A tropa de salvamento do Mano


       Na iminência do início das Olimpíadas o amigo Gabriel Freitas, estudante de jornalismo da Uni-BH, trouxe uma breve descrição do momento brasileiro, enfatizando os possíveis responsáveis pelo inédito título olímpico.

Desde a demissão de Dunga, e a nomeação de Mano Menezes ao cargo de técnico da Seleção Brasileira, a imprensa e a torcida brasileira começaram a questionar sobre como seria o futuro das equipes que iriam representar o país nas Olimpíadas de Londres e na Copa do Mundo no Brasil. A renovação adotada por Mano nos primeiros amistosos deu esperança aos brasileiros, porém, quando a seleção começou a enfrentar adversários mais fortes, os resultados negativos foram aparecendo e as criticas foram vindo à tona.

Nesse ano, Mano fez quatro amistosos usando uma seleção mais renovada, visando a Olimpíada. Nos amistosos contra Dinamarca e Estados Unidos, vitória dos meninos do Brasil com tranqüilidade. Já no terceiro amistoso, contra o México, derrota sem brilho e um time apático deixaram claro que ainda faltava algo para esse time. No jogo contra a Argentina o último da excursão, uma derrota, porém o time mostrou força de reação e uma vontade maior.

Enfim, chegou o momento desses garotos, resgatarem o brilho do futebol brasileiro e de quebra garantir o emprego de Mano. A conquista da medalha olímpica será algo inédito e esta na mão de dezoito jogadores que farão de tudo para entrar para história do nosso futebol.

Mano convocou para Londres quinze jogadores abaixo de vinte e três anos e pra completar a equipe, a experiência de mais três jogadores acima do limite de idade permitido. Da nova geração destaque para Neymar e Oscar. Já dos mais experientes o capitão Thiago Silva e o lateral Marcelo. Há ainda quatro suplentes para eventuais necessidades.

 GOLEIROS:

Neto – Fiorentina
Nascido em Araxá, tem 22 anos, teve destaque no Atlético Paranaense no Campeonato Brasileiro de 2010, e foi vendido a Fiorentina em 2011, goleiro alto, porém, ágil e com boa reposição de bola.

Gabriel – Milan

Mineiro de Unaí, 19 anos, começou jogando no Cruzeiro, teve passagens pelas seleções de base e se transferiu a pouco tempo para o Milan. Boa técnica e só tem a ganhar em experiência jogando na Europa e pela seleção.


LATERAIS :



Rafael Silva – Manchester United

Carioca de Petrópolis, tem 22 anos, começou no Fluminense, aos 17 anos foi negociado com o clube inglês. Rápido e com bom toque de bola garantiu a vaga na lateral direita da seleção olímpica.

Danilo – Porto

Natural de Bicas – MG, lateral de 21 anos, destacou-se no América – MG, foi contratado pelo Santos e após duas temporadas foi vendido ao Porto. Tem grande explosão física e boa qualidade técnica.
 
Marcelo – Real Madrid

Nasceu no Rio de Janeiro, é um dos jogadores acima da idade permitida, tem 24 anos, começou jogando no Fluminense e em 2007 se transferiu pro Real Madrid. Velocidade, boa finalização e ousadia fazem dele um dos melhores laterais esquerdos do mundo. Traz junto com Alexandre Pato e Thiago Silva experiência olímpica.

Alex Sandro – Porto

Paulista de Catanduva, 21 anos, jogou no Atlético – PR nas categorias de base, foi para o Santos onde foi campeão da Libertadores em 2011, logo depois se transferiu para o Porto. Recomposição rápida e poder ofensivo são suas principais qualidades.


ZAGUEIROS:     

Thiago Silva – Paris Saint-Germain

Carioca, um dos melhores zagueiros do mundo é o escolhido para ser o capitão dessa seleção, Ex- Fluminense e Milan se transferiu por uma fortuna para PSG. Técnico e diferenciado traz uma confiança enorme para Mano e a todos o brasileiros.
 
Juan – Internazionale

Natural de Belo Horizonte, 21 anos, Criado na base do Internacional de Porto Alegre, foi vendido para o Internazionale. Com boa estatura, leva vantagem nas bolas áreas, porém, nas bolas pelo chão ainda tem dificuldades.

Bruno Uvini – São Paulo
 
De Capivari – SP, 21 anos, Da base do tricolor paulista, foi emprestado rapidamente ao Tottenham. Retornou nessa temporada. Zagueiro com bom passe, mas um pouco afoito em alguns lances.

VOLANTES:

Sandro – Tottenham

Mineiro de Riachinho, 23 anos, volante com experiência internacional saiu do Brasil em 2010, do Internacional. Volante com bom porte físico, com boa marcação é peça importante no esquema do treinador.
 
Rômulo – Spartak Moscou

Piauiense de Picos, Ex – Vasco de 21 anos, foi vendido para o Spartak. Jogador mais técnico tem opção de jogar como um segundo volante, com mais facilidade para sair jogando, sem pecar na marcação.

MEIAS:
 
Paulo Henrique Ganso – Santos

Nascido em Ananindeua – PA, tem 22 anos. Uma das grandes promessas do Santos, está em um imbróglio com o clube santista, mas nem por isso deixou de ser lembrado para a seleção. Craque de Bola, Ganso pode ser importante na armação da equipe, sabe cadenciar o jogo como poucos e ainda chega bem para finalizar. Seu entrosamento com Neymar pode ajudar.

Oscar – Chelsea

Paulista de Americana, 20 anos. Foi criado como jóia no São Paulo, onde teve problemas de contrato, foi parar no Internacional onde realmente deslanchou. Na última semana acertou sua transferência para o Chelsea. Qualidade indiscutível, toque de bola excepcional, um camisa 10 legítimo que tem tudo para brilhar em Londres.

Lucas – São Paulo

Paulista da Capital, 19 anos, fazem de Lucas o talismã dessa equipe. Com muita velocidade e habilidade o garoto desperta interesses do mundo todo. Na seleção, pode ajudar jogar pelas pontas e mostrando a qualidade que tem na perna direita.

ATACANTES:

Alexandre Pato – Milan

Nascido em Pato Branco- PR, 22 anos. Garoto que surgiu muito bem Internacional, transferiu-se meteoricamente para o Milan. Excelente qualidade técnica, boa finalização e presença de área. Porém, nas últimas temporadas vem sofrendo com contusões, mas em boa forma é peça importante para a seleção.

Leandro Damião - Internacional

Paranaense de Jardim Alegre, 23 anos. Damião foi descoberto jogando na várzea, foi contratado pelo Internacional em 2009, junto ao Atlético de Ibirama – SC. O centroavante de área que faz muitos gols de cabeça e utiliza muito bem o corpo. Titular da seleção e o homem gol do técnico Mano Menezes.

Hulk – Porto
 
Paraibano de Campina Grande, 25 anos. Fez sua carreira jogando no futebol japonês, onde teve muito destaque até se transferir para o Porto, onde ele é ídolo. Atacante que gosta de cair pelos lados do campo, tem boa finalização e velocidade. Ajudará muito trazendo experiência para os jovens que jogam do meio para frente na seleção.
 
Neymar – Santos

Natural de Mogi das Cruzes, 19 anos. Sem dúvidas é o jogador mais importante dessa seleção. Ídolo nacional Neymar, quer mostrar ao mundo a sua habilidade. Traz para essa seleção a técnica, a velocidade e principalmente o poder de decisão. Um dos melhores do Mundo na atualidade certamente, é promessa de muitos gols e belos lances.

SUPLENTES:




                                   Goleiro: Renan Ribeiro – Atlético Mineiro
                                   Zagueiro: Marquinhos – Corinthians
                                   Volante: Casemiro – São Paulo
                                   Meia: Giuliano – Dnipro

Comentários