Favoritos frente a frente: comparativo entre Botafogo e Cruzeiro

O Campeonato Brasileiro 2013, já passou da metade e é possível definir candidatos ao título. Embora Grêmio e Atlético Paranaense estejam em excelente momento, Cruzeiro e Botafogo mostraram-se, até o momento, mais constantes e consistentes (apesar das últimas derrotas do clube carioca). E mais que isso, os dois possuem jogadores capazes de definir resultados individualmente. Trago ao leitor uma comparação das equipes, considerando os 11 titulares e os reservas habituais de cada posição.




No gol de ambos os clubes há total segurança. Do lado alvinegro, Jeferson, reserva imediato da Seleção, dono de grandes reflexos, ótimo pegador de pênaltis, líder e que vive um ótimo momento na sua carreira. Curiosamente formado no Cruzeiro. Já no lado celeste, a meta é defendida por Fábio, goleiro que vive grande fase há muitos anos e inexplicavelmente nunca é lembrado pelos treinadores da Seleção Brasileira. Nesse ponto vejo um empate. Tanto Botafogo quanto Cruzeiro estão muito bem servidos.


Nas laterais há larga vantagem celeste. Pela direita, tanto Mayke quanto Ceará estão em ótima forma. Atacam e defendem com muita qualidade. O experiente Ceará é uma melhor opção para partidas que exigem maior aplicação defensiva. Já o jovem Mayke é mais bem utilizado em partidas mais abertas. A lateral direita do Botafogo sofre muito com a contusão de Lucas. Edílson, jogador que rodou por grandes clubes e nunca se firmou, demonstra muitas limitações. Apesar disso tem aparecido bem com gols e assistências.

Já na esquerda temos jogadores semelhantes, Egídio pelo Cruzeiro e Júlio César pelo Botafogo. Muita ousadia no ataque e descuido na defesa.


Na dupla de zaga a situação já é mais igual, embora ainda haja vantagem celeste. Dória, zagueiro alvinegro é quem vive o melhor momento dentre os zagueiros dos dois clubes. Apesar disso, não se pode dizer o mesmo de seu companheiro Bolívar. Já a zaga cruzeirense, tem tido altos e baixos (muito mais altos que baixos é verdade), mas em conjunto Dedé e Bruno Rodrigo tem se portado melhor que a dupla botafoguense. E, quem viu Dedé em 2011 não pode duvidar do alcance de seu potencial.


A contenção nas equipes é distinta e por isso é difícil comparar. O Botafogo conta com dois volantes de mais pegada que o Cruzeiro, mas de menor qualidade com a bola nos pés. Marcelo Mattos e Gabriel desempenham a função marcadora com mais eficiência que Nilton e Lucas Silva. Mas nem só de marcação vivem os volantes. E a dupla do Cruzeiro tem vivido momento esplendoroso, com ótimo desempenho defensivo e ofensivo. Nilton e Lucas já marcaram juntos 8 gols no campeonato.


A tríade do meio-campo dos clubes é o setor de maior dificuldade na comparação. Quando Seedorf e Lodeiro estão inspirados não há quem os pare. Apesar disso, o time sofreu um fortíssimo baque: a saída do imberbe Vitinho. O jovem era a vitalidade do ataque alvinegro. Já no Cruzeiro o talento responde pelo nome de Everton Ribeiro. William e Ricardo Goulart são bons jogadores, mas bem inferiores a Everton, Lodeiro e Seedorf.



A esperança celeste reside agora em Júlio Baptista que pode ser o grande fator de desequilíbrio do clube na reta final. Outra mudança que melhoraria incrivelmente o desempenho do clube seria a volta de Dagoberto. Já o Botafogo, tem tido a lacuna-Vitinho suprida por Rafael Marques, infinitamente inferior. Veredicto final: o trio botafoguense atual tem mais capacidade técnica que o cruzeirense, mas esse carece de outras opções que sobram no clube celeste.

No comando do ataque, temos Borges e Elias. O atacante do Cruzeiro é melhor tecnicamente, mas o Botafoguense vive melhor momento. Então ficamos num empate.


O momento do Cruzeiro é melhor e o elenco também. Mas como mostrei a diferença entre os clubes não é muito grande. Indubitavelmente, tratam-se dos clubes mais capacitados ao título no momento. O futuro é imprevisível, mas o caminho das equipes está sendo traçado. É esperar para ver

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽