Entre 2002 e 2003, o Paysandu brilhou no Brasil e na Libertadores

Em 1995, o Paysandu foi rebaixado para a segunda divisão, após quatro temporadas na elite. Passaram-se longos anos de espera até que, em 2001, liderado por Givanildo Oliveira, o Papão se superou e consumou o acesso com uma goleada diante do Avaí, 4 a 0. Naquele sábado de fim de dezembro em Belém, a espinha dorsal de um time destinado a fazer história já estava formada, com a presença de jogadores como Sandro Goiano, Lecheva, Jóbson, Vanderson, Zé Augusto e Vandick. Seria difícil, entretanto, imaginar o que viria a seguir. O Boca Juniors, certamente, não fazia ideia.

Paysandu 2002 Copa dos Campeões
Foto: Marcos Michellin/Arte: O Futebólogo

Calendário inchado: surge a Copa dos Campeões


Quando as cortinas do século XX começaram a se fechar, a CBF precisou tomar uma decisão. Até 1999, apenas duas equipes de cada país sul-americano disputavam a Copa Libertadores da América — e mais o campeão vigente. O Brasil era representado pelos campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. No entanto, para o certame do ano 2000, a Conmebol expandiu a competição. Brasileiros e argentinos tiveram mais duas equipes incluídas e era preciso decidir como as vagas seriam preenchidas.

A CBF definiu que o vice-campeão brasileiro também disputaria a competição continental, mas, às pressas, instituiu uma seletiva, para definir a quarta vaga. Foi um remendo. Todos os times da elite do campeonato nacional classificados até o 16º lugar, fora finalistas e rebaixados, disputaram o lugar na Libertadores. A bagunça foi vencida pelo Athletico Paranaense, que superou o Cruzeiro na final.

Outra fórmula deveria ser buscada e foi. Ainda em 1999, definiu-se que no ano seguinte uma nova competição conduziria à vaga restante: nascia a Copa dos Campeões. O calendário, um dos grandes fantasmas do futebol brasileiro nos anos que se seguiram, já era temido e parte dos dirigentes brasileiros não estava satisfeita com a mudança de rumos da Libertadores.

Givanildo Oliveira Paysandu 2002
Foto: Ary Souza/O Liberal/ Arte: O Futebólogo

“Este é um ano muito importante para o futebol brasileiro porque estão acontecendo as copas regionais, com a consequente Copa dos Campeões, que vale vaga na Libertadores [...] Entendo que o futebol sul-americano tem que ser refreado pela CBF. O Brasil não pode subsidiar clubes venezuelanos em detrimento de um clube como o Botafogo de Ribeirão Preto”, afirmou Eduardo José Farah, então presidente da Federação Paulista de Futebol, em março de 2000, à Folha.

Em um primeiro momento, disputaram os campeões Paulista; Carioca; do Torneio Rio-São Paulo; e da Copa do Nordeste. Além deles, os finalistas da Copa Sul-Minas; e mais os dois melhores de um triangular entre os vencedores das copas Centro-Oeste e Norte e o vice da Nordeste. Ainda era uma receita esdrúxula, perdurando em 2000 e 2001, mas alterada em 2002.

Com o implemento de uma fase de grupos, classificaram-se para a disputa os seis melhores colocados do Torneio Rio-São Paulo; os quatro da Copa Sul-Minas; campeão, vice e o time com melhor pontuação na primeira fase da Copa do Nordeste; e os vencedores das copas Centro-Oeste e Norte. O critério de justiça de tais escolhas ainda era um tanto turvo, mas parecia uma fórmula melhor do que a anterior.

O Papão da Curuzu diz ao Brasil a que veio


O início do século XXI foi um tempo feliz para o torcedor do Paysandu. Além de conquistar o título da Série B de 2001, alcançando o desejado acesso à elite, o Papão da Curuzu chegou à decisão da Copa Norte. Os dois jogos diante do São Raimundo, de Manaus, terminaram 1 a 0, mas os manauaras ficaram com o caneco; tiveram uma campanha melhor. 

Logo no princípio de 2002, impulsionados pela subida à Série A, os comandados de Givanildo Oliveira tiveram a chance de se vingar.


Antes do início da disputa do Campeonato Paraense, o Paysandu começou a saga regional. Os grupos da Copa Norte de 2002 eram divididos por estado, o que significava algo importante: embora fosse um dos favoritos ao título, o Bicolor disputaria o clássico Re-Pa ainda muito cedo na temporada. O Grupo B contou, ainda, com os amapaenses do Independente e do São José.

O primeiro clássico foi já na segunda rodada e tinha uma pimenta extra: o meia Vélber trocara o Remo pelo Paysandu. Depois de vencer o Independente, o Papão ficou no empate com o Remo, 1 a 1. Foram mais dois jogos até o segundo dérbi: vitórias diante de São José e, novamente, Independente. Então, outro empate marcou a rivalidade, agora por 0 a 0. Mais um empate, diante do São José, garantiu o avanço do Paysandu com a liderança. Corria tudo dentro da normalidade, mas sem margem para empolgação.

Na segunda fase, o Papão voltou a dividir grupo com o Remo, além dos maranhenses do Moto Club e dos piauienses do River. Desta vez, cada um dos dérbis teve um vencedor diferente; o equilíbrio era flagrante. Apesar disso, o Bicolor somou mais pontos que seus rivais, ficou com a liderança e avançou às finais, encontrando, outra vez, o São Raimundo. Chegou a nossa hora, pode ter pensado o torcedor do Paysandu.

A partida de ida, no Vivaldão, em Manaus, foi decidida por um solitário gol do atacante Zé Augusto. “No primeiro jogo da final de 2002, muita gente não sabia, mas eu estava com uma lesão. Na época, o doutor Wilson Fiel queria me cortar do jogo, mas falei pra ele que tinha condições de entrar em campo”, comentou o ídolo do Papão, ao jornal O Liberal.


Zé Augusto tinha razão. Na Curuzu, o nome da partida foi Lecheva, autor de dois gols. O significativo placar de 3 a 0 foi concluído por Sandro Goiano. Com autoridade, o Paysandu deu a volta por cima e se classificou para a disputa da Copa dos Campeões. Naquela altura, o Campeonato Paraense, que também seria vencido pelo Paysandu, de forma invicta, já estava em marcha. Aproximadamente 20 dias depois da decisão estadual começou a corrida pelo título nacional.

“Todo mundo falava que seríamos os últimos, mas vínhamos bem, com vários títulos e sabia que poderíamos ir longe. Além disso, ainda tínhamos o torcedor a nosso favor. Era só uma questão de confiança, então, os jogos foram acontecendo e o time foi pegando corpo”, falou Givanildo, ao ge.

O Norte brasileiro finalmente vai à América


A Copa dos Campeões foi um torneio de tiro curtinho. Para o Paysandu, começou no dia 3 de julho e acabou em 4 de agosto. Todo o Grupo A foi disputado no Mangueirão. 

O primeiro adversário foi o Corinthians. O Timão já não tinha a base vitoriosa do final do período entre 1998 e 2000, mas ainda contava com jogadores de qualidade, como o zagueiro Fábio Luciano, o lateral Kléber e os atacantes Deivid e Gil. Quando Márcio Rezende de Freitas apitou o final da partida, o placar registrava 1 a 1. O gol Bicolor foi marcado por Albertinho.

A estreia não foi o jogo dos sonhos, mas tampouco se revelou um pesadelo. A seguir, o Papão enfrentou o Fluminense, alavancado por sua dupla de ataque, formada por Magno Alves e Roni. Outro empate, agora por 0 a 0, obrigou o Paysandu a se superar e vencer o Náutico na rodada final. Foi um jogo de tirar o fôlego. Com cinco minutos, os pernambucanos já venciam, gol de Kuki. Com Marcos, Vandick e Jobson, os paraenses empataram e viraram, mas o Timbu chegou a diminuir nos acréscimos. 

O 3 a 2 se confirmou e o time de Givanildo avançou às quartas de finais com a liderança do grupo.


“Entramos como azarões e acabamos terminando em primeiro na primeira fase, isso nos deu a condição de jogar sempre em casa. Tivemos o privilégio de jogar em Belém e o torcedor foi fundamental naquela conquista”, comentou Vandick, ao ge.

Ainda no Mangueirão e outra vez com muita emoção, o Paysandu deu sequência à sua saga. O adversário das quartas de finais foi o Bahia, treinado pelo ídolo Bobô e apoiado nos gols de Nonato e Robgol — guarde este nome. Jajá abriu o placar para o Papão, mas Robgol empatou de pênalti. Foi somente aos 46 do segundo tempo que outra vez ele, Jobson, também da marca da cal e já tendo desperdiçado uma cobrança mais cedo, fez o gol do alívio.


Nas semifinais, o Bicolor encontrou um Palmeiras em crise. Treinado por Vanderlei Luxemburgo, o Verdão tinha bons valores, como os meias Lopes e Nenê, e referências da estirpe de Marcos e Arce, mas se mostrou desequilibrado e insuficiente. Seria rebaixado ao final do ano. Mesmo assim, o Papão começou perdendo. Nenê colocou os paulistanos em vantagem logo cedo, aos 12 minutos da etapa inicial. Foi um golaço.

Muito torcedor do Paysandu gostaria de saber como foi a conversa no vestiário durante o intervalo. Na volta, a vantagem palmeirense não durou três minutos. Vandick empatou. 20 minutos depois, Trindade virou. Nos acréscimos, Albertinho confirmou o triunfo por 3 a 1. O Paysandu estava na decisão, encontrando outro Palestra Itália, direto de Minas Gerais.


O Cruzeiro era favorito. A defesa, formada por Maicon, Luisão, Cris e Leandro, e com Augusto Recife na contenção, ajudaria a Raposa a conquistar Tríplice Coroa no ano seguinte. No ataque, a referência era Fábio Júnior. “Posso confessar que sou fã de carteirinha da torcida do Paysandu”, pontuou o artilheiro. 

A superioridade celeste se fez notar na partida de ida, mesmo diante de 53.615 torcedores. Fábio Jr. e Joãozinho marcaram para os mineiros; Sandro descontou para os paraenses. Foi o fim de uma invencibilidade de 26 jogos do Bicolor em casa.

“Se jogarmos com maior determinação e não repetirmos as falhas do primeiro jogo, podemos sair vitoriosos”, comentou Givanildo, à Folha, horas antes da finalíssima.

O único jogo que o Papão não disputou no Mangueirão foi a decisão. No Castelão, em Fortaleza, mesmo com cerca de 25 ônibus de torcedores bicolores viajando à capital cearense, o ambiente foi mais frio, o que não se refletiu dentro das quatro linhas.

Ainda não tinha transcorrido 10 minutos de jogo quando Fábio Jr. abriu a contagem para o Cruzeiro. Favas contadas? Nada disso. Vandick recebeu cruzamento dois minutos depois e empatou. O tento da virada teve o mesmo autor. Contudo, antes do fim da primeira etapa, Cris voltou a ditar igualdade no placar. Mas Vandick estava determinado. No minuto seguinte, devolveu a superioridade ao Papão. O primeiro tempo terminou 3 a 2 e os jogadores voltaram quentes para a etapa derradeira. Fábio foi às redes outra vez, equalizando o marcador, mas o predestinado Jobson, aos 12 minutos, fez o 4 a 3.

A tensão aumentou e novos gols não saíram. Com o placar agregado empatado, a partida foi para os pênaltis. O Cruzeiro, com Ricardinho, Vander e Jussiê, perdeu todas as suas cobranças; o Paysandu converteu as que lhe cabiam, com Jobson, Vélber e Gino: 3 a 0. Com toda a justiça e muita, muita emoção, o Papão foi o campeão dos campeões e se classificou para a Copa Libertadores do ano seguinte.


“Não foi só a maior conquista do Paysandu, é a maior conquista do futebol do norte”, arrematou Vandick.

Nada a temer, apenas desfrutar


“Todo mundo corria por todo mundo e todo mundo orientava. O mais novo ouvia o mais velho, mas ele também tinha liberdade pra cobrar. Todos tinham espaço e comigo jogava aquele que estava melhor”. Foi assim que Givanildo explicou o sucesso daquela equipe. No entanto, nem tudo foram flores em 2002. Era o início de setembro, quando um começo ruim no Campeonato Brasileiro, com seis derrotas em oito jogos, determinou a demissão do treinador. Curiosamente, após uma derrota para o Cruzeiro.

Hélio dos Anjos terminou o ano do Papão, salvando-o do rebaixamento e pavimentando um novo e movimentado ano para os paraenses. Inusitadamente, porém, ele decidiu trocar o Paysandu pelo Sport, então na Série B, no início de 2003. Foi substituído pelo uruguaio Darío Pereyra, que manteve a roda girando na Curuzu.

Dario Pereyra Paysandu
Foto: Ary Souza/O Liberal/ Arte: O Futebólogo

É improvável que alguém tenha se importado com a perda do Campeonato Paraense de 2003, valendo recordar que o ano anterior marcou a última vez em que foram disputadas a Copa dos Campeões e a Copa Norte. No primeiro semestre, a única missão do Bicolor era a disputa da Copa Libertadores, em que foi sorteado para o Grupo 2, dividido com Cerro Porteño, Sporting Cristal e Universidad Católica.

A primeira partida internacional oficial do Paysandu aconteceu em 13 de fevereiro de 2003, em Lima, contra o Sporting Cristal, à época treinado pelo brasileiro Renê Weber. O Papão tinha duas grandes novidades no ataque, e elas logo mostraram a que vieram. “No lance do gol, o Iarley cruzou, eu corri na direção da bola e, de peixinho, cabeceei no canto esquerdo do goleiro”, contou Robgol, ao ge. Lembra-se dele? O jogo terminou 2 a 0 para o quadro paraense.


Na sequência, o Papão não saiu do zero contra o Cerro Porteño no primeiro jogo disputado em casa, mas logo voltou a vencer, se superando para alcançar um 3 a 1 de virada, diante da Universidad Católica, que tinha o meia Mark González entre seus destaques. Com dois gols, Robgol comandou a reação — Vélber completou o placar.


O grande resultado da primeira fase viria, no entanto, depois de os brasileiros baterem, outra vez, o Sporting Cristal.

“Depois que chegamos a Belém, já com o primeiro lugar, é que fomos analisar o que tinha realmente ocorrido, todos falando da partida, ainda mais em cima do Cerro Porteño, equipe tradicional, que sempre disputa a Libertadores”, contou Lecheva, ao Liberal

Inapelavelmente, o Paysandu atropelou os paraguaios: 6 a 2. Vélber, Iarley e Robgol marcaram dois gols cada e o time assegurou avanço aos mata-matas, já com a liderança certa. O empate por 1 a 1 contra a Católica, a última rodada, foi apenas para cumprir tabela.


A tradição (com dificuldades) se impôs


O problema foi que o Papão deu azar. No Grupo 7, o temido Boca Juniors avançou de fase, mas em segundo lugar. Os times se encontraram já nas oitavas de finais. A partida de ida foi no calor pulsante de La Bombonera. O time bonaerense não tinha mais Juan Roman Riquelme, mas ainda alinhava uma série de nomes importantes, como Pato Abbondanzieri, Nicolás Burdisso, Sebastián Battaglia, Marcelo Delgado e Guillermo Barros Schelotto. Subindo aos profissionais o Azul y Oro tinha ninguém menos do que um jovem Carlitos Tévez.

“No momento que a gente soube que pegaria o Boca Juniors bateu aquela ansiedade, não medo, mas uma ansiedade”, recordou Iarley ao portal DOL.

Schelotto Boca Juniors 2003
Foto: Desconhecido/Arte: O Futebólogo

Com 22 minutos do primeiro tempo, a tensão ficou palpável. Robgol discutiu com o lateral Clemente Rodríguez e ambos foram expulsos. No início da segunda etapa, seria a vez de o volante Vanderson deixar o gramado, também admoestado. “Nosso time estava jogando bem. A cada lance vencido, a cada bola que a gente evitava chegar ao gol, a nossa confiança aumentava. Eu só me arrependo muito daquela expulsão”, recordou o meio-campista, ao ge.

Nada vinha sendo dado de graça na partida, mas o dia era dos brasileiros. Na metade do segundo tempo, Iarley recebeu bola de Sandro Goiano, tirou os zagueiros argentinos da jogada e concluiu. Era o 1 a 0 mais do que suficiente. 


Com a aclamada vitória na bagagem, o Papão voltou para casa. Porém, três semanas depois, veio a desforra. “Tomar um gol logo no começo tirou nossa vantagem que era do empate”, comentou Vandick, substituto de Robgol na ocasião, ao Liberal.

Agora o dia era de Schelotto. Não haviam sido disputados 15 minutos de jogo, quando o atacante abriu o placar e definiu o fim da vantagem do Papão. Lecheva chegou a empatar no início da segunda etapa, mas Delgado devolveu a vantagem aos argentinos. O zagueiro Gino cometeu pênalti em Tévez e Schelotto fez o terceiro. Dois minutos depois, o lateral Wellington cometeu outra penalidade e foi expulso. Mais uma vez, Schelotto anotou. Sandro Goiano ainda seria colocado para fora, depois de cometer falta violenta, antes de Burdisso marcar contra e definir o placar final, 4 a 2.

“Foi um momento inesquecível, ser eliminado em casa e o estádio inteiro nos aplaudindo. Ficou a frustração pela derrota, mas o orgulho pelo reconhecimento do torcedor em saber que fizemos todo possível”, concluiu Vandick.


Quando o Paysandu voltou à elite, conquistando a Série B de 2001, havia motivos para otimismo. Mas ninguém em sã consciência apostaria que tudo o que veio a seguir seria vivido; nem em alucinação ou sonho. Os paraenses consolidaram uma das histórias mais incríveis do futebol brasileiro e a prova cabal veio pouco depois, quando o Boca reconheceu a qualidade de seu oponente ao contratar Iarley.

Ao final de 2003, o time se manteve, mais uma vez, na primeira divisão. Poucas equipes podem dizer que viveram um início de século tão inesperadamente positivo quanto o Paysandu. Desde então, sabe-se que, no Pará, o Boca Juniors é respeitado, mas não temido.

Comentários