O que esperar do novo Mônaco?

Da equipe que já foi sete vezes campeã do campeonato francês, restam o nome e as glórias. Ao final de 2011 o Mônaco, então na segunda divisão, teve 66% da sua participação comprada pelo bilionário russo Dmitry Rybolovlev. Sem dúvida alguma que um dos interesses principais do atual presidente da equipe foi aportar seu dinheiro numa terra segura – e livre do imposto de renda – . Desde então o Mônaco recebeu uma forte injeção financeira e ao final da última temporada retornou a elite do futebol francês. E não só retornou como vem causando um tremendo reboliço no futebol mundial. Rápida explicação: o clube tem feito grandes e caríssimas contratações. Sendo assim, o que devemos esperar da equipe do principado?


Gols. Com certeza muitos gols

Da equipe titular que acaba de ser campeã da Ligue 2, restará pouco, muito pouco na próxima temporada. Com destaque chegaram o poderoso atacante Falcão García (por €60MI) e os meias ex-Porto-POR João Moutinho e James Rodríguez (por €70MI os dois). Além deles vieram também os zagueiros Ricardo Carvalho e Nicolas Isimat-Mirin, o lateral Abidal e o volante Toulalan ex-Málaga e Lyon. Ou seja, da forma como estão sendo feitos os investimentos no clube, o poder de fogo da equipe será intenso, foram três contratações até o momento de jogadores de grande categoria no auge de suas formas e de características ofensivas. Apesar disso a equipe corre um grande risco de sofrer com a sua defesa.

Boas-vindas ao Falcão no site do clube

Na contramão do ataque, para a defesa vieram dois jogadores de grande currículo, mas completamente decadentes - R. Carvalho e Abidal - , uma promessa - Isimat-Mirin - e um jogador que não se adaptou muito bem ao futebol espanhol e que parece já ter passado do seu pico máximo de forma - Toulalan -. Sendo assim, é bem possível que o jogo do Mônaco tenha muitos gols – sejam eles marcados, ou sofridos –. Mas ainda são possíveis novas contratações e este panorama pode mudar.

Disputa particular contra o PSG?

Semelhanças a parte, no panorama que se apresenta, já podemos nos perguntar: haverá uma disputada polarizada pelo título francês entre Mônaco e PSG? É possível. Com o enfraquecimento do Lyon nas últimas temporadas e a estagnação de equipes como o Olympique de Marselha, Bordeaux e Lille, a tendência é que a briga pelo título se centralize. Seja pela disparidade financeira, seja pela diferença de qualidade dos jogadores.

Evidentemente sempre são possíveis algumas surpresas como tem acontecido – o título do Montpellier e a boa chegada do Nice e do Saint Ettiene (clube tradicionalíssimo) estão aí para provar –. Mas pela força histórica de Mônaco e PSG, e principalmente pela injeção financeira recente em ambos os clubes surpresa será se os resultados dos dois não forem superiores aos dos demais clubes na competição.







Reingresso no hall dos grandes europeus?

Ainda é cedo para fazer esse tipo de afirmação e é sempre bom lembrar o caso do Málaga que enriqueceu e rapidamente entrou em crise, mas a equipe, que já tem história em competições européias (já foi vice da UEFA Champions League em 2004 e também da extinta UEFA Winner’s Cup), fez contratações e ainda especula nomes que a capacitam para estar bem colocada no futebol europeu. Falcão García é sem dúvida um dos cinco melhores centroavantes do mundo, a dupla de meias do Porto era pretendida por uma infinidade de equipes, ou seja, a equipe está forte. Mas o futuro é inesperado.

Não se sabe se durará a “nova riqueza” do clube, também não é possível determinar a adaptação de seus novos jogadores, ainda assim é inegável o fato de que a equipe retornou à elite da França sedenta por dias de glória. Orçamento e história para entrar com força total entre os grandes da Europa o Mônaco tem, mas isso são paginas imprevisíveis de um futuro em construção.

Mais algumas especulações...

Fernando – Volante do Porto-POR (lequipe.fr)


Fábio Coentrão – Lateral Esquerdo do Real Madrid-ESP (as.com)



Etiénne Capoué – Volante do Toulose-FRA (lequipe.fr)



Kevin-Prince Boateng – Meia do Milan-ITA (calciomercato.com)



Hulk – Atacante do Zenit-RUS (le10sport.com)



Ivanovic – Lateral Direiro/Zagueiro do Chelsea-ING (dailymail.co.uk)

                                                

Hatem Bem Arfa – Meia do Newcastle-ING (sunderlandecho.com)

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽