Anderlecht x Club Brugge: o grande clássico da Bélgica

Após apresentar ao leitor um pouco da história do grande clássico do futebol chileno, entre Colo-Colo e Universidade de Chile, conto um pouquinho do que cerca a maior rivalidade da Bélgica, entre Anderlecht e Club Brugge.



Diferentemente da maioria das grandes rivalidades do futebol mundial, a disputa entre Anderlecht e Club Brugge não é notória pela busca pelo domínio local. Les Mauves et Blancs (os roxos e brancos) do Anderlecht vêm da capital belga, e da União Europeia, Bruxelas (foto à direita), uma das cidades mais importantes do país.

Do outro lado, o Club Brugge, como o próprio nome denota, vem da cidade de Bruges (foto abaixo), uma das mais importantes do país. Conquanto sejam Bruxelas e Bruges duas das cidades mais importantes do país, as referidas urbes não são nem de longe as mais populosas do país. Bruxelas é a 5ª cidade mais populosa e Bruges a 6ª; estão à sua frente, Antuérpia (a mais populosa), Gante, Charleroi e Liége. Apesar disso, nenhuma dessas cidades move uma paixão pelo futebol tão forte quanto Bruxelas e Bruges.

Um dos clubes mais antigos da história do futebol belga, o Club Brugge foi fundado em 1891, com o nome de Brugsche Football Club. Apesar disso, em seu início o clube viveu dias conturbados. A língua oficial escolhida para o clube foi a flamenca, o que causou alguma discórdia entre os membros da equipe. Esse desacordo levou o clube a se dividir em dois. Nascia ali o Football Club Brugeois. Contudo, uma nova reviravolta aconteceria.

Poucos anos depois da cisão da equipe, uma crise financeira forte se abateu sobre ambos os clubes, o que os levou a se juntar novamente, sob o nome de Football Club Brugeois.  Vale ressaltar, ainda, que, curiosamente, a equipe originária (o Brugsche Football Club) se partiu ainda numa terceira, o Vlaamsche FC, que curiosamente seria um dos clubes que originaria o Cercle Brugge rival local do Club Brugge.

A seu tempo, o Anderlecht, clube mais vitorioso da Bélgica e representante principal da capital, foi fundado em 1908. Na ocasião, treze amigos – amantes de futebol – uniram-se no Concordia café, e optaram pela criação de sua própria equipe. No início a proposta dos criadores não era criar uma equipe profissional de futebol. Sem embargo, a partir do grande sucesso inicial do time nos jogos amistosos que realizou, os fundadores optaram, por fim, pela profissionalização.

Rivais em ação num dos últimos clássicos





Curiosamente, a rivalidade em foco, só ganhou força na década de 70. A verdade é que não havia até então qualquer motivo para o florescimento de algo mais forte entre as duas equipes. Não existia o fator local como propulsor, nem tampouco uma disputa pela supremacia do futebol nacional.

Até os anos 40, as duas equipes sequer tinham alguma representatividade no futebol nacional. Afora um único título nacional conquistado pelo Club Brugge, na longínqua temporada 1919-1920, os times passaram longos anos sem conquistas relevantes. Eis que, em meados da década de 40, o Anderlecht começou a trilhar sua bem-sucedida trajetória, que o levaria a ser a equipe mais vitoriosa do país. Entre 1946 e 1974 foram 16 títulos nacionais conquistados pelos roxo-brancos.

Equipe do Club Brugge vice-campeã da UEFA Champions League de 1978.

Acontece que, a partir da década de 70, uma nova força passou a ameaçar o domínio nacional do Anderlecht. Começava, em 1972, uma trajetória de muito sucesso do Club Brugge. Desde então, passou a ser registrada uma flagrante e cáustica relação de ódio e de desprezo entre os torcedores de Anderlecht e Club Brugge, nascia a maior rivalidade belga.

Mapa da Bélgica dividindo o país conforme o idioma falado
Além desse fator, outros dois que passaram a figurar nas disputas do derby foram a comum briga entre capital e interior e a disputa entre os representantes dos holandeses (do Club Brugge) e dos francófonos (do Anderlecht), expondo um dos principais problemas políticos do país.

No campo, os rivais se enfrentaram 78 vezes, pouco, se compararmos com outros grandes clássicos do mundo. Ao todo o Club Brugge leva vantagem, tendo conquistado 33 vitórias, contra 17 do Anderlecht. Ocorreram ainda 27 empates.

Apesar da superioridade no confronto direto do Club Brugge, quando o assunto são os títulos, quem se deu melhor foi o Anderlecht que conquistou o título nacional por 32 vezes, a Copa da Bélgica nove vezes, a Supercopa belga por 11 ocasiões, a UEFA Winner’s Cup por duas vezes, a UEFA Cup por uma vez e a Supercopa da UEFA por duas vezes. Já a equipe de Bruges conquistou o Campeonato Belga 13 vezes, a Copa da Bélgica por 10 vezes e a Supercopa belga por 13 vezes.
Ingresso da Final da UEFA Cup de 1983.

As equipes belgas contaram com os préstimos de alguns jogadores brasileiros. Do lado roxo e branco da rivalidade os destaques são o ex-atacante formado na base do Atlético Mineiro, Reinaldo (foto à esquerda - não aquele, mas um homônimo que fez sucesso na década de 90) e também o lateral-esquerdo Triguinho, que passou por São Caetano, Botafogo e também pelo Atlético Mineiro.  Já o Club Brugge, contou, destacadamente, com o atacante Victor Simões (foto à direita).

Na temporada em curso a liderança do Campeonato Belga está nas mãos (ou nos pés) do Standard Liége. O Club Brugge é o segundo colocado e o Anderlecht o terceiro. O atual campeão é o Anderlecht.


Abaixo as atuais escalações das equipes:




Comentários

  1. Muito obrigado pelo post, gosto bastante de ler sobre o futebol em países diferentes, na Bélgica adquiri uma simpatia pelo Lierse SK...

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, porém discordo quanto ao clássico Club Brugge x Anderlecht ser o de maior rivalidade e portanto o clássico mais importante da Bélgica. O clássico Standard de Liège x Anderlecht é conhecido como o "Dérbi da Bélgica" em função da rivalidade entre as duas equipes que teve o seu auge quando da transferência de Steven Defour do Standard para o Anderlecht, depois de breve passagem pelo FC do Porto. https://edition.cnn.com/2015/01/26/football/football-red-or-dead-banner-standard-liege/index.html Tenho ingressos desses e de centenas de clássicos mundo afora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽