UEFA Champions League 12/13 – Haverá finalmente alguma surpresa? –


Porto 03/04

Lá se vão oito anos desde a improvável decisão da UCL entre Porto e Mônaco, com vitória portista. Desde então só equipes potencialmente favoritas levaram o caneco. Liverpool (04/05), Barcelona (05/06; 08/09; 10/11), Milan (06/07), Manchester United (07/08), Inter de Milão (09/10) e Chelsea (11/12). Será esta a temporada de uma nova surpresa? PSG, Borussia Dortmund, Shakthar Donetsk, Valência e o próprio Porto estão aí para ameaçar os tradicionais favoritos.


O império dos gigantes começou a ruir?

Embora, não fosse uma surpresa, o Chelsea, inovou na última temporada. Apresentou um modelo de jogo defensivo de impressionante eficiência. Fechando todo o espaço que conseguiu, o time dos brasileiros Ramires, David Luiz, Oscar e Lucas Piazon, levou o torneio mais importante da Europa, jogando um futebol nada belo. Parou o fantástico Barcelona de Leo Messi, e, muito desfalcado, o Bayern em Munique. Parece que o Chelsea se tornou exemplo.

Ainda não terminada, a fase de grupos da UCL já nos mostrou alguns exemplos bem sucedidos dessa filosofia de jogo defensiva. Os escoceses do Celtic, que fizeram uma das mais belas festas que o futebol mundial já proporcionou (ver vídeo abaixo), seguraram o Barcelona e venceram por dois a um usando a bola parada. Os 83% de posse de bola do Barça não serviram para nada. Outro exemplo vem dos dinamarqueses do Nordsjælland que apesar de fazer uma campanha ridícula conseguiu empatar com o melhor clube da Itália, a Juventus. Por fim, um outro clube que, apesar de não praticar um futebol defensivo assustou, foi o BATE Borisov, que venceu o Bayern de Munique por três a um.



Entre a riqueza e a estrutura.

Alguns clubes já faz algum tempo, vem mantendo uma forma de atuação, tanto futebolística quanto administrativamente que vem dando certo. O Porto, para mim, é o exemplo mais bem acabado disso. Já faz tempo que o clube da bela cidade de mesmo nome, é exportador num mercado de altas cifras, e importador em mercados menores. Quero dizer, o Porto compra barato e vende caro. Impõe preços. Dessa forma se mantém como a maior potência portuguesa nos últimos 10, 15 anos, tendo ganho, inclusive, como já falado uma UCL. Hulk, Falcão Garcia, James Rodriguez, Hélton, Otamendi e outros, não apareceram do nada. São fruto de trabalho sério, que, deu ao clube as maiores cifras da janela de transferências, 50 mi de euros por Hulk. Não é atoa que está em primeiro em seu grupo.

Outro time exemplar é o Shakthar Donetsk. Este, apesar de muito gastar em cifras, não gasta muito em quantidade. Qual não foi minha surpresa ao ouvir durante uma transmissão da ESPN que o clube ucraniano repetia uma escalação de 2010. Hoje isso é raro e denota organização. Por isso o clube está bem cotado num grupo com Chelsea e Juventus, clubes que ele enfrentou à altura. Outro fato sobre o clube sediado no belo estádio Donbass Arena, é a longevidade de seu técnico no comando. Desde 2004 o romeno Lucescu dirige o clube.

O PSG é um exemplo diferente dos dois pré-citados, mas tão ameaçador, ou até mais, que eles. Desde que se tornou um novo rico no futebol mundial, o clube parisiense fez levas de contratações excelentes, e hoje, possui uma equipe muito boa, comandada tecnicamente por Ibrahimovic e Thiago Silva, perdeu apenas para o Porto em Portugal.

Outras equipes que desde muito tempo também ameaçam são o Valencia, multi-campeão, do campeonato espanhol paralelo (Campeonato espanhol sem Barcelona e Real Madrid) e o Borussia Dortmund, que se livrou de uma pequena má-fase apostando na juventude e apresentando jogadores de muita qualidade, Kagawa (hoje no Manchester Utd.), Götze, Reus, Gündogan e o zagueirão Hummels.

Enfim, não creio que haverá de fato uma surpresa ao final, mas está vem sendo, sem dúvida, a UCL mais espetacular que eu já acompanhei. Muitos são os clubes de qualidade, o que nivelou o torneio e tem nos proporcionado desde essa fase de grupos, jogos espetaculares. Abaixo alguns videos de jogos excelentes.


Comentários