sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como estão vocês? - Os Brasileiros na Copa Libertadores

Finalizada a fase de grupos da Libertadores temos um panorama muito positivo para o futebol brasileiro. Dos seis clubes brasileiros, os seis avançaram para as oitavas de final. Apesar disso, alguns caminhos não foram nada fáceis, São Paulo, Grêmio e Fluminense, só se classificaram na última rodada. O Palmeiras na raça classificou-se faltando uma rodada. Atlético e Corinthians foram as equipes com classificação mais tranquila. Trago agora as campanhas de todos os brasileiros bem detalhadas.


Atlético Mineiro

No início do torneio, o grupo 3 foi considerado por muitos analistas o grupo da morte. Alheio a esse título, o Atlético sobrou. Duas goleadas sobre o Arsenal de Sarandi 5x2 na Argentina e no Horto, duas vitórias por 2x1 sobre o The Strongest, mesmo contra a altitude, e uma vitória sobre o São Paulo 2x1 em BH somada a
uma derrota para o mesmo em SP foram os resultados do time. O quarteto ofensivo formado por Jô, Bernard, Diego Tardelli (foto) e o regente Ronaldinho Gaúcho (foto), bem suportado pelos volantes e zagueiros, Pierre, Leandro Donizete, Réver e Leonardo Silva foi muito eficiente. Houve um deslize no jogo final contra o São Paulo no Morumbi. Neste encontro o time realmente esteve abaixo das expectativas. Apesar disso assegurou a primeira colocação geral do torneio e enfrentará novamente o rival paulista.





Classificação geral: 1°.
Próximo confronto: Atlético x São Paulo.

São Paulo

Rival do Galo no grupo 3, o São Paulo suou para passar. Sua trajetória foi muito instável, instaurou-se uma crise, muitos relataram uma Lucas-dependência e o time não apresentou grande futebol. Mas o clube tem elenco e um treinador competente. E buscou forças para frente ao Atlético garantir sua classificação. O clube paulista bateu o The Strongest em casa por 2x1, empatou com o Arsenal 1x1, perdeu para ambos por 2x1 e como já falado venceu um jogo e perdeu o outro para o Atlético. Classificou-se em último e enfrentará o Atlético. Apesar disso não se deve duvidar do seu potencial, afinal conta com grandes e decisivos jogadores como o Goleiro Rogério Ceni, os atacantes Luis Fabiano e Osvaldo, o meia Jadson e o volante Denílson. O confronto contra o Galo promete muito.

Classificação geral: 16°.
Próximo confronto: São Paulo x Atlético.

Corinthians


Atacante Guerrero
Jogando em um grupo cujo maior problema eram as longas viagens o Timão não teve grandes problemas. O clube ficou mesmo marcado nessa fase pelo incidente na Bolívia, o qual resultou na morte de um jovem torcedor do San José. Mantendo uma base de jogadores e o seu jeito de jogar conseguiu classificar-se em primeiro com o mesmo número de pontos do Tijuana. Na altitude de Oruro o atual campeão conseguiu um empate 1x1. Em casa e fora bateu o Millionários da Colômbia, em casa 2x0 e fora 1x0. No México, saiu derrotado por 1x0 jogando num campo de grama sintética. Em casa bateu ainda o Tijuana e o San José ambos por 3x0. Na próxima fase pega o temido Boca Jrs, que não fez  grande campanha, mas é um time do qual não se pode duvidar, até porque em má forma ou não tem o craque Riquelme. Que o Corinthians não duvide disso.

Classificação geral: 4°
Próximo confronto: Corinthians x Boca Jrs.

Palmeiras

Raça e dedicação. Apoiado nessa dupla de atitudes o Palmeiras conseguiu o que muitos duvidaram, passou para a próxima fase da Libertadores. Rebaixado para a segunda divisão e sem seu melhor e mais importante jogador, o atacante Barcos que foi para o Grêmio, o verdão se superou. Charles (foto) ex-volante do Cruzeiro com alguma experiência no torneio foi duas vezes destaque marcando gols importantes. Em sua trajetória o alviverde venceu o Sporting Cristal por 2x1 e perdeu por 1x0, perdeu para o Libertad por 2x0 e bateu-o por 1x0, perdeu

para o Tigre 1x0 e venceu-o por 2x0. A torcida abraçou o clube, e este deu o retorno na hora certa. Com muita disposição jogadores esforçados como o meia Souza, que voltou ao clube, e o atacante Vinícius oriundo da base, se destacaram e o Palmeiras seguiu para as oitavas onde enfrentará o Tijuana, adversário complicado.

Classificação geral: 11°
Próximo confronto: Palmeiras x Tijuana.

Grêmio


O Grêmio de Vanderlei Luxemburgo montou um elenco muito caro, mas não correspondeu às expectativas. Passou, mas não apresentou grande futebol. O clube que tem os selecionáveis Barcos (foto), Vargas, Fernando e André Santos, jogadores de grande carreira como Dida, Cris, Zé Roberto e Elano, jogou pro gasto e não encontrou o entrosamento necessário. Contra o Huachipato do Chile saiu derrotado 2x1 em um encontro e no outro empatou 1x1, contra o Caracas venceu 4x1 em casa e perdeu 2x1 fora. Seu grande momento foi a partida contra o Fluminense no Rio. 3x0. Mas na volta empatou 0x0. Na próxima fase enfrenta o Santa Fé-COL. O Grêmio tem potencial para muito mais do que tem mostrado, agora no mata-mata é hora de vermos até onde o time do multi-campeão Luxa vai.



Classificação geral: 15°

Próximo confronto: Grêmio x Santa Fé-COL

Fluminense



Campeão Brasileiro em 2012, o Fluminense fez uma campanha apenas razoável na fase de grupos. Mas é bom dizer que vem jogando sem seus principais jogadores, Deco, Thiago Neves e Fred. A torcida se mantém receosa quanto a presença de alguns jogadores, destaca-se nisso o volante da confiança de Abel Braga Edinho. Apesar disso manteve a base, reforçou-se muito pouco é verdade, mas tem por exemplo Wagner em boa forma, o que pouco se viu em 2012. Poderia ter feito uma campanha melhor, mas foi bem dentro das possibilidades e levando em conta seus desfalques. Venceu por duas vezes o Caracas-VEN por 1x0, perdeu em casa para o Grêmio 3x0 e empatou em Porto Alegre 0x0. Ainda venceu o Huachipato por 2x1 e empatou o outro 1x1. Enfrentará o Emelec-EQU na próxima fase, um jogo um tanto quanto imprevísivel.

Classificação geral: 7°


Próximo confronto: Fluminense x Emelec



Olho no...

Santa Fé, Velez Sarsfield e Olimpia.  

O primeiro merece observação pois, apesar de não ser um clube de grande repercussão, ficou em segundo lugar na classificação geral. Vamos ver como o Grêmio se porta contra o clube Colombiano. Seu destaque é o atacante Christian Borja (primeira foto, ainda no Estrela Vermelha-SER) ex-Flamengo e Internacional autor de 3 gols.

O Vélez Sarsfield, por sua vez tradicional, manteve a boa equipe das últimas temporadas e reforçou-se com o ótimo volante da Seleção Argentina Fernando Gago (segunda foto), formado no Boca e que estava no Valencia. Outro jogador que está em ótima forma é o habilidoso meia, Federico Insúa.

Os paraguaios do Olímpia, outro time que já venceu a Libertadores, estão jogando muito bem. O atacante Fredy Bareiro (terceira foto) autor de 4 gols é o destaque do time junto com o meia-atacante Salgueiro ex-Estudiantes e San Lorenzo e o goleiro da seleção Uruguaia Martin Silva.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...