Na Turquia, Eto’o mostra que não se cansa de marcar gols

Lá se vão 18 temporadas desde que Samuel Eto’o estreou como futebolista profissional. Lembrado pela qualidade do futebol de seus melhores dias, sobretudo vestindo as camisas de Barcelona e Inter de Milão, o camaronês sempre foi conhecido como um dos mais prolíficos centroavantes do mundo. Sua velocidade, capacidade de finalização e faro de gol foram, desde sempre, as características que o consagraram. Todavia, após viver últimas temporadas apenas regulares, Eto’o arrancou para 2015-2016 com tudo, mostrando que ainda não pode ser considerado um ex-jogador.

Samuel Eto'o Antalyaspor

Histórico recente


Desde que deixou a Inter, com o fim da temporada 2010-2011, Eto’o vem pintando uma imagem nublada acerca de sua carreira. À época, seu destino foi o Anzhi Makhachkala, clube do Daguestão que acabara de se tornar um “novo rico” e possuía um projeto ambicioso. Ganhando um salário astronômico (aproximadamente €20 Milhões por ano, segundo veiculado à época), o jogador chegou ao clube como a grande estrela.

Lá, disputou duas temporadas completas e continuou mostrando seu faro de gol, com 36 tentos em 73 jogos. Todavia, convencido por José Mourinho, que o treinara na Inter, e em função do “fim do sonho do Anzhi”, com o esgotamento dos investimentos, Eto’o voltou a um grande centro, retomando a vida sob os holofotes. Em 2013-2014, o camaronês desembarcou em Londres para vestir a camisa do Chelsea.

35 partidas e 12 gols depois – além de uma polêmica com o treinador português quando à idade do atacante – o jogador deixou Stamford Bridge por baixo, como todo o ataque dos Blues (trocado por completo, saíram Fernando Torres, Eto’o e Demba Ba e chegaram Diego Costa, Loïc Rémy e Didier Drogba). Desejando ainda seguir na Premier League, firmou pelo Everton, onde também não obteve sucesso.

20 jogos depois de sua chegada e com quatro gols marcados, Eto’o deixou Goodison Park na metade da temporada e seguiu para a Sampdoria, buscando retomar sua forma onde vivera seus últimos grandes momentos, na Itália. A despeito disso, seu desempenho foi ainda pior do que o demonstrado no clube de Liverpool e o jogador voltou a estar disponível no mercado ao final da temporada 2014-2015. Veio, então, a oportunidade no Antalyaspor.

Oportunidade em clube de pequeno porte


Contratado pelo modesto clube da bela cidade de Antalya, ao sul da Turquia, o jogador deu nova margem para os maldosos comentários em relação a sua forma, voltando a ser classificado como um “ex-jogador”. Apesar disso, o atleta nem tem idade tão avançada ainda – 34 anos – e tem mostrado novamente que não está acabado.

Acompanhado por figuras como as do rodado Jean Makoun, seu companheiro na Seleção de Camarões, a do defensor tcheco Ondrej Celustka, ex-Nuremberg e com passagem por clubes de Inglaterra e Itália, e do goleiro Rais M’Bolhi, que ficou conhecido pelo público mundial após suas fantásticas performances à frente da meta da Seleção da Argélia, Eto’o voltou a brilhar.

Capitão do time, o experiente atacante balançou as redes cinco vezes em seis partidas e alguns desses gols foram belíssimos, lembrando o jogador dos tempos da Catalunha e de Milão. Não à toa, sua equipe, que jamais conquistou o Campeonato Turco, figura na quinta colocação do torneio, atrás apenas do tradicional trio formado por Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray e do Ankaraspor.

Eto’o pode não ser mais o mesmo de outros tempos, mas mostra que ainda assim sabe o caminho para as redes adversárias.


Dupla com Guilherme


Jogador que viveu as mais variadas emoções no Atlético Mineiro, com um início péssimo de trajetória, muitas lesões durante todo o período e momentos de glória, como contra o Newell’s Old Boys, pela Copa Libertadores de 2013, e contra o Corinthians, na Copa do Brasil de 2014, Guilherme é um jogador que sabe tratar bem a bola e pode potencializar o desempenho de Eto’o.

Com especial visão de jogo, o brasileiro tem uma facilidade muito grande para enxergar espaços e encontrar seus companheiros em situações favoráveis. Como o jogador vive uma carreira cercada por altos e baixos é difícil apontar, com certeza, que o jogador conseguirá formar boa dupla com Eto’o, mas o fato é que seus estilos se encaixam. Em sua estreia, o brasileiro marcou um belíssimo gol, mostrando estar disposto a brilhar em seu novo desafio – bom para Eto’o.

A qualidade técnica e a capacidade para marcar gols do camaronês nunca foram postas em dúvida por ninguém. Suas escolhas todavia o foram. Não obstante, aquele movimento que poderia atestar que o jogador já não estava tão interessado em jogar seu melhor futebol – após fracassos na Inglaterra e na Itália – está revelando justamente o contrário: a constante fome de bola do craque, que, mesmo jogando em um clube de pouca expressão, não se cansa de fazer gols. 

Comentários