Borussia Dortmund x Schalke 04: A rivalidade do vale do Ruhr

Sigo em frente, na seção "Clássicos do Mundo", hoje com um derby muito especial. O maior de um dos países que mais amam o futebol: a Alemanha. Borussia Dortmund contra Schalke 04. Aurinegros contra Azuis Reais.


O vale do Ruhr é a maior região industrial da Europa, situando-se na Renânia do Norte da Vestfália, ao longo do rio Ruhr. De lá, vêm duas cidades muito importantes para Alemanha e para a Europa, como um todo. Gelsenkirchen e Dortmund, urbes conhecidas pela produção de energia e de tecnologias: ontem com o carvão, hoje com a Energia Solar e o refino de Petróleo. Além disso, a região é sede de várias das maiores empresas do mundo, como AUDI, ThyssenKrupp e Evonik. É interessante ressaltar, ainda, que Gelsenkirchen chegou a ser, durante algum período da história, a maior produtora de carvão da Europa.

Apesar de toda essa importância econômica e industrial, para boa parte das pessoas do mundo, essas são mais que produtoras de energia, são sedes de sua maior paixão. Os clubes Borussia Dortmund e Schalke 04.

Dortmund é sede do famoso Borussia Dortmund, clube finalista da atual edição da UEFA Champions League, competição que já venceu em uma ocasião, em 1997. Por sua vez, Gelsenkirchen é a cidade do Schalke 04, clube muito popular que, em seu início, se vinculou aos trabalhadores das minas de carvão. Alguns se tornaram, inclusive, jogadores do clube. Outros engrossaram as arquibancadas, como torcedores. A rivalidade criada tem sua base na disputa pelo domínio econômico da região pelas cidades de Dortmund (maior da região) e Gelsenkirchen.

O Schalke 04 foi fundado em 1904 por um grupo de colegiais. Seu nome era Westfalia Schalke e suas cores iniciais foram o vermelho e o amarelo. 20 anos depois o clube assumiu sua identidade atual. Nome: FC Schalke 04. Cores: Azul e Branco.

Seu rival foi constituído cinco anos depois, em 1909. Inicialmente, ostentava as cores azul, branco e vermelho. Não obstante, rapidamente, em 1913, mudou para os padrões atuais. Seu nome vem de uma cerveja produzida em Dortmund, a Cerveja Borussia.

Falando de futebol, o primeiro jogo entre os rivais aconteceu em 1925 e o Schalke venceu por 4x2. Entretanto, um fato inusitado fez com que os clubes não se enfrentassem entre 1927 e 1936: a separação dos mesmos em ligas distritais diferentes. 

Desde o início, aconteceram 137 jogos e o Schalke leva vantagem no confronto. Os Azuis Reais somam 57 vitórias contra 47 do rival. Aconteceram, ainda, 33 empates. A maior vitória do confronto aconteceu em 1940 quando o Schalke venceu o derby pelo largo placar de 10x0.

No que diz respeito aos títulos, o Borussia leva a vantagem. São oito títulos nacionais contra sete do rival. Considere, ainda, que desde a longínqua temporada 57/58 o Schalke não conquista o Campeonato Alemão. Além disso, na esfera continental, como já ressaltado, os Aurinegros conquistaram a UEFA Champions League em 1997, título nunca alcançado pelo Schalke 04.






















Um caso singular na rivalidade aconteceu em 1997. Então no Schalke 04, o grande goleiro Jens Lehmann foi para a área adversária e marcou um tento (vídeo). Este gol evitou uma derrota do Schalke e a partida acabou 2x2. Tempos depois o mesmo Lehmann acertaria com o Borussia para guardar sua meta. Além de Lehmann, Stan Libuda, Steffen Freund, Andreas Moeller e Ingo Anderbrugge são os únicos jogadores que atuaram pelos dois clubes.

Muitos brasileiros também ostentaram as cores destes rivais. Os mais recentes foram os laterais Dedê (foto), Evanílson e Rafinha, os zagueiros Júlio César e Bordon, os volantes Flávio Conceição e Mineiro, os meias Lincoln, Tinga, Antônio da Silva e Zé Roberto e os atacantes Ewerthon (foto), Amoroso e Aílton. Hoje, o Dortmund possui um brasileiro. É o zagueiro Felipe Santana ex-Figueirense. Já o Schalke conta com os meias Michel Bastos e Raffael.

Outros dois fatos que merecem ser ressaltados são as categorias de base dos dois clubes e suas torcidas. Tanto o Borussia quanto o Schalke produzem muitos jogadores de ótima qualidade. Dentre os mais recentes, estão o goleiro Manuel Neuer e os meias Nuri Sahin, Mario Götze e Julian Draxler.

As torcidas também são destaques das equipes. Na temporada 2011/2012, o Borussia teve média de público de 79.860 pessoas (o Signal Iduna Park tem capacidade para 80.720 pessoas) e o Schalke de 61.070 (a VELTINS-Arena tem capacidade para 61.673 pessoas).

No momento, os resultados recentes e a classificação da última Bundesliga podem qualificar o Borussia como a segunda força da Alemanha e o Schalke como a terceira. Apesar disso, a distância entre os dois tem sido grande. O clube de Dortmund venceu dois campeonatos e uma Copa nos últimos três anos e está na final da UCL, enquanto, nos últimos cinco anos, os últimos títulos do rival foram uma Copa e uma Supercopa, em 2011.

Comentários

  1. É o grande clássico alemão. Ainda irei assistir a um S04 x BVB - torcendo pelos Azuis Reais, claro. Detalhe que o Felipe Santana se junta na próxima temporada a lista que você fez, dos jogadores que vestiram ambas camisas... Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽