Red Bull Salzburg e seu ataque de 100 gols

Vem do futebol austríaco um dos ataques mais avassaladores do futebol mundial. Ao contrário dos ataques poderosos de grandes clubes como Barcelona, Real Madrid, Manchester City ou Liverpool, o Red Bull Salzburg não conta com grandes estrelas em seu ataque, mas, apesar disso, tem mostrado uma eficiência de dar inveja em muitos clubes de porte superior ao seu. Juntos, Kevin Kampl, Sadio Mané, Jonathan Soriano e Alan marcaram, na temporada, 100 gols e criaram 76 assistências. Falo um pouco sobre cada um deles.




Kevin Kampl – Ponta Direita – 12 gols e 25 assistências em 41 jogos

Nascido na Alemanha, Kevin Kampl é filho de pais eslovenos da cidade de Maribor, próxima da Áustria. Assim, optou por defender a seleção de suas origens familiares. Hoje com 23 anos, começou sua carreira na base do Bayer Leverkusen, clube que foi a sua casa durante 14 anos (entre 1997 e 2011). Apesar do longo tempo em que permaneceu no clube fez apenas um jogo oficial pelo time principal, tendo sido emprestado ao Greuther Fürth, onde também não conseguiu destaque.

Sua carreira começou a mudar quando atuou no modesto VfL Osnabrück, da terceira divisão alemã. Lá teve sequência e se destacou, chamando a atenção do VfR Aalen da segunda divisão germânica, onde permaneceu por pouquíssimo tempo, mudando-se para o Red Bull Salzburg na mesma janela. Na Áustria desde 2012, já disputou 67 jogos, marcou 16 gols  e criou 36 assistências. Seus trunfos são sua velocidade, criatividade e dribles. Apesar de ser, normalmente, afeito ao jogo pelo lado direito, gosta de circular por todo o ataque.

Há rumores de que o atleta interessa ao Liverpool e ao Arsenal.























Sadio Mané – Ponta Esquerda – 19 gols e 16 assistências em 41 jogos

Jogador senegalês, Mané, de 21 anos, começou sua carreira no modesto Metz da França. Em 2011-2012, sua primeira temporada como profissional, disputou 20 jogos e não teve um desempenho numérico dos melhores. Marcou apenas um gol e proveu uma assistência.

Desde que foi contratado pelo Red Bull, disputou 69 partidas, anotou 38 gols e fez 26 assistências, firmando-se como um perigosíssimo ponta esquerda. Grande velocidade e dribles objetivos  são as principais características do jogador.

Presença frequente na seleção senegalesa - pela qual disputou, inclusive, os últimos Jogos Olímpicos, em Londres - , tem sido apontado como possibilidade no Manchester City e no Newcastle United, em negociação que giraria em torno de £ 10 Milhões.























Jonathan Soriano – Atacante – 40 gols e 19 assistências em 31 jogos

Principal referência do ataque austríaco, Soriano é um atacante espanhol que sempre deixou sua marca por onde passou. Longe dos holofotes que cercam grandes estrelas como Fernando Torres, David Villa, Álvaro Negredo ou Diego Costa, é o atacante hispânico que mais gols marcou na atual temporada – sendo, ainda, o principal artilheiro da Europa League.

Cria do Espanyol, da cidade de Barcelona, não se firmou na equipe, fazendo fama no Espanyol B e no Barcelona B. No primeiro marcou 32 gols em 70 jogos e no segundo 54 gols em 79 jogos. Antes, já havia se destacado na seleção espanhola sub-17, onde anotou 18 gols em 15 jogos.

Seus números no Red Bull são impressionantes. Em 84 jogos, marcou 74 gols e contabilizou 28 assistências. É um matador por essência, sendo bom finalizador e estando sempre bem colocado na área adversária.

Celtic, Valencia, Málaga e Rayo Vallecano já demonstraram interesse no centroavante de 1,80m.























Alan – Atacante – 29 gols e 16 assistências em 35 jogos

Atacante que passou pela base de Guarani, Londrina e Fluminense, onde se profissionalizou, o brasileiro Alan teve um início de carreira muito interessante com a camisa do Fluminense. Com faro de gol apurado, tornou-se uma ótima alternativa ao ídolo tricolor, Fred e ganhou oportunidades na seleção brasileira sub-20. Em 2010, aos 21 anos, decidiu deixar o clube carioca e rumou para o futebol austríaco.

Desde que chegou, Alan disputou 92 jogos, marcou 61 gols e deu 28 assistências. Contudo, apesar dos bons números, o atacante sofreu muito com uma grave lesão nos ligamentos do joelho, que o afastou por mais de um ano.

Hoje, com 24 anos, o atacante que tem boa técnica, considerável velocidade e instinto artilheiro voltou a viver grande momento. É outro que interessaria ao Newcastle United. 























O  Time

Na atual temporada, o Red Bull Salzburg lidera o campeonato austríaco com sobras. Em 27 jogos disputados, conquistou 21 vitórias e quatro empates, perdendo, apenas, dois jogos. Com 23 pontos de superioridade sobre o segundo colocado, o SV Grodig, a equipe tem o impressionante saldo positivo de 70 gols, tendo marcado 93 e sofrido 23.

Além dos quatro destaques ofensivos, o clube tem ainda como algumas de suas referências o goleiro húngaro Péter Gulácsi, ex-Liverpool, o zagueiro brasileiro André Ramalho, de 22 anos, autor de seis gols na temporada, que chegou à equipe vindo da “filial” brasileira, o Red Bull Brasil, e o meia central norueguês Valon Berisha, criado no Viking e que nesta temporada já marcou, pelo clube, sete gols e deu 11 assistências.

Comentários