrés Messi? Quais os seus limites?

A Missão Impossível

Tirar uma vantagem de quatro gols frente a uma equipe da grife do AC Milan. Impossível diriam aqueles que se valem apenas da lógica. Tolos. Ainda não concluíram ser o futebol alheio à lógica. Não fosse uma intervenção brilhante do Goleiro Abbiati em duas finalizações a curta distância do rápido Gervinho e do letal Van Persie, o Arsenal teria contrariado a lógica. Após um primeiro tempo avassalador, onde o clube marcou três gols (Koscienly 7’, Rosicky 24’e Van Persie 42’) frente a um Milan remendado, com inúmeros desfalques, viu um segundo tempo mais equilibrado, e frustrou-se ao final. Parou estático e aplaudido pelo seu torcedor de pé. Tão perto de realizar a missão impossível.

O inesperado

Sorteio da UEFA: Lyon x Apoel Nicósia. Nunca um time do Chipre havia avançado a tal fase da UEFA Champions League. Fácil seria a tarefa do Lyon, não?! Foi o que todos disseram. Mas, erraram. Desde a difícil vitória do Lyon no estádio Gerland, foi possível ver que se tratava de um jogo difícil. 1x0 magro em casa. Na volta, no Chipre, o time dos brasileiros Marcelo Oliveira (Z), Manduca (M) e Aílton (A) venceu por 1x0 no tempo normal e levou a partida para as cobranças de pênaltis. Fim da história, vitória cipriota. O time tão desejado como adversário por todos os clubes que avançaram as oitavas de final passara às quartas. Um feito inédito no torneio.

Liga Europa


Apesar dos muitos jogos, me reservarei ao direito de dizer sobre um em especial. Athletic Bilbao 3 x 2 Manchester United, no teatro dos sonhos, Old Trafford, em Manchester. Gols de Llorente, De Marcos e Muniain para o Athletic e Rooney (2) para o United.

A operação dos comandados de Bielsa

Esse resultado me trouxe a lembrança da tradição do Athletic. Como um clube modesto, de fervorosa torcida, que só aceita atletas nascidos no País Basco vence fora de casa um dos clubes de maior orçamento do mundo? Procurei saber quem era o técnico do clube. Ao descobrir, quedou-se todo o meu espanto quanto ao resultado da partida. Marcelo ‘El Loco’ Bielsa. Técnico argentino excelente. Capaz das maiores façanhas (e também de fracassos clamorosos, há que se dizer) é sem dúvida um profundo estudioso das táticas do futebol. Nunca tendo estado em um clube de ponta a nível mundial, sempre obteve resultados muito expressivos. 

As dificuldades enfrentadas por Barcelona e Real Madrid ao jogarem contra o Bilbao e o resultado ante o Manchester, em minha concepção, colocam esse técnico no hall dos melhores da atualidade. Isso fora o belo trabalho efetuado na seleção chilena. Enfim, pode até ser que não se classifique, mas o Bilbao de Bielsa dá lições de que nem tudo no futebol é dinheiro e fama. Trabalho, estudo e tradição ainda possuem espaço.

Libertadores


Essa semana todos os brasileiros entraram em campo pela Copa Libertadores, destaque para a vitória do Fluminense sobre o Boca Juniors na Argentina. Demais resultados:

· Boca Juniors/ARG 1X2 Fluminense

· Santos 3x1 Internacional

· Flamengo 1x0 Emelec/EQU

· Vasco 3x2 Alianza Lima/PER

· Corinthians 2x0 Nacional/PAR

Artilharia: Dorlan Pabón (Atlético Nacional/COL)

Copa do Brasil


Essa semana ocorreu o início da Copa do Brasil. Confiram os resultados mais importantes: 

· Rio Branco/AC 0X6 Cruzeiro

· Horizonte/CE 2X0 América/RN

· Gama 0x2 Ceará

· Sampaio Corrêa 2x1 Atlético/PR

· River Plate/SE 2X3 Grêmio

· Comercial/PI 2X3 Fortaleza

· Auto Esporte-PB 0X3 Bahia

· Real/RR 0X0 Remo

· Cuiabá 1x1 Portuguesa

· Independente/PA 0X1 São Paulo

· Gurupi 0x1 Atlético-GO

· Peñarol/AM 1X2 Santa Cruz

· Boa Vista/RJ 0X0 América/MG

· Paulista 2x3 Goiás

· Espigão 1x3 Paysandu

· Brasiliense 2x0 Guarani/SP

· São Domingos 0x0 Vitória

· Trem/AP 0X5 ABC

Artilharia: Wallyson (Cruzeiro) e Jonatas (Juventude) – 3 Gols.

Estaduais


Esse final de semana ocorreu mais uma rodada dos estaduais, destaque para Flamengo 2x0 Fluminense. Ocorreram ainda nos principais estaduais: 

Campeonato Mineiro

Atlético 4x2 Nacional de Nova Serrana

Cruzeiro 2x0 Villa Nova de Nova Lima

América/TO 1x2 América/BH

Campeonato Paulista

Mogi Mirim 3x1 Santos

Corinthians 1x1 Guarani

Botafogo 2x6 Palmeiras

São Paulo 2x0 Portuguesa

Ponte Preta 4x1 Paulista

Campeonato Carioca (Taça Rio): 

Flamengo 2x0 Fluminense

Bangu 1x1 Botafogo

Vasco 3x0 Madureira

Campeonato Gaúcho: 

Santa Cruz 1x2 Internacional

Grêmio 5x0 Novo Hamburgo

Campeonato Baiano: 

Bahia 1x1 Juazeiro

Camaçari 1x4 Vitória

Campeonato Paranaense: 

Iraty 1x5 Coritiba

Atlético 3x0 Rio Branco

Campeonato Pernambucano:

América 2x4 Sport

Santa Cruz 2x0 Salgueiro

Petrolina 1x1 Náutico

Artilheiro do Brasil no momento: Neto Baiano (Vitória/BA) com 16 Gols.

Comentários