Finalizo aqui a série de matérias sobre as divisões inferiores do futebol brasileiro. Neste texto o assunto é a série B, com seu panorama*, destaques e até algumas previsões. Reitero a importância e os méritos de Gabriel Freitas, amigo e estudante de jornalismo da UniBH para a realização das matérias.
*Dados atualizados até o dia 02/08/2012.
Já fui campeão brasileiro!

Soberano! Pelo menos em casa
Campeões de
seus Estaduais Goiás, Avaí, Ceará, CRB e América de Natal vivem situações
distintas na competição. O esmeraldino Goiás faz um campeonato instável, apesar
da boa colocação está aquém das expectativas. Com uma boa sofra de jogadores
jovens, tanto formados em Goiânia como vindos de empréstimo, e o comando de
Harlei e Iarley. Apesar disso perdeu a maior de sua pratas da casa, o zagueiro
promissor Rafael Tolói. Briga para subir e por que não pelo título. O leão da
Ilha não vive um bom momento. Conduzido pelo meia Cléber Santana não apresenta
bom futebol. Seu maior destaque em campo tem sido o goleiro Diego ex-Flamengo.
Ocupa a 11ª posição e dificilmente ascenderá à primeira divisão.
Se o Avaí não vive bons momentos, o Ceará também não pode se gabar de suas atuações. A 13ª colocação está de bom tamanho para o pequeno futebol apresentado pelo clube cearense. Sua força são os gols de Mota e as defesas de Fernando Henrique. O Clube de Regatas Brasil, CRB, está dentro das expectativas, é 10° colocado e tem como destaque Aloísio Chulapa. Além dele conta com a experiência do volante Marcinho Guerreiro e do lateral Jadílson.
Já o América de Natal, além de soberano em seu Estado surpreende. A 3ª posição não é absurda. O clube apresenta bom futebol e aposta em Lúcio Curió no meia Netinho e no goleiro Gallato que encontra-se contundido. Seu trunfo é a cidade de Goianinha onde, no estádio local, o Nazarenão, conquistou sete vitórias e um empate.
Do interior
O interior de São Paulo está longe de seu auge. Barueri, Bragantino e Guaratinguetá lutam ferrenhamente contra o rebaixamento. Apesar de ter um elenco respeitável o Barueri simplesmente não vence. Marcelinho Paraíba, Jóbson e Ronaldo Angelim não conseguem ajudar o clube. Não aspira nada mais do que a permanência. É 19°. O 18° é o Guaratinguetá. Liderado por Lenílson não conta com grandes investimentos e o retorno de Americana não fez bem ao clube. Dificilmente escapa da série C.

Sô mineiro uai

Ó xente, e o nordeste?

Esses guris vão longe...
O Sul do país está em alta. 1°, 7° e 8° Criciúma, Joinvile e Paraná fazem bonito. Além de apresentarem bons resultados o futebol mostrado é de ótima qualidade. Jogadores de boa técnica se destacam. Lucca pelos criciumenses, Ramon pelo clube da cidade que tem a terceira maior população do Sul e Lúcio Flávio, o bom menino que a casa tornou. A boa campanha destes clubes é reflexo da recente organização do futebol do sul que ataca em todas as frentes do futebol brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário