Borussia Dortmund x Bayern de Munique - O Jogo do Ano



Caros leitores está definida. Dia 25 deste mês os Amarelo-Negros do Borussia enfrentaram os bávaros do Bayern em Wembley. Será a primeira vez que a Uefa Champions League terá uma final alemã. E após as grandes exibições dos dois clubes nas semi-finais a expectativa pelo jogo final transcende o campo. Todos nós amantes do futebol esperamos um show de futebol em campo e além disso presenciaremos obviamente um show da torcida do Bayern e de boa parte da Muralha Amarela, como é conhecida a torcida do Borussia. Trago ao leitor alguns fatores que poderão determinar o sucesso ou o falhaço das equipes.

Os guardadores das metas


Se o Borussia chegou até a final o maior responsável por isso é um jogador de brilho discreto e pouco reconhecido pelo mundo do futebol. Mas é um dos jogadores em quem a torcida mais deposita confiança. Ele é Roman Weidenfeller. Goleiro do Dortmund desde 2002. Uma carreira e uma vida dedicadas ao clube. Os feitos do goleiro principalmente nos jogos contra Málaga e Real Madrid foram de uma enormidade incomum. O goleiro alemão parou os ataques espanhóis e, vindo em grande fase, pode ser o obstáculo mor para Robben, Ribery e companhia.

Tão bom quando o goleiro Amarelo-Negro é Manuel Neuer goleiro titular da seleção alemã. Não tendo feito nada de absurdo continua sendo um dos melhores do mundo e também pode decidir a final em Wembley.

A atuação de seus volantes


Outra posição que teve um desempenho exemplar na competição foi a dos volantes. Bender e Gündogan do Borussia alcançaram um encaixe tal que grandes ídolos do clube como o interminável Kehl, desde 2001 no clube, e o turco Sahin, que retornou ao clube após apagadas passagens por Real Madrid e Liverpool, não tiveram vez. Se Bender é força, Gundogan é técnica. Da mesma forma é o Bayern, Javi Martínez o volante de 40 milhões de euros encaixou como uma luva no esquema bávaro com Schweinsteiger. O espanhol, por vezes zagueiro no Atlético de Bilbao, tem estado numa forma espetacular. É bom na contenção e no apoio, tem bom passe e visão. Traz tudo para alcançar a titularidade da fúria. E Schweinsteiger é aquilo que todos já conhecem, capacidade absurda de controle de meio campo num jogo de intensidade muito grande.

Se os quatro mantiverem a forma recente veremos um belo duelo pelo controle das ações no jogo, afinal, toda a articulação de qualquer equipe começa com o bom trabalho de seus volantes.

Provável disposição das equipes

O poder de criação dos meias




Não é possível fugir do óbvio. Reus, Götze (se tiver condições de jogo e desconsiderando o fato de já estar vendido ao Bayern) e Kuba pelo Borussia Dortmund e Robben, Müller e Ribery deverão ser os protagonistas maiores do espetáculo. Velozes, habilidosos, incisivos, criativos e decisivos os três meias de cada um dos clubes, que atuam no já consagrado esquema 4-2-3-1, são os responsáveis pela plasticidade do futebol de suas equipes.

São eles que alimentam os bons centroavantes Mandzukic e Lewandowski, dão opções de jogo e rugas aos treinadores adversários que precisam pará-los. Os esquemas dos dois clubes se espelham. O esquema defensivo que se desligar por um minuto sequer deve decidir o jogo em favor do rival. Reside na qualidade destes seis meio campistas a maior possibilidade de vermos um grande jogo, e de seus pés devem sair as melhores coisas do encontro.

Resta a nós, reles mortais aguardar a final daquele que é o melhor campeonato de clubes do mundo.


Comentários

  1. Graaande Wlad! Ótimo texto! Conseguiu ressaltar bem algumas das peças cruciais dos dois times.
    Vai ser uma grande final, não tenha dúvidas.
    Não sei se viu o jogo quente (que foi pra, de certa forma, cumprir tabela) de hoje. Recheado de reservas, com muitas brigas, discussões e polêmicas. A dupla polonesa (sem o Piszczek, o outro polonês) deu um trabalho imenso pra defesa reserva do Bayern, e me deixou mais precoupado pro jogo do dia 25... Ponto positivo pro gigante Neuer, que pegou um penâlti no canto rasteiro.
    Interessante destacar também, que a final dessa edição (ao contrário da da anterior) vai contar com os dois times sem jogadores suspensos - o que aumenta ainda mais o nível desse jogão.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Thusek! Não tinha me dado conta de que todos não há jogadores suspensos. O clássico de sábado foi bom mesmo e o Neuer pegou bem o penalti. Vai ser um jogasso, expectativa só cresce a cada dia! Só fiquei preocupado porque o jogador que eu mais gosto (não acho ele o melhor do time, lógico, mas é o que eu mais gosto) no BVB que é o Gundogan saiu sentindo, mas não deve ser problema...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽