Braga x Vitória de Guimarães: o derby minhoto

Prosseguindo, na busca por entender tudo o que cerca as grandes rivalidades do futebol mundial, depois de contar tudo sobre o derby de Edimburgo entre Heart x Hibernian, trago hoje a forte rivalidade entre Braga e Vitória de Guimarães, clubes da região portuguesa do Minho.




Mapa da Região do Minho
Religião x nacionalismo. Cidade dos Arcebispos x Cidade Berço. Bracarenses x Vimaranenses. Todos esses poderiam ser os nomes da rivalidade entre Braga e Vitória de Guimarães. Uma rivalidade entre cidades existente há quase mil anos. Enquanto Braga era a cidade-estado religiosa, Guimarães é conhecida como a cidade berço, por ter sido o local da última batalha travada entre portugueses e mouros, que culminou com a independência de Portugal em face do domínio mouro/espanhol.


O Famoso Castelo de Guimarães
Isso tudo está ilustrado nos escudos do Sporting Clube de Braga e do Vitória Sport Clube. No primeiro, foi adotado o brasão religioso da cidade, em que Nossa Senhora carrega o Menino Jesus nos braços e também no segundo que ostenta uma estátua do “conquistador” D. Afonso Henriques. A rivalidade entre as cidades ainda demonstrou um caráter econômico, pois, apesar de subordinada ao Distrito de Braga, Guimarães, se desenvolveu muito e tomou-lhe a frente em importância econômica.

Unidos estes fatores, não haveria qualquer chance para a relação futebolística entre as cidades ser amigável, assim sendo, desenvolveu-se a rivalidade entre os dois maiores clubes da Região do Minho, Braga e Vitória.

O Braga foi fundado em 1921 por um grupo de estudantes que desejavam criar uma instituição esportiva que representasse a cidade. Como disse, seu escudo representa a tradição da cidade, já suas cores foram inspiradas no uniforme do Arsenal da Inglaterra, a requerimento do então treinador Joseph Szabo. Inclusive uma de suas alcunhas é a de arsenalistas.

Por sua vez, o Vitória emergiu em 1922, resultado da fusão de vários clubes pequenos da cidade de Guimarães. Seu projeto é de 1918, mas como a sua inscrição na Associação de Futebol de Braga só se deu em 1922, reconhece-se sua fundação nessa data. Além da alta representatividade de seu emblema, o clube ainda tem como ponto forte em sua tradição as cores preta e branca, as quais representam a inclusão de todos, sem distinção de etnias ou estatutos sociais.

A primeira vez que bracarenses e vimaranenses se enfrentaram pelo Campeonato Português foi no ano de 1947. No total, os rivais do Minho se enfrentaram 122 vezes e a estatística é muito parelha. Vantagem mínima para o Vitória, com 48 vitórias, contra 47 do Braga. Ocorreram ainda 27 empates.
Lance de um dos últimos clássicos

Títulos conquistados foram raros. Mas o Braga tem a vantagem, tendo conquistado a Taça da Liga na última temporada, a Taça de Portugal em uma oportunidade, a Taça Intertoto (foto) também em uma ocasião e a Segunda Divisão por duas vezes. Já o Vitória levou a Taça de Portugal e a Supertaça de Portugal, ambas por uma vez.

A disputa entre estes rivais é tão ferrenha que até no número de sócios é flagrante a rivalidade. Os vimaranenses se gabaram por muito tempo de terem mais associados que o rival, e de só não possuírem mais sócios que os três gigantes de Portugal, Porto, Benfica e Sporting. Apesar disso, com os sucessos dos últimos 10 anos, o Braga angariou um enorme contingente de sócios ultrapassando o rival.

Os clássicos tem sido manchados por recorrentes atos de violência. Em fevereiro deste ano uma partida entre o Braga-B e o Vitória-B foi encerrada decorridos oito minutos em função de um extenso conflito que aconteceu nas arquibancadas. O jogo aconteceu no Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães. Na ocasião ao entrar no Estádio, a torcida do Braga foi alvo de arremessos de cadeiras por parte da torcida organizada do Vitória (foto). Este é só um exemplo dos problemas que tem acontecido nos jogos.

Voltando o foco ao futebol, outro ponto muito interessante na rivalidade são os estádios. No tocante aos alvinegros de Guimarães é importante pontuar o nome do Estádio, D. Afonso Henriques, nome do “libertador” português do domínio Mouro. Além disso, a torcida vimaranense é a quarta em média de público em Portugal atrás dos conhecidos três gigantes. Da parte do Braga, a curiosidade fica por conta do local em que foi construído o Estádio, conhecido como “A Pedreira” (foto). Ele foi construído ao lado de uma montanha e se apoia sobre ela, formando uma imagem belíssima e levando-o a ser considerado um dos mais belos estádios de todo o mundo.



Outro ponto que gera rivalidade entre os clubes em foco, é a disputa para serem “os melhores dentre os demais”. Como há um flagrante abismo financeiro entre Benfica, Sporting (apesar da recente má fase) e Porto, os rivais lutam para conseguirem se colocar em posição de destaque na tabela, ou seja, lutam para ser a quarta força do futebol português.

Brasileiros nos clubes foram (e são) inúmeros. No elenco atual do Braga são seis brasileiros, destaque para o multifuncional Alan, há mais de cinco anos no clube. Já no Vitória são sete, dentre os quais evidencio o goleiro Douglas (foto) ex-Santos e Ipatinga (Atual Betim).


No campeonato atual, disputadas sete rodadas, o Braga é o 5º colocado e o Vitória de Guimarães o 9º, mas apenas dois pontos os separam. O líder é o Porto com 19 pontos.



Abaixo as atuais escalações das equipes:



Comentários

  1. Muito boa sua publicação!
    Muito bom o seu site!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo.
    É bom ver que no Brasil estão bem informados, e acompanham, o futebol português e esta rivalidade tão especial.
    Que como dizem, e muito bem, tem quase mil anos.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=HRTMPyzQSiA

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Parabéns de umm adepto do VSC :)

    ResponderExcluir
  5. excelente artigo.... Vitoria ate morrer

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo artigo. Entretanto o SC Braga foi campeão português de juniores (sub-19) no mês passado, conseguindo o seu 2º título no escalão. O Guimarães tem apenas 1 e ficou em último lugar na fase de apuramento de campeão deste ano. O SC Braga terminou, também, melhor classificado que o Guimarães nesta edição do campeonato português. Foi a 8ª vez nos últimos 10 anos que isso aconteceu! O Guimarães apenas se superiorizou por uma vez neste duelo particular, porque em 2006/07 eles disputaram a Segunda Divisão. São apenas mais algumas demonstrações de força dos Guerreiros do Minho, sobre os rivais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que cómico que és, participações do VSC na primeira liga 69, do clube além fronteira 56, ainda no ano passado ganhamos a segunda prova mais importante do nosso campeonato coisa que só os vossos avós sabem o que é ;) adeptos sem comparação Bairrismo coisa que por essas bandas ainda hoje não sabem o que é, basta fazer umas pesquisas para quem tiver duvidas que apareceram nos últimos anos mas apenas desportivamente mas nada ganharam apenas a taça da cerveja, para os esquecidos o ano em que sonharam ser campeões foi aqui que perderam os pontos preciosos, no ano passado ganhamos a taça quem foi que vos arrumou ;)

      Excluir
  7. Apenas para informar que não existe nenhum clube chamado Guimarães.
    Existe o Vitória Sport Clube cuja sede é em Guimarães mas que tem adeptos muito para lá do concelho em que "nasceu".
    E que no computo da sua História tem muito mais campeonatos disputados na 1ª liga que o seu vizinho de Braga.
    Para além de no confronto directo termos mais vitórias que o Braga.
    Apenas dados estatisticos mas que mostram bem quem é Maior.
    Porque se fossemos ao número de adeptos, de lugares anuais vendidos ou médias de assistência nos estádio a diferença ainda era maior.
    Aliás as maiores assistências no estádio municipal (o Vitória tem estádio próprio,complexo desportivo e pavilhão ao contrário do Braga que não tem património nenhum)de Braga são sempre nos jogos entre os dois clubes da cidade. O Benfica (que é de Lisboa mas de quem a maioria dos bracarenses são adeptos) e o Braga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é Maior...? O Vitória alguma vez foi vice-campeão? O Vitória alguma vez foi a uma final europeia? O Vitória alguma vez foi a uma fase de grupos da Champions por 2 vezes...? Quanto à maioria dos bracarenses serem adeptos do Benfica, convidava-o a vir cá ver um jogo contra o Benfica para lhe tirar todas as dúvidas em relação a esse mito. Até porque Braga não é uma aldeia apelidada de cidade, Braga tem quase 200 mil habitantes e muitos deles são estudantes de outras cidades que ficaram por Braga a viver e são adeptos de outros clubes.

      Excluir
    2. e traga um cachecol do benfica ao pescoço....

      Excluir
  8. Muito bem, tirando algumas imperfeições, é um bom trabalho, Saudações Vitorianas, QUEM NOS VIU NASCER NUNCA NOS VERÁ MORRER <3

    ResponderExcluir
  9. Faltou referir que nos últimos anos o Braga foi por 2 vezes à Champions League, foi finalista da Liga Europa e foi vice-campeão português, algo que os vitorianos só sonham.

    ResponderExcluir
  10. O Guimarães luta pelo 4º lugar? A sério? Há quantos anos isso não acontece?

    ResponderExcluir
  11. Guimarães nunca foi o palco de uma batalha com mouros mas sim com "espanhóis" o filho ganhou a batalha há mãe espanhola(batalha de S. Mamede),a partir daqui a história poderá contar de todas as batalhas tanto com Espanhóis como arabes(mouros),na conquista de terra. O vitória nunca se esqueceu dos grandes jogadores que envergaram a camisola,Edmur e Carlos Alberto(1958),Caiçara,Ernesto Paraíso,Lua,mas muitos mais jogadores Brasileiros passaram pelo Vitória,lembro do Geremias,Roldão,Ademir,Paulinho Cascavél e tantos outros.

    ResponderExcluir
  12. nos ultimos 11 anos o BRAGA foi 10 vezes as competiçoes da uefa nos ultimos 11 anos o BRAGA ficou 10vezes á frente do VSC.
    o Braga foi vice campeao foi á final da liga europa foi 2 vezes as champions nem em sonhos o VSC se compara ao braga

    ResponderExcluir
  13. pois luis cirilo mas o patrimonio que o VSC tem foi oferecido pela camara.

    ResponderExcluir
  14. Refira-se que o Sporting Clube de Braga nasceu em 1914 (com notícia num jornal regional), e depois volta-se a encontrar várias notícias a partir de 1919, tal como se pode comprovar nesta revista (fotocópia do original) - https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues/media_set?set=a.1647103332762.2075784.1092295810&type=3
    O Sporting Clube de Braga, tal como o Vitória de Guimarães, têm os registos de fundação de cada clube em 1921 e 1922, respetivamente, pois foi nessa altura que foram inscritos na Associação de Futebol de Braga.

    ResponderExcluir
  15. Caros leitores, o intuito da seção "Clássicos do Mundo" é exaltar a grandeza dos envolvidos. O fato de o Derby ser grande deve-se à expressão dos dois opostos, em uma via de mão dupla. Desavenças quanto ao tamanho dos clubes são sempre inócuas, afinal, os torcedores sempre exaltaram o ponto que mais lhes favorece. Peço-lhes, encarecidamente, que não façam deste espaço um campo de batalha. Noutro giro, quaisquer informações que contribuam para o maior acerto do texto, enriquecendo-o, são mais que bem-vindas! Obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
  16. Tem toda a razão.
    Peço desculpa de ter contribuído para a "batalha".
    Não voltará a acontecer.
    Mas vou ficar seguidor deste excelente blogue.
    Um abraço vitoriano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽