Augusto Fernández, um novo acerto de Diego Simeone

Quando pensamos nos períodos que demarcam a história, várias são as eras a que nos remetemos e uma das mais importantes foi o Império Romano. Em grande medida, os feitos deste período só foram possíveis em razão da existência de seu primeiro imperador: Augusto. Voltando a atualidade e nos virando para o mundo do futebol, o domínio de um Barcelona soberano, liderado pelo poder de fogo de Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar, tem sido ameaçado pelo Atlético de Madrid, que já venceu uma batalha. Nesse contexto, um jogador recém-chegado tem sido importantíssimo: Augusto.

Augusto Fernández Atlético Madrid



Quem procura a ficha técnica de Augusto Matías Fernández provavelmente não fica impressionado. O jogador já tem 30 anos e só após três temporadas e meia no valente Celta de Vigo chegou a um patamar de maior destaque no futebol mundial. Claro, não está esquecido o fato de Augusto ter disputado a Copa do Mundo de 2014, mas sua participação foi extremamente opaca, não tendo o meio-campista sido utilizado em nenhuma partida. Apesar disso tudo, Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid enxergou no atleta uma peça capaz de lhe ser muito útil, o que vem se confirmando.

Contratado por €4 milhões, valor exíguo considerada a realidade dos clubes de ponta do Velho Continente, o argentino, cujo contrato com o clube galego venceria no final da temporada, chegou para suprir a ausência do português Tiago, que sofreu grave lesão, e não decepciona – muito pelo contrário. Envergando a camisa 12 do Atleti, vaga desde a saída de Toby Alderweireld, o atleta vem revelando-se um grande organizador de jogo e lutador, deixando bem claro que boa parte do sucesso do Celta se devia a sua presença.

Augusto Fernández Lionel Messi Atlético Barcelonba

Desde que chegou ao Vicente Calderón, Augusto disputou 14 jogos, não marcou gols e tampouco criou assistências – não que precise; seu papel é outro. Conhecidos pelo senso de coletividade imposto por Diego Simeone, os times recentes do Atlético de Madrid chamam atenção pela enorme capacidade de praticar um jogo tático, com uma defesa intransponível, rápida transição e contragolpes mortais, características que se combinam com as do meia argentino.


Sempre bem posicionado no meio-campo, Augusto tem boa marcação e capacidade de fazer o jogo girar; seu passe é bom e dá grande dinâmica ao jogo alvirrubro, o que é fundamental para a eficácia do plano de jogo colchonero. No Campeonato Espanhol, somadas as partidas que fez pelo Celta, Augusto tem 89% de aproveitamento de passes e, embora não tenha um desarme tão forte, como revelam os 35% de aproveitamento, é extremamente útil na recuperação de bolas, com 85%, algo que é fruto de sua inteligência para se postar no campo.

Leia também: Com Kranevitter, o futuro argentino está em boas mãos

Pass Map Augusto Fernández
Mapa de passes de Augusto na recente vitória contra o Barcelona
 revela a grande capacidade para ocupar espaços que o jogador possui
Embora não seja um garoto, Augusto tem sido fundamental aos sucessos recentes do Atlético de Madrid, que eliminou o Barcelona na UEFA Champions League e alcançou os catalães em número de pontos no Campeonato Espanhol, ficando atrás somente nos critérios de desempate. Contratando o argentino, Diego Simeone não só repôs a ausência de Tiago como também conseguiu uma peça que entende com perfeição sua ideia de jogo e vem jogando em nível superior ao do português, cuja lesão ocasionou sua contratação.

“Augusto é uma contratação seguramente importante, que nos dá variantes no meio-campo”, disse Simeone à época da contratação do jogador.

É claro que o grande craque da equipe segue sendo o francês Antoine Griezmann, mais decisivo do que nunca, e que Diego Godín ainda é a figura que melhor representa o espírito do Atleti, embora o capitão seja Gabi, mas Augusto tem sido peça crucial para os êxitos recentes do clube. Com ele em campo, o time só perdeu duas partidas, ambas justamente contra o Barcelona. Apesar de a contratação ter justificativa na necessidade, mais uma vez Diego Simeone foi cirúrgico, mostrando que é legítimo um lugar para si no rol dos melhores treinadores do mundo na atualidade.

Comentários