Felipe Anderson é o que o Manchester United precisa?

O noticiário europeu tem sido frequentemente preenchido por linhas que ligam o brasileiro Felipe Anderson, atleta da Lazio, ao poderoso Manchester United. As cifras de uma eventual negociação girariam em torno de 50 milhões de euros, segundo o conceituado jornalista Gianluca Di Marzio. Embora a equipe da capital italiana mostre-se resistente à negociação, os Biancocelesti já estariam em busca de Geuvânio, outra cria do Santos, para substituir seu camisa 10. No entanto, os Red Devils estão certos em buscar o jogador?



Em minha visão, por algumas razões, não. Por que um clube que já conta com várias apostas para o setor ofensivo contrataria outra, ainda mais a peso de ouro? Pensar em Felipe Anderson de outra forma é ingenuidade. O jogador nunca foi unânime no Santos e sequer apresenta números extremamente consistentes com a camisa da Lazio que justifiquem as aludidas cifras. Sua temporada atual é fraca e em nada se parece com a última, a qual deu-lhe o grande status de que goza agora.

Tendo figuras como Memphis Depay, Anthony Martial (foto), Jesse Lingard, Adnan Januzaj (que voltou de um malfadado empréstimo ao Borussia Dortmund), Nick Powell e Andreas Pereira para maturar, seria correto contratar Felipe Anderson? Caso estivéssemos falando de um jogador de classe mundial, com uma longa sequência de êxitos, o negócio até valeria, mas este não é o caso e o clube deveria rever suas prioridades. A defesa deveria ser uma delas.

Incontáveis são os turnos em que os Red Devils entraram em campo com a defesa completamente remendada. Daley Blind, Marcos Rojo, Matteo Darmian, Ashley Young e Michael Carrick são alguns dos nomes que já foram utilizados em várias posições, sem, contudo, destacarem-se.

Embora as estatísticas não mostrem um desempenho ruim (o clube é a segunda melhor defesa da Premier League), o setor defensivo do United apresenta constantes e preocupantes deficiências e não se vê sinal de reforço por ali. Muito do fraco desempenho defensivo do United é mascarado pelas brilhantes intervenções do goleiro David De Gea, que tem média de 2,56 defesas por jogo, segundo maior número dentre os arqueiros titulares das equipes da primeira metade da tabela da Premier League. 

O citado brasileiro dá mostras de que pode se tornar um grande jogador no futuro, mas ainda não o é. Com 50 milhões de euros, o Manchester United certamente conseguiria reforçar sua tão criticada retaguarda. Como comprova a especulação em foco, dinheiro não anda faltando em Old Trafford.

Quando a imprensa liga jogadores da estirpe de Thomas Müller, por exemplo, a um negócio milionário para os Red Devils, é absolutamente compreensível, uma vez que o jogador tem mostrado grande eficiência ao longo dos anos o que, novamente, não é o caso de F. Anderson.



Na atual temporada o jogador da Lazio disputou 19 partidas no Campeonato Italiano e é apenas o 116º colocado no ranking de jogadas criadas. Além disso, justificar a fraqueza deste desempenho com a má fase do time é equivocado, posto que o brasileiro é apenas o oitavo jogador de sua equipe que mais cria ocasiões de gols, com 11. Em sua frente estão Ricardo Kishna, Senad Lulic, Stefan Radu, Keita Balde, Marco Parolo, Antonio Candreva e Lucas Biglia.

É claro que no futebol já está inequivocamente comprovado que a lógica nem sempre atua e, assim sendo, caso se concretize o negócio, Felipe Anderson pode confirmar-se a peça que faltava para conduzir o clube a uma evolução e à retomada do caminho construído por Sir Alex Ferguson durante vários anos. No entanto, as evidências e fatos não indicam isso. Várias são as possibilidades que o clube tem pelo citado valor e há maiores problemas do que o setor ofensivo do elenco, embora seu desempenho – como o de todo o time – seja insatisfatório na temporada.

Comentários

  1. Definitivamente é um jogador que o Manchester não precisa, jogador com um poder de desagradar torcedores incrível.

    ResponderExcluir
  2. Como ressaltei no texto, partilho da sua opinião, Luan.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição! ⚽