A agonia de Doha

O futebol japonês vem conquistando uma reputação desde o início da década de 1990. Nesse período, os nipônicos apostaram muitas fichas na contratação de craques, sobretudo brasileiros. Gente da estirpe de Amoroso, Leonardo ou Edílson passou pela Terra do Sol Nascente. No entanto, é Zico o personagem mais ligado ao desenvolvimento do futebol no país. O Galinho de Quintino chegou ao Japão e levou consigo holofotes; era veterano mas ainda teve tempo de dar contributo inestimável, ajudando, inclusive, na formação da J. League, o que ocorreu em 1992. Foi nesse momento, contudo, que a Seleção Japonesa sofreu um dos mais duros reveses da história do futebol. O palco? Doha.

Japan Iraq Qualifiers Doha World Cup 1994
Foto: Desconhecido/ Arte: O Futebólogo

* Texto originalmente publicado em leiacorner.com.br

Era o final de outubro de 1993 e as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994 se encaminhavam para o término. O Japão enfrentava o Iraque em busca do inédito: nunca havia disputado um Mundial; estava a uma vitória de seu objetivo e tudo ia bem. Então, era o líder na tabela, seguido de perto pela Arábia Saudita e tendo, à espreita, Coreia do Sul, Iraque e Irã, todos com chances de avanço. Porém, dependendo dos demais resultados, até mesmo um empate poderia classificar os japoneses, já que possuíam o melhor saldo de gols.

Existia também todo um contexto político por trás da competição. Irã e Iraque, que ainda tinham chances de classificação, possuíam contra si impostas sanções pelos Estados Unidos da América, que sediariam a competição no ano seguinte e não era certo se seria permitido às nações a disputa do certame, em caso de classificação. Para conter possíveis animosidades nas partidas decisivas, haviam sido escalados árbitros europeus de indiscutível experiência. No entanto, nada disso acabou lembrado, simplesmente porque nenhum desses países avançou.

Rolou a bola. Sob a batuta do holandês Hans Ooft (o primeiro estrangeiro a dirigir a Seleção Japonesa), os campeões da Copa da Ásia de 1992 haviam saído na frente logo aos cinco minutos, com gol de Kazu, velho conhecido das torcidas de Palmeiras, Coritiba e Santos — para nomear apenas alguns do clubes pelos quais passou em território brasileiro. Após finalização de Kenta Hasegawa, o atacante se aproveitou da bola que ressaltou na trave e cumprimentou as redes.

Aos nove da etapa final, Radhi Shenaishil empatou, mas Masashi Nakayama devolveu aos japoneses a liderança no placar aos 35', a partir de um lance do nipo-brasileiro Ruy Ramos. Em pouco mais de dez minutos, os Samurais Azuis confirmariam sua ida à terra do Soccer. Não contavam, todavia, com a interferência de Jaffar Omran Salman. 

Eliminatórias Copa do Mundo 1994 Japão Iraque
Foto: Others/ Arte: O Futebólogo
O jogo estava à mil, com lances perigosos de ambas as partes, quando o iraquiano, no apagar das luzes, marcou de cabeça — curiosamente, após cobrança de escanteio curto, movimento tão abominado no mundo da bola. Chegava ao fim o sonho nipônico.

“Estivemos vencendo, jogando tão bem, e havia muita crença em nosso time. O futebol tinha alcançado esse novo nível e os japoneses estavam empolgados com a chance de jogar a Copa do Mundo [...] O final do sonho, da forma como foi, foi devastador. Eu vi homens adultos chorarem”, disse Nakayama ao site oficial da FIFA. 

Por sua vez, em reportagem veiculada na revista The Blizzard, Ooft, o treinador do time, foi ainda mais expressivo ao falar do ápice da partida: “Eu sabia naquele momento que havia acabado. Porque no momento em que o árbitro apitasse o reinício ele apitaria novamente. Tinha acabado. Merda”.

Em pouco tempo, esvaiu-se toda a esperança do país. Isso porque, no mesmo horário, a Arábia Saudita bateu o Irã por 4 a 3 e a arquirrival Coreia do Sul conquistou vitória sonora contra sua antagonista do Norte, inapelável 3 a 0. Chamado de “Agonia de Doha” pelos japoneses, o encontro ocorrido no estádio Al-Ahly é lembrado pelos classificados sul-coreanos como o “Milagre de Doha”. Tudo dependendo do viés orientador da interpretação do fato.

Depois de liderar o Grupo F, deixando pelo caminho Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Bangladesh e Sri Lanka, os japoneses avançaram à fase final e a lideraram até o clímax da disputa. Por um gol sofrido nos acréscimos ou dois marcados pela Coreia do Sul, que lhe conferiram vantagem no saldo de gols, o Japão teve que esperar mais quatro anos para, enfim, deixar de ser virgem em Mundiais. É importante notar, não obstante, que toda essa conjuntura de drama teatral serviu apenas para manter os japoneses motivados.


Nos anos que se seguiram, a J. League se manteve em expansão e a primeira geração de atletas de maior destaque do país foi se forjando. Tanto no Mundial sub-20 de 1995 quanto no de 1997, o país superou a primeira fase. Na Copa do Mundo de 1998, já estavam presentes jovens como Hidetoshi Nakata (21), Shinji Ono (18), além do goleiro Yoshikatsu Kawaguchi (22). Em 2002, os japoneses co-sediaram o Mundial com a vizinha Coreia do Sul e aos poucos foram deixando de despender grandes quantias em craques reconhecidos. 

Desde 1998, o país emplacou classificações para todos os torneios ocorridos até 2018. Aos poucos, o futebol japonês é reverenciado pela estrutura que foi montada e pelo aumento de sua qualidade. Tudo começou no final dos anos 1980 e início dos 90. Nem um verdadeiro momento de agonia, vivido em 1993, foi capaz de aplacar o desenvolvimento dos Samurais Azuis.

Comentários