Depay pode ser a melhor notícia da "Era Pós-Ferguson”

Profissional desde os 17 anos, campeão mundial sub-17 em 2011, terceiro colocado na Copa do Mundo e o grande craque de um elenco do PSV que tirou o clube de Eindhoven de uma fila que incomodava há seis anos, Memphis Depay acaba de fechar com o Manchester United e pode representar a melhor notícia que o torcedor dos Red Devils recebeu na "Era Pós-Ferguson".



Como? A melhor notícia? Como é possível pensar isso considerando que jogadores consagrados do porte de Angel Di María, Juan Mata e Falcao García já desembarcaram em Old Trafford no período mencionado? A resposta vem fácil. O simples fato de terem vindo não fez com que se tornassem peças-chave na engrenagem inglesa. Até agora, os referidos craques são apenas sombra de um passado recente – embora o espanhol viva bom momento.

Comandado por Louis van Gaal no bem-sucedido Mundial holandês em terreno tupiniquim – tendo marcando, inclusive, dois gols –, Depay chega à Inglaterra com o aval e a boa vontade de seu ex e atual comandante. Embora já seja um jogador com história própria e consideráveis feitos, ainda não é uma estrela de nível mundial e, tomando por base sua juventude, mostra grande margem de evolução.

Ao longo de sua trajetória, van Gaal acumulou, além de bons trabalhos, a responsabilidade pela evolução de muitos jovens. Thomas Müller e Bastian Schweinsteiger no Bayern de Munique, Xavi e Andrés Iniesta no Barcelona e toda uma safra no Ajax (os irmãos De Boer, Clarence Seedorf, Edgar Davids, Edwin van der Sar, Patrick Kluivert, dentre outros) são apenas alguns exemplos. Hoje, no United, o comandante tem apostado muitas fichas no zagueiro Patrick McNair e no atacante James Wilson. Além deles, o brasileiro Andreas Pereira, o meia-atacante Nick Powell e o zagueiro Tyler Blackett têm recebido atenção especial do comandante.

Isso tudo facilita a adaptação do garoto à realidade do gigante inglês. Além disso, as presenças de outros neerlandeses (Robin van Persie e Daley Blind) só somaria ao garoto.

“Sim, a sensação (de voltar a ser treinado por van Gaal) foi boa. Eu conheço o treinador muito bem. Nós temos um bom relacionamento. Foi um pouco difícil com toda a especulação sobre o meu futuro, mas agora eu escolhi assinar com o Manchester United e meu sonho se realizou. Isso mostra que eu cresci como um jogador,” disse Depay ao site ESPNFC.com.


Embora não venha reforçar o setor mais carente do maior vencedor do Campeonato Inglês – muito pelo contrário –, o jogador traz muita qualidade técnica, velocidade, raciocínio rápido e capacidade de finalização apurada (como confirmam seus 27 gols em 38 jogos na temporada 2014-2015), características fundamentais em uma liga com a intensidade da Premier League.

Precisando se confirmar como grande jogador, Depay ainda tem muito a provar, diferentemente das grandes estrelas já consagradas de que dispõe van Gaal. Para saber a importância disso, basta comparar a diferença de desempenho de Ander Herrera, jogador em ascensão, com o do já consagrado Di María na temporada atual (o primeiro, que atua na faixa central do campo, marcou sete gols; o segundo, jogador mais ofensivo, balançou as redes apenas quatro vezes).

Depay agregará talento ao United. Se até mesmo o já testado e, na maior parte das vezes, rejeitado, Ashley Young tem tido destaque, é difícil imaginar a extensão do benefício da vinda do holandês. Além disso, sua intensa movimentação pode potencializar o desempenho das outras estrelas – mormente Wayne Rooney –, que passarão a ter uma ótima opção com quem dialogar.

Por essas razões, a expectativa é enorme. Por 25 milhões de libras, o United dá ao seu torcedor aquele que poderá ser o melhor presente da “Era Pós-Ferguson”. Van Gaal precisará se provar valioso na próxima temporada e a aposta em Depay, um dos jovens mais valiosos do mundo, mostra que o comandante não veio para brincar.

“Ele é um ponta goleador e não há muitos como ele no mundo,” disse van Gaal à MUTV.

Comentários