Shelvey e a expectativa de apoio a Wijnaldum

O Newcastle é uma equipe da Premier League em que sempre se deposita muita expectativa, temporada após temporada. Com orçamentos respeitáveis e contratações de impacto, os Magpies sempre deixam a impressão de que brigarão por posições na metade de cima da tabela, decepcionando seus torcedores ao final das temporadas, no entanto. Nos últimos dez anos, o clube terminou entre os dez primeiros em apenas três ocasiões, tendo sido, inclusive rebaixado. É com esta realidade que o clube alvinegro convive em 2015-2016, a possibilidade de descenso, que só não é mais aterrorizante em função do desempenho de Georginio Wijnaldum, que ganhou recentemente um novo parceiro de meio-campo, Jonjo Shelvey.



Wijnaldum é uma das grandes esperanças de uma Seleção Holandesa que titubeia fortemente após uma boa aparição na Copa do Mundo de 2014. Versátil, pode atuar em todas as posições do meio-campo e inclusive encostar nos atacantes. Sendo também útil como elemento surpresa, é o grande destaque de uma temporada fraca do Newcastle. Recém-contratado junto ao PSV Eindhoven, por £14 milhões, o atleta encaixou-se rapidamente à proposta dos Magpies e vem sendo uma das poucas razões de sorrisos no St. James Park.

Atuando quase sempre como meia-atacante, o holandês chegou ao absurdo de marcar quatro tentos em uma mesma partida, contra o Norwich, na 9ª rodada da atual edição da Premier League – um dos poucos resultados de que pôde se orgulhar o torcedor do nordeste da Inglaterra. Além disso, é responsável por 37,5% dos gols do Newcastle no Campeonato Inglês, isto sem sequer atuar como referência no ataque.


Embora seja indiscutivelmente bom o desempenho individual de Wijnaldum, falta a seu clube outras peças que dialoguem com o holandês. Apesar de possuir jovens e bons valores, casos de Ayoze Pérez, Florian Thauvin e Aleksandar Mitrovic, por exemplo, falta um jogador capaz de trocar bolas e alternar funções com Wijnaldum, desafogando o jogo da equipe e evitando que o futebol da mesma limite-se a uma figura. Este jogador pode ser o recém-contratado Jonjo Shelvey, que aos 23 anos ainda tem status de promessa e viveu bons momentos com as camisas de Charlton, Liverpool e Swansea City.

“Ele traz futebol. O que você pode ver no primeiro gol (contra o West Ham), os outros jogadores estavam muito próximos, mas ele ainda me encontrou entre as linhas. Eu só escorei para o Ayoze chutar. No segundo gol, seu passe para Daryl (Janmaat) foi magnífico. Isso é algo de que precisávamos. Podemos usar um jogador como ele. Já sabemos que é um bom jogador, porque jogamos contra ele. Estamos todos felizes por ele estar aqui, ele pode trazer mais futebol para o time”, Wijnaldum disse após a partida contra o West Ham.

O novo atleta dos Magpies vivia má fase nos Swans, assim como quase todo o time, que, como o Newcastle, luta contra o rebaixamento, sendo o atual 17º colocado, com superioridade de um ponto em relação aos alvinegros do nordeste. Shelvey havia perdido a titularidade do clube galês, mas já demonstrou que tem talento, embora seja instável.

Já em seu jogo de estreia, o inglês cumpriu bem o seu papel e ajudou o Newcastle a vencer o West Ham, que faz boa campanha na Premier League. Com 92% de aproveitamento nos passes, com média de 21m de comprimento, e 60% de acerto nos desarmes, já começou a mostrar o futebol que levou o clube alvinegro a apostar em seu futebol, mesmo em face de seu mau momento no Swansea.

“(O Newcastle) É um lugar fácil para vir e jogar futebol, para ser honesto com você. Os torcedores estão te apoiando, e há alguns grandes jogadores no vestiário. Normalmente toma um pouco de tempo para os jogadores se encaixarem, mas eu me sinto em casa. (No jogo contra o Newcastle) Os jogadores estavam lendo meus passes muito bem e os caras estavam entrando em posição, então foi simplesmente fácil. Pensei que seria muito mais difícil do que esta semana tem sido, mas tem sido perfeito”, disse Shelvey após a vitória contra o West Ham à TV Newcastle.

Sentindo-se bem em seu novo clube, Shelvey tem mais uma chance de mostrar seu talento e evoluir, voltando a ser opção para a Seleção Inglesa e atingindo um patamar de qualidade mais alto. Quem comemora, além do torcedor do Newcastle, é Wijnaldum, que conta com um novo e talentoso parceiro no meio-campo, um jogador para dividir as responsabilidades e que pode, até mesmo, ajudá-lo a alcançar um nível de performances ainda melhor.

Comentários