Hamburgo x Werder Bremen: o derby do norte alemão

Depois de analisar o derby da cidade de Viena, Austria x Rapid, trago ao leitor tudo sobre o grande clássico do norte da Alemanha: Hamburgo x Werder Bremen.



Tal qual a rivalidade existente entre Borussia Dortmund e Schalke 04 na região do Vale do Ruhr, a disputa entre Hamburgo e Werder Bremen existe em função da região. Bremen e Hamburgo são as cidades mais importantes da região norte da Alemanha. Separadas por aproximadamente 130 quilômetros, as cidades desempenham diferentes funções na economia do país. 

A cidade de Hamburgo tem no seu Porto, o segundo mais importante da Europa atrás apenas do de Roterdã, a sua principal atividade econômica. Já Bremen desempenha um papel mais industrial sendo importante na produção de asas para os aviões “Airbus” e tendo outras fábricas como a Mercedes Benz e a da cerveja Beck’s.

Sendo as maiores cidades da região norte, entre Bremen e Hamburgo se desenvolveu uma disputa pela superioridade econômica no norte germânico, e essa rivalidade acabou se estendendo ao futebol. Apesar disso, a cidade de Hamburgo tem uma liderança folgada em relação à rival. É a segunda cidade mais populosa do país, enquanto Bremen é apenas a décima.

Outro fator preponderante para a ocorrência da rivalidade é a ausência de outras equipes fortes na mesma cidade. Em Hamburgo até há o St. Pauli fazendo uma rivalidade local, mas a diferença de qualidade e a pouca ocorrência das partidas, considerando a constante presença do St. Pauli nas divisões inferiores da Alemanha, impedem que haja uma rivalidade intensa.

O Hamburgo foi fundado em 1887 com a fusão do Der Hohenfelder Sportclub com o Wandsbek-Marienthaler Sportclub. Entre 1887 e 1919 o clube era conhecido como Sportclub Germania zu Hamburg. Mas neste último ano, ao se juntar com o Hamburger FC e com o FC Falke Eppendorf, apareceu por fim o Hamburger Sport-Verein, ou simplesmente Hamburgo.

Por sua vez, o Werder Bremen foi constituído em 1889 por um grupo de 16 estudantes que haviam ganhado um prêmio de equipamentos esportivos. No início, o clube foi batizado como Fußballverein Werder, mas com a inclusão de outros esportes na pauta da equipe, ela passou a se chamar Sportverein Werder Bremen, em 1920.

Confira: Times de que Gostamos: Werder Bremen 2003-2004

Os rivais estiveram face-a-face pela primeira vez em 1927 na disputa do Campeonato do Norte da Alemanha. Jogando para um público de aproximadamente sete mil pessoas, em Bremen, o jogo teve vitória do Hamburgo por 4x1. Até a formação da Bundesliga, em 1963, as duas equipes sempre se enfrentavam na extinta Oberliga Nord. Desde o início da Bundesliga as equipes tem se enfrentado em no mínimo duas ocasiões todo ano. A exceção fica por conta da temporada 1980-81. Nesta oportunidade o Werder Bremen estava na segunda divisão.


Ao todo os rivais do Nordderby se enfrentaram 144 vezes. A vantagem é do Werder Bremen, que venceu o rival 53 vezes contra 50 do Hamburgo. Ocorreram ainda 41 empates. Apesar disso, os shorts vermelhos (como é conhecida a equipe do Hamburgo) marcaram mais gols que os alviverdes de Bremen. 254 contra 236.
Embora seja superior no confronto direto, o Werder Bremen tem menos conquistas que o Hamburgo. Este conquistou o Campeonato Alemão em seis ocasiões, a UEFA Champions League uma vez (foto), a UEFA Winner’s Cup uma vez, a Copa Intertoto duas vezes e a Copa da Alemanha três vezes. Já o Werder sagrou-se campeão alemão quatro vezes, conquistou a Copa da Alemanha seis vezes, a Copa Intertoto uma vez e a UEFA Winner’s Cup uma vez também. Isso desconsiderando os 15 títulos regionais do Hamburgo contra nenhum do Werder.



Essa disputa tem também algumas páginas negras. Foi em uma partida entre Hamburgo e Werder Bremen, em 1982, que ocorreu a primeira morte num jogo de futebol na Alemanha. Na ocasião um torcedor dos alviverdes foi espancado por um grupo de torcedores do Hamburgo e não resistiu aos ferimentos.

Uma página muito curiosa da história do confronto aconteceu em 1983. Ao final da temporada de 1982-1983 os rivais brigavam nas cabeças pela “Salva de Prata” (título do Campeonato Alemão). Ao final Hamburgo e Werder Bremen terminaram com o mesmo número de pontos. O Hamburgo sagrou-se campeão por ter tido oito gols de saldo a mais.

Alguns brasileiros atuaram nas equipes. O Werder teve mais sorte que o rival em suas apostas. Atuaram pelo lado alviverde Aílton, Carlos Alberto, Diego (foto), Gustavo Nery, Júlio César, Júnior Baiano, Naldo, Samuel, Thiago Rockenbach e Wesley. Já o Hamburgo contou com o mesmo Aílton, Alex Silva, Emerson, Jean, Nando, Thiago Neves, Waldomir Pacheco e Zé Roberto.

O jogador que mais marcou gols no clássico é Horst Hrubesch (foto) do Hamburgo com oito gols marcados. Com sete temos ainda Arnold Schütz do Werder e Franz-Josef Hönig do Hamburgo.

Recentemente a importância do derby foi ressaltada por Rafael Van der Vaart, craque e ídolo maior na atualidade do Hamburgo. Assim falou o craque holandês: “Eu já joguei muitos clássicos, mas o nordderby é sempre especial. Ele é muito importante para o clube e para toda a cidade.”.


O momento atual das duas equipes é bem semelhante. Ambas vivem dias de grande instabilidade, e estão longe das primeiras colocações e dos tempos gloriosos. Na última temporada o Hamburgo terminou o campeonato na 7ª colocação e o Werder na 14ª. Na atual temporada, com quatro rodadas disputadas, os shorts vermelhos ocupam a 12ª posição enquanto os alviverdes detêm a 9ª colocação.


Abaixo as escalações atuais:

 

Comentários

  1. Hamburgo X Werden Bremen
    Adidas X Nike

    Rivalidade até nos fornecedores.

    Parabéns pelo texto e trabalho.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Opa! Obrigado pelas palavras! Seguirei trabalhando para continuar agradando!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por isso... Quem tem mas torcida? quem domina o Norte Alemão? por que o Hamburgo usa esse Uniforme Feio? ao Invés de usar Azul e preto. Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. O Werder tem mais torcida. 38% da torcida do Norte Alemão contra 31%. Na Alemanha como um todo, o Werder tem 8,9% da torcida, contra 7,5% do rival. Já o Hamburgo possui mais conquistas. Sobre o uniforme o clube costuma alterar as cores do principal, sempre variando entre azul e preto ou vermelho e branco. Naquela temporada especificamente o uniforme azul e preto era o reserva..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽